Como o Sono pode Influenciar no Resultado nas Provas de Residência Médica

Como o Sono pode Influenciar no Resultado nas Provas de Residência Médica

A falta de preparo e de concentração causada pelo sono são um grande agravante para o resultado nas provas de residência médica.

O sonho de muitos médicos que acabam de se formar é o de entrar em um hospital como pós-graduando em sua área de interesse.

As residências médicas são grandes oportunidades para quem deseja aprimorar os estudos e se colocar bem no mercado de trabalho.

Muitos estudantes inexperientes acabam se preparando muito mal para o teste aplicado pelos hospitais, o que pode influenciar negativamente no resultado nas provas de residência médica.

Para que uma boa prova seja feita, é preciso muito mais do que atenção, o essencial é a disciplina e resistência para ficar horas sentado fazendo uma prova.

Além disso, é recorrente que candidatos a cargos de residência médica digam que sentiram muito sono durante as provas e que quase não conseguiram se concentrar.

É muito importante perceber que o sono pode fazer com que as pessoas se dispersem rápido no momento dos testes e que é essencial um bom descanso antes de fazer a prova.

Com isso, algumas dicas são importantes para que os candidatos não sintam sono e estejam preparados para competir de igual para igual com os outros concorrentes.

 

Aprenda mais técnicas para aumentar a sua performance de estudos e ficar preparado para as provas de residência médica!

 

  • Descanse no dia Anterior:

É importante que você tenha momentos de descanso entre os períodos de estudo, mesmo que esteja ansioso para passar na prova.

Ficar apenas focado nos estudos e se esquecer de descansar só vai te prejudicar no dia da prova.

Por isso, um dia antes, tente relaxar, não pegue nos livros de estudo e se concentre apenas em ficar descansado tanto mentalmente, quanto fisicamente.

Você pode sair para fazer uma caminhada rápida e até mesmo tirar um cochilo durante o dia.

Nada de ir dormir tarde na véspera da prova, tente dormir mais cedo e se alimentar bem.

Pense nas vantagens de aproveitar seu dia anterior à prova descansando, afinal, isso aumentará as suas chances de ter bons resultados nas provas de de residência médica.

 

  • Acalme-se e Pense em Coisas Boas

É comum que muitos estudantes piorem os resultados nas provas de residência médica por ficarem ansiosos e desesperados em se saírem bem.

Com isso, não conseguem dormir bem e acabam se sabotando para fazer a prova no próximo dia.

Por isso, tente pensar em coisas positivas, não se desespere ou fique ansioso pois isso só vai piorar as coisas.

Alguns candidatos chegam a não conseguir fazer a prova por medo ou falta de autoconfiança.

Assim, é essencial que você confie nos seus potenciais e saiba que estudou e tem a capacidade de passar na prova.

Assim, saiba que se seguir estes passos poderá aumentar a chance de ter ótimos resultados nas provas de residência médica.

Tenha dedicação e descanse um dia antes da prova, lembre-se sempre de pensar em coisas boas e não fique ansioso pela hora da prova, isso irá te ajudar muito a se sair bem.

 

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL