7 conselhos para estudantes de medicina

7 conselhos para estudantes de medicina

Sabemos que a carreira de medicina é uma das mais difíceis. De fato, a faculdade coloca muita pressão em seus alunos. Afinal, eles salvarão vidas no futuro.

Levar a vida de estudante durante a faculdade pode ser complicado. Não é fácil lidar com as obrigações e com as avaliações dos professores. Se você é estudante de medicina, nossos conselhos são para você.

Você não precisa sofrer com tanto stress e nervosismo durante a graduação. É por isso que estamos aqui. Hoje, te ajudaremos com algumas orientações para que a vida de estudante de medicina se torne mais leve.

Confira a seguir e melhore o seu dia-a-dia de estudos!

 

»Não aja como médico

Um dos principais erros dos estudantes é agir como o profissional. Durante a sua atuação na clínica, errar pode custar caro. Você deve tomar cuidado para nunca cometer falhas.

Porém, a faculdade não é assim. Você não está decidindo a vida de uma pessoa em cada um dos exercícios ou avaliações. É importante não confundir a prática de estudo com a prática médica.

Dessa forma, você diminui o nível de stress durante o período de provar e durante as aulas práticas. Lembre-se: todos estão aprendendo. O momento ideal para errar é agora.

 

»Confie nos livros

Todo estudante de medicina deve gostar de ler. Ou pelo menos, deve fazer um esforço para ler muito. Sim, você precisará ler vários livros durante a graduação.

Os livros se tornarão seus melhores aliados. Se você ainda não tem uma coleção de guias para a sua vida profissional, pode começar a acumular materiais. Você não se arrependerá mais adiante.

Sabemos que os livros de medicina podem ser caros. No entanto, você pode optar por feiras, sebos e trocas para conseguir o livro que precisa.

É essencial ficar de olho em todas as promoções e oportunidades. Não se esqueça de usar a biblioteca de sua faculdade para estudos também.

Muitas vezes, o professor não pedirá uma leitura, mas você deve correr atrás do material se ele for mencionado. Essa atitude tornará o seu estudo mais fácil.

 

»Não use apenas os livros

Sim, acabamos de falar para você confiar nos livros. Eles são realmente importantes para melhorar o seu aproveitamento. Nossa dica é não se prender a eles.

Existem pessoas que se focam muito nos livros. Faltar à aula e ler o livro, por exemplo, pode ser uma opção se você pensa assim.

Fuja desse tipo de pensamento. Os livros são apenas guias, que te ajudarão a fixar o conteúdo absorvido. É mais importante estar nas aulas e poder tirar dúvidas com o professor.

Você deve considerar, ainda, que o conhecimento dos livros sofreu a ação do tempo. Na medicina, tudo se transforma rapidamente.

Muitas vezes, as informações dos livros estão desatualizadas. É por isso que você deve dar prioridade aos profissionais da área em vez de confiar cegamente nos livros.

 

»Faça bons amigos

Passar pela faculdade de medicina desacompanhado pode ser um grande desafio. Se você acabou de entrar na graduação, esteja aberto a novas amizades. Fazer aliados nunca é demais para quem quer se livrar do stress.

Só tome cuidado para escolher boas companhias. Afinal, você não quer se afundar na hora de estudar. É importante escolher parceiros dedicados e sérios para a sua vida acadêmica.

Saiba, ainda, separar o profissional do pessoal. Muitas vezes, você terá um amigo que não é muito estudioso. Não tem problema em cultivar a amizade, só não se esqueça de escolher pessoas mais dedicadas para trabalhos e atividades em grupo.

 

»Não decore o conteúdo

Você pode até decorar tudo que foi passado para uma prova, mas isso não adiantará muito. É melhor que você aprenda o conteúdo por meio de estratégias. Algumas delas serão mostradas a seguir.

Você pode começar escrevendo as suas observações sobre a matéria. Algumas pessoas se dão melhor com essa técnica, pois possuem memória visual. Se esse é seu caso, escrever é imprescindível.

Você também deve fazer correlações e mapas mentais. É dessa forma que o seu cérebro interpretará detalhes do estudo. Usando essa técnica, você não precisa decorar centenas de nomes em anatomia, por exemplo.

Nossa memória, seja ela visual ou não, é construída por associações. Quanto mais associações você fizer, mais fixo o conteúdo estará em sua mente. Não deixe de associar os elementos médicos aos elementos do cotidiano. Essa é uma boa técnica.

 

»Não se esqueça do tempo livre

Assim como os outros estudantes, os estudantes de medicinal possuem direito ao tempo livre. Se você não está saindo para relaxar, há algo errado com a sua postura. Você deve estudar, mas o descanso é essencial.

Para atestar a importância do tempo livre, basta lembrar que não absorvemos nada quando estamos cansados. Fazer atividades repetitivas cansa nosso cérebro, que começa a responder menos aos estímulos.

Quando você está de cara dos estudos por muitas horas, pode notar a diminuição gradual da sua atenção. Por isso, se você começar a se distrair, pare e vá descansar um pouco.

 

»Explore outras opções da faculdade

Alguns alunos pensam que a faculdade está ali apenas para fornecer aulas. Com a evolução do ensino, isso ficou no passado. Agora, você possui diferentes possibilidades de atuação dentro de uma faculdade.

Se você está procurando por diversão, pode dar um tempo nos estudos e ir ao centro acadêmico da medicina. As pessoas usam esse espaço para relaxar e tirar o stress das avaliações.

Você ainda poderá ficar por dentro de todas as festas e comemorações. A faculdade de medicina é difícil, mas os alunos sabem como comemorar.

Se você está procurando algo mais acadêmico, as opções são diversas. Você pode, por exemplo, entrar em um grupo de pesquisas sobre determinado assunto. Normalmente, os laboratórios permitem pesquisas extracurriculares.

Você ainda poderá ingressar na iniciação científica. Esse é um projeto de amplas possibilidades para te colocar dentro do mundo acadêmico. Procure um responsável para saber mais sobre a abertura de inscrições.

O importante é viver a faculdade e explorar cada canto do conhecimento. Não tenha medo na hora de procurar por vivências.

 

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL