banner desktop banner mobile

Saiba quais são os melhores cursos preparatórios para residência médica!

Saiba quais são os melhores cursos preparatórios para residência médica!

Você sabe qual curso preparatório para residência médica é o melhor?

Essa é uma dúvida que muitos candidatos e estudantes compartilham, afinal, todos querem fazer o máximo para garantir sua aprovação na residência médica.

E é justamente sobre isso que vamos falar hoje!

Assim como muitos estudantes em época de vestibular se dedicam e optam por cursinhos preparatórios, os médicos já formados também precisam se preparar dar uma turbinada na preparação para as provas.

Eles passam muito tempo se preparando para entrar na residência médica, e para buscam pela melhor forma de estudar.

Porém, para conquistar a vaga de residência médica, é preciso se dedicar ao máximo para estudar todo o conteúdo, que muitas vezes é disponibilizado por cursos preparatórios para residência médica.

Portanto…

É obvio que tudo o que você estudou para a faculdade também é útil para as provas de residência e servem como uma grande base. Mas as perguntas das provas são bem direcionadas e repetitivas, ou seja, “decorado”!

Os melhores concursos, como: USP, Unifesp e Unicamp, já fazem a 1ª fase discursiva. E isso só ajuda quem fez um bom internato e estudou de verdade. Mas quem está se preparando para ir à luta e enfrentar todo tipo de prova, tem sim que estudar a “decoreba”. (Você pode saber mais sobre essas residências, acessando os links: USP, UNIFESP e UNICAMP)

A diferença de um curso preparatório para o outro, portanto, está na metodologia didática e no conteúdo, elaborados por médicos do corpo clínico do próprio Hospital.

Dessa forma, a metodologia do ensino permite a aprendizagem significativa, onde os participantes estudam de acordo com o seu ritmo. (Se quiser saber como criar um cronograma de estudos, acesse o artigo: Como criar um cronograma de estudos para a residência médica)

Assim, alguns exercícios de pré e pós testes colaboram e muito para a colaboram para a construção do raciocínio clínico e a correlação dos diversos sinais e sintomas com os diagnósticos e tratamentos, tornando o curso auto instrucional e você pode saber mais sobre esses exercícios, acessando ao link.


Se quiser saber mais como otimizar o seu tempo e estudar o que realmente precisa, clique aqui!


Portanto, vamos aprofundar no curso preparatório para a residência médica:

Cursinhos preparatórios para residência médica

Já que as provas abordam as 05 grandes áreas da medicina e usam como referências os grandes tratados sobre o tema, “basta” estudar tudo do Harrison, Sabiston, Nelson, 10 livros de GO (já que cada um fala uma coisa) e todas as leis do SUS.

Simples, né?!

Por isso que a maneira mais prática de estudar tudo isso é fazer curso preparatório para residência médica!

É claro que tem gente que passa sem fazer cursinho e vice-versa. Porém, o cursinho pode facilitar a sua vida. (Você pode aprender algumas técnicas de como estudar sozinho, clicando aqui)

Normalmente, o material é resumido e direcionado ao que cai na prova e os simulados ajudam você a ter uma noção do seu progresso.

Outra coisa muito importante do cursinho: a cada aula você recebe um material e sua meta é terminá-lo até a próxima aula. Ter uma meta é essencial para dar ritmo ao estudo.

O grande problema dos cursinhos é que em geral são caros, mas há varias alternativas para isso!

Alguns oferecem aulas virtuais e você pode formar um grupo com colegas e dividir. 

Outros dão desconto para quem faz divulgação na faculdade e se nada disso der certo, você compra o material de um amigo que fez no ano anterior.

Fazer as aulas até ajudam, mas o que faz a diferença é o material!

Nosso objetivo aqui não é fazer propaganda de nenhum cursinho, e sim te ajudar a entender um pouco como eles funcionam e qual a diferença entre ele.

Veja abaixo um vídeo sobre curso para residência médica, da nossa série Universo Médico:

Vamos falar sobre os cursos preparatórios para residência médica mais buscados:


>MedGrupo: curso preparatório para residência médica

Há mais de 20 anos no mercado e com 140 filiais pelo Brasil inteiro, o curso preparatório para residência médica do MedGrupo tem duração de 2 anos e seu grande diferencial é a qualidade do material.

As apostilas têm edição gráfica primorosa, texto sucinto com gráficos, imagens e tabelas e questões ao final do material.

As apostilas, no caso, trazem os livros clássicos que, normalmente, eles já estudaram na faculdade.

A ideia é que estes estudantes consigam relembrar o conteúdo e assim se preparar para o exame.

Os livros são organizados por doenças, abordando tudo de forma bastante detalhada e explicativa.

Como ainda oferece aulas presenciais, ou videoconferência para os locais onde não há polos do Medgrupo, as dúvidas e também um detalhamento maior do conteúdo nas apostilas também é oferecido.

O Medgrupo oferece gabaritos que podem ser vistos na forma de comentários com uma breve revisão sobre o tema. Além disso, eles também oferecem vídeos de correção, caso o aluno esteja cansado de ler, pode ouvir as correções.


>SJT: curso preparatório para residência médica

cursinho stj med

Com 20 anos de existência, o SJT Educação Médica foi pioneira na preparação de alunos para prova de residência médica.

A instituição oferece mais de 60 cursos e atende aproximadamente 50 mil alunos. Como não possui uma filial em todos os estados do país, a SJT oferece a opção de curso 100% online.

O curso tem a duração de 1 ano, e traz as opções de intensivo e extensivo.

Aula presencial do curso preparatório:

As aulas são presenciais têm a vantagem de permitir interação com o professor, mas pode deixar a aula mais dispersa dependendo do tamanho da turma.

Além disso, o SJT faz parte do Adtalem Global Education, um grupo internacional com mais de 85 anos de tradição, que possui expertise em saúde e em testes preparatórios internacionais. 

Veja abaixo algumas características da Adtalem Global Education:

  • 85 anos de tradição
  • 200 mil alunos em todo o mundo
  • 120 campi em 54 países, incluindo o Brasil
  • Negócios, Saúde, Engenharia e Tecnologia

>Medcel: curso preparatório para residência médica

Medcel e Medgrupo

O curso preparatório para residência médica do  Medcel é de 1 ano, e também traz a opção Intensivo e Extensivo. Uma das principais diferenças do Medcel para os outros cursos é o preço mais acessível. 

O curso intensivo, tem a duração de seis meses e ajuda diversos candidatos a conseguirem uma boa colocação no concurso mesmo com pouco tempo para se preparar.

Já o curso Extensivo, contempla 500 temas que mais caem na prova, em uma plataforma online e personalizada, que permite ao aluno estudar como e onde quiser.

As aulas presenciais são apenas na unidade matriz, em São Paulo. Mas o curso traz um conteúdo online para os alunos, atuando, assim, em todo o país.

Esse conteúdo totalmente online é baseando em provas de edições anteriores aos programas de residência. Dessa forma, ele é bastante procurado por estudantes e profissionais.


Como estudar para as provas de residência médica:

como estudar residencia medica

A palavra-chave, portanto, para estudar com eficiência é “meta“!

Ter metas, portanto, faz toda a diferença quando se está estudando para a residência médica e te ajudam a manter a motivação nos estudos.

No entanto, são tantas atividades para conciliar durante a faculdade, que acrescentar mais uma pode parecer difícil. (Se quiser saber mais sobre planejamento de estudos, leia o artigo: Como estudar para residência conciliando a sua rotina do dia a dia)

Então tenha uma meta de estudo com relação a conteúdo e tempo. Por exemplo, estude no mínimo 2h por dia e termine o material do cursinho antes da aula seguinte. (Você pode ler mais sobre este assunto, clicando aqui)

Outra dúvida importante sobre a estudo para residência médica é:

Quando começar a se preparar para as provas de residência médica?

O sexto ano da faculdade até dá para começar a se preparar, mas se você puder estudar 2 anos, é o ideal!

Aqui no Medcoach, temos experiências de pessoas que estudaram dois anos e isso foi muito bom para elas. Porque no 5º ano o objetivo delas era revisar todo o conteúdo, estudando de forma mais aprofundada. E no 6º ano se direcionaram à prova e ao que tiveram dificuldade no ano anterior. De modo a focar nos assuntos mais difíceis.

Como aconteceu com o Marcos:

“Atualmente sou residente de cirurgia geral no Einsten, consegui também ser aprovado na Santa Casa de São Paulo. Fiquei na primeira lista do SMS e do SUS São Paulo. E o quanto foi importante pra mim o Medcoach, acho que foi principalmente na fase inicial. Foi meu segundo ano tentando. No primeiro ano eu deixei de passar por muito pouco e redobrar a confiança, organizar o dia a dia. O Medcoach foi fundamental para organizar a minha vida, definir quais eram as minhas prioridades e me trazer a confiança que eu precisava para conseguir”.

Por isso, a dica mais importante é pratique!

Como tudo na medicina, fazer prova também exige prática!

Principalmente porque as questões de residência são muito repetitivas!

Então faça todas as questões do material do cursinho (geralmente eles também oferecem questões online) e procure na internet as provas anteriores dos locais onde você vai tentar. É muito importante treinar a prova inteira para identificar os seus GAPS de conhecimento.

Aqui no Medrevisa e nela constam mais de 30 mil questões de provas anteriores, o que ajudam a testar o conhecimento e estudar da melhor forma.

Ferramenta Medrevisa

O Medrevisa é uma ferramenta de estudos 100% personalizada e digital que trabalha de acordo com as dificuldades de cada estudante em cada tema a ser estudado. Ao acessar, o médico ou estudante de medicina consegue direcionar os seus estudos e aumentar a sua produtividade e performance no processo de preparação para as provas de residência.

Isso é possível, pois a ferramenta conta com mais de 30 mil questões de provas, atualizadas a cada ano, que foram aplicadas em hospitais do Brasil e disponibiliza simulados para que os estudantes testem o seu conhecimento

Ao final de cada simulado, ele recebe um relatório que aponta os seus acertos por área de conhecimento, possibilitando a identificação de seus GAPS de conhecimento e por consequência, contribuindo com o direcionamento de seus estudos

Na plataforma ainda é possível montar as provas de acordo com as necessidades de cada um e evoluir nos estudos!


O que o Medcoach faz?

O Medcoach é o primeiro e inovador método de performance de estudos da carreira médica.

O nosso foco principal é fazer exatamente isso que te levou a ler este artigo até aqui: garantir que você chegue na prova de residência médica seguro, com o conteúdo todo aprendido e estudado!

E como fazemos isso?

Nós não trabalhamos com conteúdo, mas desenvolvemos habilidades em médicos e estudantes de medicina há quase 10 anos.

Marcio Sumay é o criador da metodologia Medcoach e foi, após muitos estudos em Psicologia e Neurociência, que criou programas que ajudam médicos e estudantes de medicina a otimizarem seu tempo, ganharem ritmo de estudos, manterem a motivação lá em cima, aprenderem a se organizar, se planejar, cumprir metas, identificar seus GAPS de conhecimento, descobrir o seu perfil de aprendizagem e estar entre os aprovados nas provas de residências médica.

Vamos juntos conquistar a sua vaga na residência médica!



Curso prático – vale a pena?

Como as principais provas do país têm uma prova prática na 2ª fase do concurso, os cursinhos oferecem cursos práticos no final do ano.

Dessa forma, geralmente os cursos são em São Paulo, duram 2 ou 3 dias e custam em média R$ 3.000,00.

O tempo do curso é dividido entre aulas práticas e questões práticas simulando as provas de residência médica.

De fato o conhecimento adquirido é pouco, mas é uma boa oportunidade para, portanto, treinar o tempo da estação prática (porque eles simulam de verdade) e conhecer, então, manequins diferentes dos que tem na sua faculdade (a familiaridade com os manequins ajuda muito na hora da prova).

Então, realmente vale a pena?

Se você tem condições de pagar, faça!

Afinal, se você já está investindo tudo para fazer as provas, o curso prático é sempre algo mais!

Além disso, se acontecer de você não passar vai ficar dizendo “Ah se eu tivesse feito o curso prático”.

Então, vale a pena sim investir em tudo que possa te ajudar para então alcançar seu sonho da residência médica.

Deu pra entender?

E não se esqueça, aqui no Medcoach temos o programa ideal para você que busca passar na prova de residência médica no hospital que sempre sonhou. 

Com respaldo de nossos treinadores psicólogos e acesso a técnicas e ferramentas infalíveis de performance na carreira médica, você chegará nas provas de residência seguro e com o conteúdo todo aprendido e estudado.

Dessa forma, seguindo passo a passo do programa você, portanto, passará na frente da concorrência e será um médico especialista!

Afinal, você terá aprendido a se organizar, realizar um bom planejamento, descobrirá qual o seu melhor método de estudos e ainda aumentará a sua produtividade em até 20 vezes mais. 

Como contratar?

prova de residência

Não tem muito segredo, você só precisa, então, querer passar na sua tão sonhada vaga de residência médica e estar disposto a lutar por ela!

Portanto, basta preencher o cadastro disponível neste link que um de nossos especialistas entrará em contato com você para entender em qual momento da sua carreira você se encontra.

Após, será agendada uma reunião com um de nossos especialistas, em que ele lhe explicará sobre as entregas de cada programa, seu funcionamento e formas de pagamento.

Todas as suas dúvidas serão sanadas durante a reunião e você poderá fazer parte de um grupo seleto de médicos com alta performance.

Acredite, a sua trajetória de preparação para as provas de residência médica ficará mais fácil, leve e sem estresse!

Vamos juntos conquistar a sua vaga na residência médica!


Portanto, se precisar de ajuda, entre em contato com a nossa equipe de especialistas, eles estão prontos para te ajudar.

Por fim, um forte abraço, até a próxima. 


Portanto, siga-nos nas redes sociais e receba sempre novidades e dicas super importantes: Facebook, Instagram, Youtube, TwitterLinkedin.


Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL