banner desktop banner mobile

5 dicas para ter mais energia nos estudos para residência médica

5 dicas para ter mais energia nos estudos para residência médica

5 dicas para ter mais energia nos estudos para residência médica!

“Amanhã eu faço”, “Depois eu faço” “Só mais cinco minutinhos”….está se identificando com algum desses dizeres?

Pois se estiver, o post de hoje vai ser ótimo pra você!

No post de hoje vamos te dar 5 dicas para evitar que a procrastinação tome conta da sua vida, afinal isso não são hábitos de quem vai prestar provas de residência médica.

Você precisa saber que deixar para depois algo que deveria ser feito agora pode atrapalhar e muito a sua vida. Inclusive pode te deixar muito ansioso, fazendo então com que seu rendimento nos estudos caia.

Procrastinar é um pouco mais do que uma simples preguiça, é um “atraso gratificado”, de acordo com o psicólogo Guilherme Raggi, da diretoria do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP – SP). “Algo que se transforma em obrigação se torna agressivo para a gente. O cérebro coloca aquilo no espaço das coisas menos agradáveis”, explica.

Normalmente acabamos caindo na tentação de deixar as verdadeiras obrigações de lado e optamos pelas coisas mais fáceis de fazer, assim nosso cérebro não sai da zona de conforto.

“A gente procrastina com coisas menos trabalhosas ou menos obrigatórias do que aquela que precisamos fazer. Em vez de estudar para uma prova, a gente resolve lavar a louça. Não é prazeroso, mas é menos difícil”, completa Raggi.

A psicóloga comportamental Denise Pará Diniz, coordenadora do Setor de Gerenciamento de Estresse e Qualidade de Vida da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), diz que a procrastinação pode ser sinal de uma problema de saúde como estresse, ansiedade ou depressão.

Bom, então antes que você procrastine a decisão de parar de procrastinar, vamos logo com as dicas, até porque você precisa voltar aos estudos para a residência médica, né?!

1 – Liste suas demandas e prioridades

Organizar as tarefas em ordem de prioridade ajuda a não cair na tentação de fazer antes o que é mais fácil. Além do que, é uma forma de aumentar o foco no que realmente é importante.

Isso faz com que você não fique tão perdido, evitando também que você não fique ansioso e acabe atrapalhando seu rendimento nos estudos.

Não sei se você sabe mas nós do Medcoach desenvolvemos um planner de estudos que ajuda você a organizar todas suas tarefas, horários de estudo e etc. Evitando que você gaste tempo e energia com preparações ineficientes.

Disponibilizamos ele gratuitamente por tempo limitado, pare ter acesso basta clicar no link abaixo:

2 – Divida o trabalho em tarefas menores e faça pausas

Um comportamento comum entre as pessoas que procrastinam é pensar demais antes de começar, mas se você começar a dividir suas tarefas por etapas, você vai notar que vai ficar mais fácil e vai parar só de pensar e começar a fazer.

Seguindo desta forma, além de ter mais clareza, você também vai desfrutar da sensação de vencer as etapas, mesmo que pequenas… isso vai te ajudar a não desistir.

E outro ponto importante também: VOCÊ PRECISA FAZER PAUSAS!

Fazer pausas durante os estudos é fundamental para sua mente descansar e você se sentir recompensado. Pensar que precisa ficar estudando por horas e horas não é produtivo.

É claro que algumas pessoas conseguem estudar bastante por várias horas, mas algumas conseguem por 1 hora, por exemplo. Então é importante que cada um teste o que funciona pra si, começando com um tempo menor e ir aumentando aos poucos.



3 – Tenha um ambiente de trabalho favorável

É fundamental que seu ambiente de estudos seja o mais imune possível a distrações, afinal o entretenimento sempre vai parecer mais interessante do que a obrigação.

Por isso sempre que for estudar opte por lugares tranquilos, sem muito baralho ou distrações. Deixe o celular bem longe, e só o utilize quando for fazer as pausas…mas sem abusar viu?

4 – Utilize o método Pomodoro

Essa técnica foi criada no final dos anos 1980 pelo italiano Francesco Cirillo, com o objetivo de intercalar períodos de produtividade com intervalos. O nome pomodoro, que significa tomate em italiano, é inspirado nos cronômetros em formato de tomate bastante usados na gastronomia para controlar o tempo de preparo dos alimentos.

O método funciona da seguinte forma: você estuda por 25 minutos, mas é necessário que esse tempo seja realmente focado, sem nenhuma interrupção. Se alguma distração importante aparecer, como uma ligação ou alguém que te chamou, anote isso em um papel e siga em frente.

Depois de completar os 25 minutos de estudos, faça uma pausa de 5 minutos para se dedicar a algo prazeroso e relaxante, que não tenha relação nenhuma com seus estudos.

Depois de fazer isso quatro vezes, você ganha o direito de um intervalo maior de 20 ou 30 minutos. Essa será sua recompensa.

5 –  Faça meditações ou mindfulness

Essas práticas não ajudam de forma direta no combate a procrastinação, mas são importantes para reduzir a ansiedade, uma grande inimiga pra você que busca a aprovação na residência médica.

Mindfulness nada mais é do que a habilidade que todos possuímos  – em maior  ou menor grau de desenvolvimento – de estarmos conscientes e abertos à experiência presente.

Essa habilidade por ser desenvolvida por meio de práticas de meditação específicas, chamadas de meditação mindfulness, que possuem resultados científicos comprovados.

Empresas como Google, Apple e Twitter investem em treinamentos mindfulness para seus funcionários há tempos, e há comparações de que quanto maior o nosso nível de mindfulness, maior é nossa criatividade, nosso bem-estar e inteligência emocional.

E aqui vai uma DICA BÔNUS pra você: evite o consumo exagerado de café, isso mesmo, não pense que beber café feito um louco vai resolver o problema da sua procrastinação.

O café quando em excesso pode provocar um certo grau de ansiedade e pode inclusive atrapalhar sua produtividade nos estudos rumo a residência médica.

Bom, agora que já te demos as dicas necessárias para ter energia nos estudos, basta colocar em prática! Seguindo todas elas, você vai notar o quanto seus estudos vão melhorar!

Esperamos que tenham gostado do conteúdo desse vídeo. E continuem ligados que vem muito mais conteúdo por ai!!

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL