banner desktop banner mobile

Acabe com os sabotadores de estudos para a residência médica!

Acabe com os sabotadores de estudos para a residência médica!

Descubra como identificar e acabar com os sabotadores de estudos


Você está estudando mas sente que não está tendo os resultados esperados? E não sabe o por que disso?


Então é ótimo que você leia esse post, pois vamos falar sobre SABOTADORES DE ESTUDOS, te ajudaremos a identificar e impedir que eles continuem atrapalhando sua caminhada rumo a residência médica.


Nós sabemos que estudar para a residência médica não é uma tarefa fácil, e possuí diversos desafios e situações que podem te atrapalhar. Os terríveis sabotadores!


Muitos podem achar isso uma besteira, mas quando você passa a identificar os seus sabotadores e começa a trabalhar eles, seus estudos melhoram muito!



➤  Identificando meus sabotadores

Eliminando os sabotadores

➤  A solução campeã em aprovações na residência médica


Identificando meus sabotadores

O primeiro passo para vencer os sabotadores é identificá-los.

Mas você só pode identifica-los se souber o que são.

Então, afinal, o que são os sabotares?

Os sabotadores são todas as coisas, comportamentos, hábitos, pensamentos ou sentimentos que nos atrapalham e nos impedem de alcançar nossos sonhos e objetivos.

Várias coisas podem ser sabotadores e cada pessoa pode ter o seu, e as vezes até mais de um, por isso é muito comum que as pessoas não reconheçam os seus, afinal, elas estão tão acostumadas com eles que não os identificam como malignos, e identificar os sabotares pode se tornar uma tarefa difícil…mas não é impossível.

Você pode estar se auto sabotando sem perceber.

Já se pegou no meio de um pensamento negativo? Dizendo pra si mesmo que não consegue? Isso é um sabotador, e ele vai desencadear uma série de outros sabotadores.

Por isso vamos listar os 6 sabotadores mais comuns , é muito importante que você leia todos eles e reflita…você pode ter um ou mais deles, e se tiver, precisa se defender deles agora!



1 – Medo


O medo não é um vilão, ele é essencial para nossa sobrevivência, afinal ele é uma emoção protetiva que tem como principal função nos alertar de possíveis ameaças para nos proteger.

Porém, o medo desenfreado, totalmente fora de controle, e que implica em situações imaginárias, pode acarretar em problemas pra sua vida e fazer com que você se auto sabote.

Se você é do tipo de pessoa que entra em desespero quando algo não sai como o planejado,  significa que o medo está tomando conta de suas ações.

E quando o medo controla você e suas ações, seu desempenho cai, você passa a ver problemas e ameaças onde não tem.

O melhor é que você reencontre sua coragem interior, aquela você e todos nós temos, mas por algum motivo ela está escondida em nossos interior.

Passe a olhar os desafios de forma estimulante e não limitante, não tenha medo das mudanças, se adapte a ela.

Por isso é necessário alguns estímulos que a façam voltar a tona.



2 – Ansiedade


O medo e ansiedade são bem semelhantes, mas a diferença entre eles está no tempo.

Como assim no tempo?

Enquanto um se refere ao presente momento, o outro se refere ao medo de situações que ainda nem aconteceram.

Mas assim como o medo a ansiedade também não é uma vilã, ela tem o seu lado bom, ansiedade em doses normais serve como motivação para nos fazer ir mais longe, e é uma ótima forma de conseguir perceber futuros perigos.

O problema aparece quando esses perigos estão apenas em nossa mente e não condizem com a realidade.

Muitas vezes criamos vilões, inimigos e situações terríveis, nos impedindo de agir com calma e serenidade.

Use a ansiedade a seu favor, como algo que servirá de impulso para atingir seus objetivos, ao invés de algo que te impedirá de alcança-los.



3 –  Procrastinação


Sabe aquela pessoa que sempre fala pra si mesmo “AMANHÃ EU FAÇO” e esse amanhã nunca chega? Aquela pessoa que vai sempre adiando as coisas?

Pois é, essa pessoa está sempre procrastinando e se auto sabotando.

A preguiça também é um sabotador e pode estar muito atrelada com a procrastinação.

Quem não gosta de ficar aqueles valiosos minutinhos a mais na cama antes de levantar, né?

Ás vezes ter um pouquinho de preguiça é até normal, tem dias que simplesmente não estamos dispostos, e tudo bem, porque já fizemos todas as nossas coisas em outros dias.

Um pouco de preguiça faz até bem, merecemos esses momentos depois de passarmos tanto tempo estudando.

Mas perder um dia todo de estudos por preguiça só vai deixar mais matéria acumulada, o que vai te causar ainda mais ansiedade.

Quando você está adiando seus estudos, você está também adiando seus objetivos, sua felicidade…afinal, você não quer tanto passar na residência médica?

Repense os motivos pelos quais você quer tanto passar na residência médica, e tenha a consciência que ficar procrastinando só irá adiar ainda mais sua aprovação.



4 – Desorganização


Aqui no Medcoach uma das coisas que prezamos muito é a ORGANIZAÇÃO!

Para nós sem ela você não sairá do lugar, porque a falta de organização resulta na falta de motivação, então se você tiver uma rotina bagunçada, isso vai impactar na qualidade dos seus estudos, que cairá drasticamente.

Ter uma rotina organizada, vai te ajudar ter mais motivação, melhorará a qualidade do seu estudo e te fará ser aprovado na residência médica, por isso você deve organizar seus horários e sua rotina.

Então significa que você precisa ter horário pra tudo?

Sim, você deve ter horário pra tudo.

Sabemos que isso pode ser muito difícil, mas existem algumas ferramentas que podem te ajudar, como aplicativos de celular, ou até mesmo a própria agenda do seu celular.

Mas aqui no Medcoach nós temos outro método para te ajudar, da uma conferida aqui como você pode fazer um planejamento de estudos eficiente.



5 – Redes sociais

É praticamente impossível falar sobre sabotadores de estudo e não falarmos das redes sociais

Sabe aquela olhadinha rápida no feed?

Que de 5 minutinhos passam a ser 5 horas e você nem percebeu o tempo passar?

Ou então, você estuda com o celular do lado, e checa ele toda vez que chega uma notificação.

Isso é um sabotador.

Essa distração faz com que você desvie sua atenção do que realmente importa, o conteúdo, dessa forma você não consegue absorver o conteúdo, pois seu foco não está 100% nele.

Mas as redes sociais não são vilãs, o que as torna um sabotador é o mau uso de seus usuários.

Uma boa dica é que você reserve um tempo pra usar as redes sociais e não misture com os estudos.

Você pode por exemplo, usar as redes sociais nos intervalos de estudo, como um prêmio por ter se dedicado, mas deve estar sempre de olho pra não gastar mais tempo do que devia.

E já que você gosta tanto das redes sociais, que tal usar elas a seu favor?

Já pensou em encontrar conteúdo relevante, bate papos com um especialista e ao mesmo tempo se divertir com memes?

Da uma conferida nas redes sociais do Medcoach, lá você encontra tudo isso e várias dicas dos treinadores.

Instagram Medcoach

Facebook Medcoach



6 – Distrações


Já parou pra pensar que o seu ambiente de estudos pode ser um lugar que te traz muitas distrações?

Se você é do tipo que só consegue estudar no silêncio, é mais que necessário que você evite lugares barulhentos, pessoas conversando, entrando e saindo o tempo todo, barulho de obras e ferramentas, reformas, música…tudo isso prejudica o seu desempenho nos estudos para a residência médica.

Você pode optar em estudar em um local mais tranquilo como uma biblioteca, um escritório compartilhado ou usar algum objeto para isolar os barulhos ao redor.



CONFIRA A LISTA COMPLETA DO SEUS POSSÍVEIS SABOTADORES:


Eliminando os sabotadores


Depois que você identifica os seus sabotadores fica mais fácil saber qual o plano de ação você deve tomar.

Confira também esse outro post onde falamos 6 DICAS GARANTIDAS DE COMO SUPERAR OS SABOTADORES , ele vai te ajudar a trabalhar seus sabotadores e ser aprovado na residência médica.

Aqui no Medcoach temos alguns passos que chamamos de “COMBUSTÍVEIS DA VITÓRIA”, são hábitos que você desenvolve que contribuirão muito para que você elimine todos os seus sabotadores.


Alguns dos combustíveis são:

Água: 

É seu fluído vital mais importante, por isso é essencial que você tome de 2 a 3 litros de água todos os dias, dê preferência em iniciar o dia tomando um como de água como sua primeira ingestão do dia.


Alimentação:

Seu corpo sem glicose não será capaz de gerar a energia da motivação, raciocinar e ser feliz. Então tome café da manhã todos os dias e faça todas as refeições em horários regulares, você vai notar tudo funcionará melhor.


Sol:

Aproveite dessa grande e gratuita fonte de energia. Além de precisarmos dele para ativar algumas vitaminas em nosso corpo, também traz alegria e vitalidade. Tome um banho de sol de 15 minutos todos os dias, ou pelo menos contemple-o pela janela do escritório.


Práticas espirituais, de conexão e fortalecimento: 

É muito importante reservar alguns instantes do seu dia para realizar suas práticas espirituais de acordo com sua crença.


Treinamento físico:

Prepare diariamente seu corpo para iniciar o dia com exercícios físicos de 15 minutos, eles ativam a circulação sanguínea e prepara o corpo e músculos para as atividades do dia. Você pode iniciar com exercícios de alongamento ou respiração consciente, até que consiga espaço suficiente no seu dia para realizar exercícios de maior ativação cardiovascular.


Respiração:

A respiração nos nutre a cada instante de nossa vida e é importante reaprendermos a respirar com o abdômen, já que muitas pessoas, atualmente, têm ansiedade por falta de respirar corretamente. Práticas diárias de respiração consciente, pilates e yoga são ótimas para melhorar sua respiração. Quanto mais oxigênio você inspira pelas narinas, maior sua capacidade de raciocínio e autocontrole. A respiração abdominal além de ser a respiração correta para a completa oxigenação de todo seu corpo, ela também relaxa, reduz o stress e ansiedade.


A solução campeã em aprovações na residência médica


Os Combustíveis da Vitória, são apenas algumas das técnicas que utilizamos no Medcoach. E claro que aqui você não estará sozinho nessa, seu treinador estará no seu pé sempre te cobrando e notando se você está seguindo todos os combustíveis.

Pense assim, você é como um carro, sem combustível, ele não anda…


O Medcoach é uma metodologia totalmente personalizada pra você, te ajudando a eliminar os seus sabotadores, ensinando técnicas para que você consiga controlar a pressão e a ansiedade, montando planejamentos de estudos que irão te dar muito mais foco e motivação para que você alcance a performance e passe nas provas de residência médica.


E então, vamos juntos?


 

passar na residência médica

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL