Como estudar para o Concurso de Residência Médica?

Como estudar para o Concurso de Residência Médica?

Há algum tempo atrás um grande amigo meu que estava na faculdade de medicina me pediu algumas orientações sobre organização de tempo de estudos para as provas do final de semestre. Dei a ele as orientações e passado mais algum tempo o encontrei, e ele me disse que havia usado elas por todo o resto do curso, inclusive nas Provas do Concurso de Residência Médica e que obtivera muito sucesso.

Olha as dicas que eu passei para ele:


 

  • Organização do seu tempo semanal

O que você vai precisar aqui: Calendário ou Agenda semanal que contenha os 7 dias da semana e todas as horas do dia.

Defina como dever ser sua semana bloqueando todos os horários das seguintes atividades principais: Sono, Refeições, Trabalho (se for o caso), Exercícios Físicos (super recomendado), Estudos (sugiro reservar de 36 a 40 horas semanais) , Lazer (1 dia livre de tudo por semana).

 

  • Organização do tempo total de estudos

O que você vai precisar aqui: Calendário anual que contenha todos os meses e todos os dias do ano.

Marque no calendário a data de hoje e a data do último dia de estudos (antes das provas), entre estas duas datas, bloqueie todas as datas que você já tenha compromissos inadiáveis das quais perderá dias de estudo e finalmente faça a contagem de quantas semanas completas de estudos você terá entre a data de hoje e a data final, anote esta quantidade.

 

  • Organização do conteúdo

O que você vai precisar aqui: Conteúdos que você irá utilizar para estudar, pode ser uma lista também.

Selecione todo o conteúdo que irá estudar incluindo: Livros, Apostilas, Vídeos, Listas de Exercícios, Simulados e Provas.

Organize o conteúdo em temas ou áreas (quem faz curso preparatório tem menos trabalho nesta parte)

Classifique o conteúdo de cada área ou tema por grau de densidade (quantidade de conteúdo, tempo que será necessário e seu domínio do conteúdo) como: Densos, Médios e Leves Isso te ajudara bastante para distribuir o conteúdo no tempo

Priorize os conteúdos por grau de importância em 3 categorias (1 – Muito importante, 2 – Importante, 3- Menos importante) mais importantes a serem estudados, de acordo com seu edital ou referências de conteúdos exigidos nas provas da instituição que você irá prestar.

O resultado final aqui é que você tenha organizado uma pilha ou lista de conteúdos nesta ordem:
Muito Importantes: Densos, Medios e Leves
Importantes: Densos, Medios e Leves
Menos Importantes: Densos, Médios e Leves

 

  • Distribuição Equilibrada do conteúdo no tempo

O que você vai precisar aqui: Calendário anual que contenha todos os meses e todos os dias do ano, o mesmo utilizado nas primeiras etapas, e seus conteúdos já classificados por densidade e importância.

Com seu calendário anual em mãos
Distribuir para cada semana de estudos os conteúdos Muito Importantes, levando também em consideração seu grau de Densidade e defina quais conteúdos/temas você estudará na semana, no caso de conteúdos Densos talvez você precise de várias semanas, para conteúdos médios talvez uma semana ou menos e para conteúdos Leves possivelmente você consiga estudar mais de um conteúdo/tema por semana. Dica não concentre todos os importantes no inicio ou no fim, será melhor distribuir de forma mais equilibrada no tempo, deixando semanas livre para encaixar os próximos conteúdos.

Distribua agora todos os Importantes e na sequencia os Menos Importantes, considerando também a densidade conforme explicado anteriormente.

Pronto! Você terá um planejamento bem realizado, agora é necessário ter energia, motivação e foco para cumprir o planejamento de cada semana!


 

Eu vi ali uma oportunidade de ajudar outras pessoas que passam pelo mesmo problema. Desenvolvi então uma Planilha Grátis que ajuda pessoas que estão estudando para as Provas de Residência Médica a organizarem o seu tempo de estudos da forma correta para obter muito mais sucesso e performance.

Então, bora começar a estudar e chegar no seu objetivo.

 

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL