Dicas para não esquecer de beber a água e melhorar seus estudos

Dicas para não esquecer de beber a água e melhorar seus estudos

No dia 22 de março é comemorado o dia Internacional da Água. A data foi criada pela ONU em 1993 e tem como principal objetivo conscientizar sobre o consumo responsável de água e abordar assuntos como as reservas de água potável, desenvolvimento sustentável e cuidados ambientais.

O motivo dessa preocupação internacional é o fato de que a água é fundamental para a vida humana. Ela é o elemento mais abundante no nosso organismo e não há nenhum substituto que cumpra seu papel. Um ser humano perde cerca de 2,6 litros de água em um único dia, isso sem fazer grandes esforços. A hidratação é fundamental para regular a temperatura e manter as funções corporais.

 

Você, como médico, já estudou muito sobre este assunto e já viu inúmeros conteúdos, aulas, palestras e artigos sobre hidratação, certo? Mas como você lida com a água no seu dia a dia? A rotina de plantões e atendimentos pode ocupar boa parte do seu dia, mas isso não pode ser uma desculpa para não fazer aquilo que você sempre recomenda aos seus pacientes!

Sem consumir as doses adequadas de água, sua concentração piora, a vista fica cansada, a capacidade de raciocínio e os reflexos são prejudicados. A rotina de um médico exige muito de sua mente e de seu corpo, por isso, beber água vai te ajudar a viver melhor e trabalhar com mais qualidade.

Veja agora algumas dicas práticas para você não esquecer da sua hidratação durante o expediente!

 

Deixe uma garrafinha perto de você o tempo todo

Manter uma garrafa com água no consultório é uma forma de ter um lembrete sempre à vista, além de funcionar como forma de controle das quantidades ingeridas. Tente utilizar um recipiente que possua indicadores de medida, assim você pode controlar o consumo e distribui-lo pelo dia. Lembre-se que em dias mais quentes é preciso reforçar o consumo, isso também vale se você está em uma rotina bastante corrida.

 

Sua rotina pode alterar o consumo

Quem faz plantão em datas críticas, como carnaval ou final de ano, sabe que os hospitais ficam lotados e muitos problemas precisam ser resolvidos em tempo recorde. Para piorar, essas datas ainda são marcadas pelas altas temperaturas do verão.

Durante um plantão, um médico se movimenta bastante e faz diversos procedimentos que exigem concentração e força física. Se você está sentindo que o dia está atribulado, vale a pena reforçar a quantidade de água ingerida.

 

Saiba mais dicas para aumentar a sua performance nos estudos!

 

Aposte na tecnologia

Você é do tipo de pessoa que esquece de compromissos e afazeres quando sua rotina está muito agitada? Se a resposta foi sim, talvez a melhor solução seja contar com um amigo que está sempre ao seu lado: o seu smartphone.

Existem aplicativos que controlam o seu consumo e fazem alertas para não deixar a água cair no esquecimento. Se você não é muito adepto dos apps pode apostar em despertadores, basta regular os horários e coloca-los para tocar em momentos estratégicos do dia.

 

Coma alimentos com alto teor de água

O consumo diário de 2 litros de água não é algo que precisa ser feito apenas pela ingestão da de líquidos. A alimentação possui papel importante na hidratação corporal, ela é responsável por 42% da reposição de água.

Alguns alimentos possuem alto teor de água e podem ser distribuídos pelos lanches e refeições feitas durante o dia. Uma maçã tem 85% de água em sua composição, uma banana tem 70%. Apostar nessas frutas e em outros alimentos como melancia, beterraba ou cenoura é uma forma de alimentar-se bem e ainda repor os líquidos perdidos durante o dia.

 

Cuidado com os líquidos diuréticos

Você consegue ficar o dia todo sem tomar água, mas não dispensa uns cafezinhos durante o dia e um refrigerante na hora do almoço? Pois saiba que a ingestão desses líquidos prejudica a sua hidratação!

 

Tome água antes de mais nada!

Ingerir água em jejum é uma técnica recomendada por diversos especialistas e instituições de saúde. Esse procedimento é terapêutico e prepara o seu corpo para um dia intenso de atividades. A principal razão para tomar água logo após acordar é a limpeza que ela permite ao organismo, mas essa prática auxilia na renovação das células, equilibra o sistema linfático e a atividade intestinal, evita a constipação e serve como um combustível inicial para “ligar” nosso cérebro depois de sair da cama.

Tomar água em jejum é faz parte da rotina da Preparação Matinal, é um dos pilares de sustentação para elevar a sua performance de estudos. No MedCoach nós tratamos a água como um dos combustíveis da vitória, um fator fundamental para que sua mente e seu corpo estejam preparados para os desafios que você vai encarar, caso esteja se preparando para as provas da Residência Médica.

 

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL