banner desktop banner mobile

3 passos pra ter motivação nos estudos para residência médica!

3 passos pra ter motivação nos estudos para residência médica!

Porque a residência médica é tão importante pra você?

Essa é a pergunta chave e a resposta dela te leva, ou não, a conquistar a aprovação na residência médica.

Você precisa ter clareza do quão importante a residência é pra você, o porque você precisa ser um residente, o que você vai ganhar, o que irá melhorar na sua vida após ser um residente…tenha tudo isso na sua mente.

Se você não vê as respostas para essas perguntas você jamais vai conseguir ser aprovado, afinal como se tem motivação para algo que você nem pensa e almeja?

Então se você faz parte da maioria dos médicos que busca ser residente, continue nesse post que vamos te explicar quais são os 3 pontos fundamentais para ter motivação e entender o porque passar na prova é tão importante pra você.

A resposta pra ter motivação nos estudos para residência médica!

Vamos lá:

1) Conheça seus valores

“Como assim meus valores?”

Os nossos valores são um conjunto de características e crenças que possuímos, que fomos construindo ao longo da nossa vida, por meio dos ambientes e grupos que frequentamos.

São eles que norteiam as nossas decisões e, quando os conhecemos, passamos a compreender de forma muito mais clara as raízes que motivam o nosso comportamento.

Conhecer seus valores é o começo da sua caminhada para ter clareza sobre quem é você e o que você quer da sua vida. É o momento em que algumas perguntas começam a ser respondidas e você começa a ficar mais motivado.


2) Saiba quais são seus pontos fortes e fracos.

Todos nós possuímos pontos fortes e pontos fracos e precisamos criar consciência sobre eles se quisermos ter alta performance em qualquer coisa na vida.

Os pontos fortes são caracterizados pelas habilidades e talentos que as pessoas possuem em desempenhar alguma atividade. Já os pontos fracos são identificados através das limitações e fragilidades individuais.

É muito comum que cada um camufle seus pontos fracos, no entanto, identifica-los possibilita uma ação de melhoria.

Para identificar os seus pontos fortes e pontos fracos é necessária reflexão sobre seus comportamentos no dia a dia, aquela tarefa que não é fácil de se fazer sozinho e etc.

Fazer isso por conta própria pode ser difícil por isso você pode buscar a ajuda de outra pessoa, como um treinador do Medcoach que te orienta nesse processo, clareando os seus pontos.


3) Defina metas e objetivos

Dividimos em objetivo de curto, médio e de longo prazo.

Os objetivos de curto prazo são normalmente de 1 ano. Já os de médio prazo intermediários , que você busca alcançar de 1 a 5 anos. E os objetivos de longo prazo são os maiores da sua vida, definidos a partir de 5 anos, com base em perguntas como:

  • “Como gostaria de ser reconhecido profissionalmente?”
  • “Como deseja ser lembrado pelas pessoas e pacientes?”
  • “Como deseja que sua vida seja nos próximo 5, 10 ou 20 anos?”

Essas perguntas te permitem definir sua missão de vida, missão que está com certeza ligada aos seus valores.

A definição de um objetivo de longo prazo é essencial para que você tenha motivação, disciplina e engajamento para conseguir superar todos os desafios, como por exemplo o de estudar para entrar na residência médica.



Esses 3 pontos que te apresentamos são essenciais e você precisa ter sempre em mente.

Quando não sabemos de forma clara aonde queremos chegar e não temos definidos os nossos objetivos de longo prazo, valores, pontos fortes e fracos, gastamos nossas energias com atividades secundárias e deixamos as mais importantes em segundo plano, e fazemos isso muitas vezes inconscientemente.

Todos esses 3 pontos fazem partes de um nos módulos do nosso programa, onde você irá segui-los de mãos dadas com seu treinador.

Nossa intenção é primeiramente te deixar exatamente pronto, 100% focado para as etapas seguintes onde, então, você alcançará a alta performance de estudos.

Temos aqui em nosso blog uma série de posts onde te apresentamos nosso programa e suas etapas, se você precisa de ajuda e quer fazer parte dos aprovados na residência médica dá uma olhada:

Se você tiver alguma dúvida sobre o Medcoach, como ele funciona e outras perguntas, é só nos chamar agora mesmo…estamos sempre prontos para te ajudar!

Esperamos que com esse post você tenha já a resposta do porque a residência médica é importante pra você.

Ficamos por aqui, até o próximo post!

E lembre-se: Seguindo juntos, nós podemos!!

passar na residência médica

 

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL