Sarampo – O vilão está de volta

Sarampo – O vilão está de volta

O sarampo voltou a ameaçar o Brasil e como esse assunto está em alta no meio médico, é bem provável que será um tema abordado nas provas de residência médica, principalmente nas especializações de pediatria, infectologia e clínica médica.

Depois de alguns anos sem registros de casos de sarampo no Brasil, o primeiro semestre de 2018 iniciou com um novo surto do vírus, principalmente no norte do país, provocando um alerta aos brasileiros.

O sarampo é causado por um vírus altamente contagioso, podendo ser passado de pessoa para pessoa através de tosse e secreções, similar a gripe. É uma doença bastante perigosa, podendo levar a morte ou deixar sequelas. Em países de terceiro mundo, a doença é a maior responsável pela mortalidade infantil.



Os sintomas mais comuns são tosses frequentes, manchas vermelhas na pele, irritação nos olhos e corrimento no nariz. A pessoa contagiada pode vir a ter febre alta, convulsões, pneumonia, diarreia, conjuntivite e infecções nos ouvidos. Podendo, em casos mais graves, causar lesões no sistema nervoso.

Por ser uma doença que não possui um tratamento específico, o mais aconselhável é a prevenção, que segundo o Ministério da Saúde, a mais eficaz é a vacina. Ela é disponibilizada durante todo o ano nos postos de saúde, podendo ser aplicada em crianças e adultos. Porém, com o novo surto, durante o próximo mês de agosto acontecerá uma campanha de vacinação contra o sarampo.

Alguns grupos específicos de pessoas não podem tomar a vacina, como pessoas com câncer, que estejam fazem tratamentos de quimioterapia, gestantes e portadores de HIV.

A vacinação, além da importância de autoproteção, é uma forma de impedir que o vírus se espalhe pelo país.

Fique por dentro do tema, leia bastante sobre o vírus, saiba como estão os surtos em cada região, busque informações sobre a vacinação. Esteja preparado e atualize-se para as provas.

*O CREMERJ (Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro), fará, no dia 19 de julho de 2018, às 18:30, um fórum falando sobre o sarampo e a nova epidemia. Será feita uma transmissão ao vivo e você pode participar. A inscrição é realizada no link: https://www.cremerj.org.br/eventos/exibe/1008

Outras páginas que podem te atualizar sobre o tema e saber mais sobre o surto:

– Portal do Ministério da Saúde

– Médicos sem Fronteiras

– Drauzio Varella

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL