5 Dicas Essenciais Para Você Tirar de Letra a Prova Residência Médica

5 Dicas Essenciais Para Você Tirar de Letra a Prova Residência Médica

A prova de residência médica é quase como um segundo vestibular que os profissionais precisarão enfrentar.

Ela pode ser realizada após a graduação superior em medicina, mas como exige conhecimentos práticos, normalmente, os médicos a realizam após alguns anos de atuação na profissão, quando buscam por uma especialização em suas carreiras.

Extensa, ampla e dividida em fases, a residencia médica é como uma pós-graduação, onde o profissional aprende através do serviço.

Por tratar de áreas distintas, cada curso tem uma duração diferente, a média é de dois a quatro anos dependendo da especialidade estudada.

A grande preocupação dos candidatos é em relação a prova, que cobra muito e chega a ser mais difícil do que o vestibular para o ingresso na faculdade de medicina.

Mas para tirar de letra a prova teórica, algumas dicas podem ser bastante úteis.

Se você está se preparando para a prova de residência médica, não deixe de seguir essas dicas, que te ajudaram muito na hora do exame.


 


↠ Pratique com Outras Provas 

Você vai ver, com o tempo, que essas provas costumam se repetir, tendo questões bastante próximas em edições diferentes.

Não só por conta disso, mas como uma forma de preparação, refazer esses exames te ajuda a ver onde precisa focar mais, no que você está com mais dificuldade e outros pontos.

As provas são facilmente encontradas na internet com o gabarito.

Uma ideia legal é tentar realiza-la dentro do tempo permitido para executar a prova real, assim você também prepara o seu cérebro e corpo para o dia do seu exame.

 Crie seu Esquema de Estudo

O que funciona para o seu amigo, pode não funcionar da mesma forma para você, então é importante ter seu próprio planejamento com os estudos.

Você pode dividir o seu tempo por assunto, destinando um dia especifico da semana para cada tema, o ideal é que você consiga se organizar e aprender o conteúdo.

↠ Atenção com as Datas

Saber sobre o calendário em relação as provas é uma mão na roda para a sua preparação, desde a inscrição até as etapas dos exames.

Desta forma você vai conseguir organizar o seu tempo de estudo, calculando o período que terá até que as provas comecem.

Mesmo que as inscrições ainda não estejam abertas, você já poderá dar início a sua maratona de estudos.

 Faça Tudo no seu Ritmo

Algumas pessoas tem um ritmo mais acelerado para fixar as coisas, outras são mais devagar, mas não quer dizer que não consigam aprender.

Quando estamos nos preparando, não podemos fazer aquilo que não conseguimos e acabar se perdendo no meio do caminho.

Se planeje de acordo com a sua capacidade e rendimento.

↠ Tenha Calma

Lembra da época do vestibular? Talvez você tenha deixado o nervosismo tomar conta, mas isso é normal.

Hoje já tem alguns anos de experiência e embora a prova seja mais extensa, ela não deixa de exigir de você um pouco mais de calma.

Para não se sobrecarregar, tire um tempo para descansar, faça pausas na sua rotina e sempre mantenha a cabeça no lugar.

Os resultados dependem de você e ficar uma pilha de nervos só irá te prejudicar.

Saiba, também, como aumentar a sua concentração nos estudos e eliminar os sabotadores que tiram o seu foco!

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL