banner desktop banner mobile

Descubra o que te impede de passar na residência médica

Descubra o que te impede de passar na residência médica

Passar na residência médica é um sonho bem presente na comunidade médica. E justamente por ser um sonho compartilhado por tantos médicos, é que a faz tão concorrida. 

Assim, nem todos os médicos conseguem realizar esse sonho, mas a concorrência não é o único motivo disso.

Continue lendo e descubra algumas coisas que te impedem de passar na residência médica. 

Sabotadores 

Sempre falamos muito a respeito dos sabotadores de estudo para os nossos alunos e também aqui no blog

Os sabotadores nada mais são do que coisas que te atrapalham como:

– Redes sociais: O uso delas não é errado, e você não precisa se privar de usá-las. Mas você há de concordar que é bem difícil estudar com a cabeça na internet, sempre dando uma checada nas notificações, se atualizando nos memes e batendo papo com amigos.
– Bagunça: A desculpa “me acho na minha bagunça” não cola mais. Se seu ambiente de estudos for bagunçado, você perderá muito tempo procurando as coisas, tempo que podia ser gasto estudando. Então, mantenha seu ambiente de estudos organizado.
– Barulho: É impossível se concentrar em um ambiente barulhento, pessoas passando o tempo todo, barulho de obra, tv ligada, rádio tocando. Então priorize lugares silenciosos para estudar.
– Preguiça: Um sabotador que pega a todos, não existe uma pessoa que não tenha seus momentos de preguiça. Mas você não pode deixar que ela se estenda e acabe com sua produtividade.
– Autossabotagem: Um grande sabotador são os pensamentos negativos sobre nós mesmos. Evite eles e reconheça suas conquistas, por menor que possa achar que são.

passar na residência médica

Outras coisas que te impedem de passar na residência médica

Além dos sabotadores, existem algumas outras coisas que também te impedem de passar na residência médica. Alguns você precisa corrigir agora, outros, precisa aprender a lidar, confira:

– Falta de disciplina: Grande parte dos candidatos assumem sua falta de disciplina. Muitas vezes a causa desse problema é a falta de organização e de um cronograma de estudos.
– Falta de foco: Esse é outro ponto muito citado pelos alunos. Eles se deparam com a quantidade de conteúdo e querem gabaritar tudo ao mesmo tempo. Porém, acabam não focando no que realmente é importante.
– Rotina puxada: Muitos médicos começam a se preparar durante o internato, ou então tentam conciliar a rotina de estudos com os plantões. Isso pode prejudicar o desempenho do aluno em ambas tarefas.
– Currículo: Em toda profissão ter um bom currículo é importante. Mas na área médica o currículo não é usado apenas no mercado de trabalho, ele é usado para conseguir uma vaga na residência médica, falamos mais sobre isso aqui.
– Não definir suas prioridades: É comum que os médicos se inscrevam em mais de uma especialidade, prestando uma em cada instituição. Isso faz com que ele tenha que estudar mais e não tenha um plano de carreira.
– Achar que só o conteúdo já o suficiente: Os alunos acreditam que o conteúdo sozinho fará milagre. Mas de nada adianta ter o conteúdo se não souber a maneira correta de estudar.

Todos esses pontos impedem que você seja aprovado em residência médica. Agora que você já sabe, pode começar a tomar as medidas corretas para reverter essa situação.

E se precisar de ajuda pode entrar em contato com a nossa equipe de especialistas, eles estão prontos para te ajudar.

Um forte abraço, até a próxima. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre novidades e dicas super importantes: Facebook, Instagram, Youtube

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL