5 Dicas Para Facilitar Seus Estudos Para a Provas Médicas

5 Dicas Para Facilitar Seus Estudos Para a Provas Médicas

Os vestibulares de medicina são um dos mais concorridos do país, consequentemente também o mais difícil.

Todos os anos, milhares de jovens prestam o vestibular para tentar uma vaga no curso, seja em instituições públicas ou privadas.

Para conseguir uma boa colocação, eles se aventuram em cursinhos pré-vestibular e uma longa maratona de estudos, que podem perdurar por alguns anos se a tão sonhada vaga não vier na primeira tentativa.

Como medicina é um curso basicamente caro, as universidades públicas tendem a ser mais visadas pelos jovens, que ainda podem contar com o auxílio de provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para conquistar uma vaga.

Seja qual for o meio utilizado para ingresso – vestibular tradicional ou Enem – as notas de corte são altas, o que remete a um bom desempenho na prova.

A preparação para a prova é intensa para os jovens estudantes, sendo que alguns até a iniciam nos primeiros anos do ensino médio, aliando os estudos a cursinhos pré-vestibular.

Outros acabam estudando apenas em casa e com o auxílio da internet, que traz muitos recursos, eles conseguem se preparar para ir bem na prova.

Mas como estudar para alcançar esse sonho? Listamos cinco dicas para você se organizar e ir bem na prova, conquistando o primeiro passo para iniciar a sua carreira na medicina.


✤ Planeje Seus Estudos

Você deve criar um plano que determinará a forma de como irá estudar.

Para isso, leve em consideração a similaridade entre as matérias, no caso, você deverá colocar assuntos de exatas para serem estudados próximos, assim fica mais fácil de assimilar o conteúdo.

Se quiser ter um desempenho melhor, anote tudo que te deixa em dúvida e tente saná-las com um professor ou na internet.

Caso esteja estudando somente em casa, você também pode procurar por vídeo aulas na internet, elas são bastante úteis e podem ser revistas, caso você perca algum assunto que achou interessante.

 

 Tenha Foco 

Você já sabe que o curso de medicina irá exigir muito estudo e aplicação, então encare isso como uma preparação ao que estar por vir, já que a dedicação será fundamental para que você passe no vestibular e que tenha um bom desempenho no curso.

Manter o foco no que você quer para o seu futuro é importante e necessário, sem ele você pode acabar desanimando e se perdendo no meio do caminho.

 

✤ Não Deixe o Descanso de Lado

Você sabe que precisa estudar de uma maneira árdua, mas do que adianta todo o esforço se não se dar um descanso? Chega uma hora que o corpo e a mente não aguentam, e é nesse momento que você precisa parar um pouco.

 

 Atenção com as Atualidades

Um dos pontos do vestibular são as atualidades, que fogem das matérias tradicionais.

Então inclua isso no seu plano de estudos e tire um tempinho para ler notícias ou ver um telejornal, sobre assuntos nacionais e do mundo.

 

✤ Leitura Paralela

Você também deve ler artigos científicos e outros tipos de textos, que ajudaram a você identificar as diversas variações textuais.

As provas de vestibular são baseadas em interpretação e isso te ajudará bastante na hora de realizá-la.

 

Saiba, também, como aumentar a sua concentração nos estudos e eliminar os sabotadores que tiram o seu foco!

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL