17 Dicas para Arrasar na Prova de Residência Médica

17 Dicas para Arrasar na Prova de Residência Médica

Ao se formar começa outro grande desafio na vida de um médico: a prova de residência médica. Porta de entrada para a especialização, o exame é considerado complexo e bastante difícil, chamado inclusive de segundo vestibular por aqueles que precisam enfrentá-lo. Muitos estudantes começam a estudar para a prova ainda na faculdade, por intermédio dos cursos preparatórios ou por conta própria, tudo pensando no grande desafio que irão encontrar.

O concurso público para a residência médica traz como característica seu conteúdo amplo, concorrência acirrada e as diversas fases do exame. Ao todo são três etapas, e todas exigem boas notas para continuar no páreo. As fases trazem conteúdo teórico e prático, análise curricular e uma entrevista pessoal, e todas as etapas são capazes de tirar o sono dos candidatos.

É então que surgem as perguntas: Como estar preparado para algo tão difícil? Como ir bem nessa prova?

Para te ajudar nessa missão, separamos dicas incríveis que irão lhe ajudar a conseguir uma colocação excelente na prova de residência médica. Está preparado para isso?

Então continue lendo artigo e conheça as nossas 17 dicas:

1 – Estude muito para prova de residência médica

2 – Leia a prova de residência médica

3 – Se organize para prova de residência médica

4 – Atenção a lógica das questões

5 – Leia as alternativas primeiro

6 – Dica no final do enunciado

7 – Vá por eliminação

8 – Seja desconfiado

9 – Faça outras provas de residência médica

10 – Veja as impressões de outros candidatos

11 – Não deixe de praticar com outras provas

12 – Tente um cursinho preparatório

13 – Dê atenção ao seu lazer

14 – Saiba a data das provas de residência médica

15 – Sempre leia os editais das provas

16 – Organize seus estudos de acordo com as apostilas do curso preparatório

17 – Economize para as provas

1 – ESTUDE MUITO PARA PROVA DE RESIDÊNCIA MÉDICA

O pronto principal para ter um bom desempenho na residência médica são os estudos. Sentar e estudar é completamente necessário. Sem dedicação, é bem provável que você não obtenha a colocação que deseja. Se necessário, procure por um curso preparatório. Ele será de grande valia para a sua preparação.

2 – LEIA PROVAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA

As provas são estruturadas a níveis de dificuldade onde uma média de 40% são de questões fáceis e 30% para médias ou difíceis, totalizando 70%.

Para ir bem, é ideal que o candidato leia toda a prova primeiro, sem responder a nenhuma questão. Essa prática ajuda a identificar aquelas questões que você considera mais fácil, quais poderão ser resolvidas primeiro e quais devem ser deixadas para depois, já que você ainda não tem certeza da respostas.

3 – SE ORGANIZE PARA PROVA DE RESIDÊNCIA MÉDICA

Uma vez feita a leitura da prova, é hora de atacar as questões. Se você sabe organizar seu tempo, irá aproveitá-lo ao máximo, tanto para responder as perguntas que você já sabe quanto para pensar um pouco nas respostas daquelas que ainda estão um pouco tenebrosas em sua mente. A melhor forma de obter um bom resultado na prova é se organizando. Comece pela leitura das questões e em seguida aplique seu método de resolução.

4 – ATENÇÃO À LÓGICA DAS QUESTÕES

Algumas questões apresentam alguns indícios para a resposta correta. Pode parecer pegadinha, mas isso realmente acontece.

Deste modo, ficam em evidência as palavras-chave no anunciado, que voltam a aparecer nas alternativas. Existem outros indícios, como quando há uma resposta mais longa ou elaborada enquanto as outras opções dão respostas curtas e, muitas vezes, vagas. Há ainda vezes em que os indícios se apresentam em forma de alguma palavra em caixa alta, parágrafos em destaque e até mesmo negritados. Parece difícil de acreditar, mas durante os anos de atuação capacitando médicos para Alta Performance, a Equipe do Medcoach já se deparou com indícios inacreditáveis, que de tão descarados chegam a induzir ao erro!

5 – LEIA AS ALTERNATIVAS PRIMEIRO

Essa dica vale principalmente quando elas forem curtas. Ler a alternativa antes do enunciado ajuda a identificar melhor o que ele pede e ajuda a identificar algumas pegadinhas de atenção, como por exemplo “marque a alternativa incorreta”, quando a maioria das pessoas automaticamente entende que a marcação deve ser feita na alternativa correta.

6 – DICA NO FINAL DO ENUNCIADO

Muitas vezes o enunciado da questão possui artigos ao término, como um “a” ou “o”. É interessante prestar atenção neles, já que podem ajudar a indicar uma das alternativas corretas.

7 – VÁ POR ELIMINAÇÃO

As alternativas podem parecer bem parecidas às vezes, mas uma só é a correta. Uma dica interessante e que ajuda muito a chegar na resposta certa é ir eliminando aquelas que não condizem com a proposta, por exemplo.

Sempre tente eliminar três e deixar duas, há então 50% de chances de você acertar aquela questão, caso tenha deixado de lado as alternativas erradas, é claro.

8 – SEJA DESCONFIADO

Era comum as provas trazerem pegadinhas, cujo a resposta já vinha na primeira alternativa, induzindo o candidato a não ler as outras opções. Para burlar esse truque há algumas regras. É sempre bom desconfiar de opções com expressões definitivas como nunca, sempre ou somente, entre outras. Se houver elementos nas opções, fique atento à frequência com que eles aparecem nas alternativas. Pela lógica, a resposta certa é aquela que tem um maior número de elementos. 

9 – FAÇA OUTRAS PROVAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA

As provas de residência médica são pragmáticas e costumam repetir diversas questões em cada edição. Sendo assim, busque por provas antigas e responda as questões, faça correções e revise tudo. Abuse das provas antigas para otimizar seu resultado. Você também pode recorrer às provas corrigidas com comentários. Elas ajudam bastante na hora da revisão.

10 – VEJA AS IMPRESSÕES DE OUTROS CANDIDATOS

Os fóruns online são interessantes para quem vai participar da prova de residência médica. Além de encontrar provas de edições anteriores com correção, você ainda tem acesso a visão de outros candidatos sobre o conteúdo. A opinião de quem já passou por isso pode ser um ponto crucial para a sua preparação.

11 – NÃO DEIXE DE PRATICAR COM OUTRAS PROVAS

A melhor forma para ir bem nas provas de residência é através da preparação. Não basta apenas ler os livros. O candidato precisa se habituar com as provas antes de fazê-las, por isso, responder a edições anteriores é mais do que necessário. Além desse detalhe, é importante se familiarizar com o tempo de prova e todas as outras questões que envolvem o momento do teste.

12 – SE POSSÍVEL, FAÇA UM CURSINHO PREPARATÓRIO

Os cursos preparatórios já indicam ao que vieram em seu nome – a preparação do aluno para a prova de residência médica. Eles trazem todos os conteúdos que costumam cair nas provas mais tradicionais. Eles são uma ótima forma de relembrar tudo o que foi ensinado na faculdade. Em alguns casos eles são fundamentais para auxiliar o candidato a lembrar de assuntos que foram transmitidos no início da graduação, e que já não se encontram tão frescos na memória. Além desse detalhe, eles possuem recursos interessantes como vídeo-aulas, fóruns de discussões, sessões de retirada de dúvidas, e tudo isso são ótimas formas de auxílio ao estudante.

13 – DÊ ATENÇÃO AO SEU LAZER

Não é porque você vai passar por uma etapa difícil da carreira que será necessário abdicar do seu lazer. É lógico que algumas coisas devem ser deixadas de lado, mas você também precisa de um tempinho de distração para não perder o ânimo, a concentração e a qualidade de vida.

Cuidar dos momentos de lazer é fundamental,e  não somente no início da preparação, mas em todo o ano de estudos. Se você consumir todos os momentos de lazer com estudos, é bem provável que sua mente chegue no dia da prova em um estado de completa exaustão.

Tire um tempinho para fazer algo que gosta, isso não é nenhum pecado!

14 – SAIBA A DATA DAS PROVAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA

Não se trata apenas de marcar no calendário para não perder o dia da prova. Organizar e conhecer a data das provas auxilia você a estudar de maneira estratégica, se planejando para estudar todos os conteúdos necessários para cada uma das provas antes de sua realização.

Vale lembrar que nem sempre a prova é feita na cidade de sua residência, o que ocasiona a necessidade de viajar, reservar hotel, encontrar o melhor meio de transporte, etc.

15 – SEMPRE LEIA OS EDITAIS DAS PROVAS

As provas têm suas próprias regras, que podem variar de uma instituição a outra, por exemplo.

Isso é apresentado ao candidato no edital e serve também para saber sobre critérios de desempate, o conteúdo que será abordado e muitos outros itens. Leia o edital antes de fazer a inscrição! Assim você saberá cada detalhe do processo e quais os conteúdos programáticos. DICA: Alguns editais são bem completos e oferecem até lista de leituras que ajudam a se preparar para a prova.

16 – ORGANIZE SEUS ESTUDOS DE ACORDO COM AS APOSTILAS DO CURSO PREPARATÓRIO

Você tem X semanas para se preparar até a data da prova e precisa estudar tudo até lá. Com prazo para começar e terminar, cabe à você preencher esse tempo da melhor maneira possível. Estando em um curso preparatório, você já terá um conteúdo programado para cada semana, porém, não se esqueça que o seu tempo livre também precisa ser ocupado!

Fique atento ao que vamos dizer agora: SEM PLANEJAMENTO, DEDICAÇÃO E MÉTODO, VAI SER QUASE IMPOSSÍVEL ESTUDAR TODOS OS CONTEÚDOS.  

17 – ECONOMIZE PARA AS PROVAS

Como acabamos de mencionar, talvez seja necessário viajar para prestar a prova de residência médica. Mais do que ir bem, você precisa ter um local para ficar antes de realiza-la, precisa comer, tomar banho e, mais importante, precisa de um boa noite de sono. Tudo isso requer dinheiro, então organize também o lado financeiro, pode ser essencial para o dia da prova. Lembre-se que o valor da inscrição das provas também não é dos mais baixos, portanto, programe-se financeiramente.

Outro detalhe: se você não quer gastar muito dinheiro com provas e seus desdobramentos, não prestem qualquer residência. Escolha aquelas que você realmente deseja e prepare-se com qualidade para elas!

Aprenda mais 16 técnicas para você ficar preparado para as provas de residência!

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL