Dicas Fáceis de Como escolher Especialidade Médica ideal para você

Dicas Fáceis de Como escolher Especialidade Médica ideal para você

Se você está com dúvidas sobre como escolher especialidade médica ideal para você, acredite, você não é o único.

Essa dúvida é uma das mais comuns e a maioria dos aspirantes a residência se pegam ao longo do curso de medicina procurando a melhor opção de especialidade para se dedicar na sua residência.

Conversando com a Coach Cris Padula, que faz parte da minha equipe e que trabalha ha alguns anos com planejamento e direcionamento de carreira, pedi que ela me desse algumas dicas de:

» Como escolher Especialidade Médica Ideal para Você

“A escolha pode ser um processo demorado e deve ser feita com calma, pois aquilo é o que determinará o que você, como médico, poderá realizar na sua carreira” comenta Cris!

A escolha da especialidade correta na residência médica pode ser um longo e demorado processo que precisa considerar uma série de fatores.

Quando o aluno começa a procurar as opções de especialidades que possam ter um significado maior para sua carreira médica.

É necessário considerar desde as suas aptidões, até mesmo a sua personalidade, características individuais e o que irá almejar conquistar em sua carreira como um médico especialista.

Cris Padula complementa que

“Esses fatores podem ser complicados de responder nos primeiros anos e é por isso que muitos profissionais indagam a necessidade de começar a pensar e desenvolver o assunto quando estiver na metade do curso de medicina.”

Com os conhecimentos em andamento você poderá definir quais áreas te agradam, o que desperta mais interesse e se imaginar realizando as tarefas com base em uma especialidade podendo facilitar sua escolha na residência médica.

» Analisando o que você gosta de estudar e outros princípios

Cris Padula diz que, durante os anos letivos do curso de medicina é possível identificar matérias e outros fatores que te agradam muito mais do que outros.

Isso é natural e a maioria das pessoas começam a despertar o seu interesse pela especialidade médica a partir desse momento.

Uma dica preciosa de Cris é:

“Comece a notar o seu interesse e verifique o que te agrada mais no momento de estudar seja saúde coletiva, anatomia humana, doenças infecciosas e parasitárias ou inclusive, psicologia médica.”

Tente se imaginar em algumas dessas áreas, e também é importante saber o que deseja para o seu futuro profissional.

Cada característica desejada de fato pode te direcionar para uma opção de especialidade médica favorável.

“Se a ideia é encontrar a especialidade ideal para que consiga prestar concurso de residência médica com tranquilidade então você deve separar tudo que pode influenciar na sua escolha e pensar no futuro pode ajudar a escolher.” Completa Cris.

» Dicas Fáceis de Como escolher a Especialidade Médica ideal para você

Cris Padula deixou algumas dicas super fáceis de como você pode escolher a especialidade médica mais ideal para você.

A escolha da sua especialidade precisa ser racional, e não apenas uma mera escolha que fora tomada em um momento de afobação.

É um momento de grande importância para a vida profissional por isso precisa analisar as suas opções seguindo três aspectos considerados principais.

› O primeiro

Trata-se da qualidade de vida que a especialidade proporciona.

Se possível converse com outras pessoas que optaram por especialidade para saber a realidade.

› O segundo

Aspecto está relacionado com a remuneração.

Verifique se a sua opção de especialidade médica proporciona a remuneração que você almeja e se a mesma remunera os profissionais de acordo com as funções que serão realizadas no ambiente médico.

› O terceiro

Aspecto é o prazer ou conforto em lidar com o paciente daquela especialidade.

Questione-se sobre a opção que escolheu e veja se ela pode promover o prazer que almeja no trabalho.

Cris Padula ainda orienta que é interessante procurar lidar com a escolha da especialidade na residência médica com um máximo de naturalidade, e que você não deve apressar essa escolha.

Caso enfrente as dificuldades no futuro você pode buscar ajuda, existem algumas formas de Como escolher Especialidade Médica ideal para você, que te ajudará definir em quais áreas teria mais prazer no trabalho.

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL