banner desktop banner mobile

Escolher a Especialidade Medica: Critérios Importantes na Hora da Escolha

Escolher a Especialidade Medica: Critérios Importantes na Hora da Escolha

Como você já sabe a Residência Médica é um passo extremamente importante para os profissionais recém-formados, mesmo que não seja obrigatória, quem decide fazer, precisa escolher a especialidade médica que deseja fazer.

Acontece igualmente ao vestibular, a certeza de qual curso fazer as vezes demora para aparecer e em relação a especialidade médica é a mesma coisa, mesmo depois de 6 anos estudando, as dúvidas aparecem com frequência.

Esse programa de especialidade possui o objetivo de preparar os médicos recém-formados para que possam atuar no mercado de trabalho, tendo um elevado padrão de excelência no atendimento.

Durante toda a especialização, os estudantes passam a ser orientados por grandes médicos de alto nível acadêmico e profissional.

Eles ajudam na solução de casos reais e com isso os alunos conseguem ter uma maior experiência, além dos conhecimentos técnico-científicos que são essenciais para exercerem a profissão.


Melhores dicas para escolher a especialidade médica

Para quem ainda possui algumas dúvidas de qual especialidade fazer, vale a pena conferir algumas dicas importantes.

1. Qual o Perfil de Paciente Você Deseja Atender?

O perfil dos pacientes pode mudar de acordo com as especialidades.

Comece a pensar em qual prognóstico e quais os tipos de doenças você quer trabalhar, essa análise é primordial na hora da sua decisão.

Não da para uma pessoa que não gosta de criança, ser pediatra, entende?

O profissional deve escolher a área que mais gosta de trabalhar, dessa forma fica muito mais fácil fazer o seu trabalho com perfeição.

2. Qual a Sua Demanda Financeira?

A remuneração que você passa a ganhar pode variar dependendo da especialidade que você escolheu.

Com certeza algumas estão ligadas a uma remuneração maior, mesmo que não tenha tanta visibilidade ao longo da carreira.

Outras já possuem uma remuneração menor e a visibilidade enorme, podendo construir um belo nome na sua profissão.

De qualquer forma a escolha da especialidade médica pode fazer seu sucesso financeiro ou não, a certeza é que ela pode acontecer através do seu trabalho e crescimento profissional, que você pode atingir fazendo o que gosta.

3. O que Você Gosta de Estudar?

Talvez aquilo que você goste de estudar não tenha muito a ver com a prática profissional, mas de fato tudo que você gosta de estudar, desenvolve uma facilidade e a dedicação é mais forte também.

Porém mesmo que você prefira estudar uma área especifica, é essencial que você se identifique com a rotina dessa área na pratica, pois é isso que vai acontecer.

4. Qual a Rotina da Especialidade?

Se você deseja fazer medicina intensiva, deve saber que vai passar muitos anos da sua vida em um ambiente fechado de plantão.

Essa rotina também conta bastante no momento da escolha, não adianta nada escolher uma área que você detesta o ambiente, pense nesse lado também.

5. Você Pensa no Reconhecimento Profissional?

Algumas especialidades são essenciais como a radiologia e patologia, mas acabam sendo uma especialidade secundária.

As pessoas costumam se lembrar do obstetra responsável pelo parto, ou do neurocirurgião que tratou o tumor.

Se você é uma pessoa que almeja esse reconhecimento profissional, deve analisar uma área que seja de grande visibilidade na sociedade, como um cirurgião plástico, por exemplo.

6. Qual importância tem a instituição tem na especialidade?

Sem dúvidas algumas especialidades necessitam de grandes centros para aprendizado, mas outras conseguem ser feitas com uma ótima formação em instituições menores.

Quais equipamentos e qual estrutura essa instituição deve fornecer para uma boa residência? Essa é uma pergunta de grande relevância para quem está com dúvidas e ainda não escolheu a instituição para fazer a residência médica.

Muitos questionamentos podem surgir no momento de escolher a especialidade médica, mas com apenas algumas dicas você consegue ter um rumo do melhor caminho na sua vida profissional.

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL