banner desktop banner mobile

Dicas de estudo para as provas de Residência Médica

Dicas de estudo para as provas de Residência Médica

Estudar nem sempre é uma tarefa fácil, mas algumas dicas de estudo podem tornar essa tarefa mais eficiente.

Muitas vezes nos atolamos de conteúdo e não conseguimos tirar o máximo proveito dele. Principalmente quando está se preparando para provas de residência médica.

São muitas horas de plantões, internato, vida pessoal, e ai precisa conciliar com os estudos para a residência médica.

Se você compartilha dessa mesma dificuldade como tantos outros estudantes de medicina e médicos, leia este artigo e confira dicas de estudo para te ajudar nesta preparação. 

Dicas de estudo para as provas de residência médica

  1. Não se prenda apenas à leitura

Basear seu estudo apenas na leitura pode não ser totalmente eficiente, porque você pode se distrair facilmente conforme lê. 

Umas das técnicas de estudo que pode te ajudar, é escrever e fazer anotações dos pontos importantes. Como resumos, tópicos, mapas mentais, flashcards.

Isso fará com que você assimile melhor o conteúdo e fixe ele na mente.

Confira outras técnicas para te ajudar a fixar o conteúdo em sua mente.

  1. Prefira escrever à mão

Muitas pessoas preferem digitar o conteúdo que precisa estudar. Mas quando a pessoa escreve à mão, ela consegue formar uma linha de raciocínio. E a atenção naquilo que se escreve é bem maior do que se ela estivesse digitando.

  1. Acabe com o que tira seu foco

A hora de estudos é muito importante e deve ter respeitada. Então, afaste tudo que pode tirar seu foco, desligue os eletrônicos, se afaste de grandes aglomerados de pessoas, barulhos, bagunças.

Confira os principais sabotadores de estudos. 

  1. Use um planner

O planner é usado para a organização dos seus estudos. Desde distribuição dos conteúdos de acordo com a sua rotina e ver a sua evolução e dedicação durante as semanas.

Assim, você conseguirá ficar muito mais organizado e focado no seu objetivo.


Dicas de estudo


  1. Use mapas mentais 

Faça uso de mapas mentais na hora de fazer seus resumos. Essa forma visual de estudos ajudará você a gravar o conteúdo. Aproveite para fazer uso de cores, setas, grifando palavras.Esse recurso chama atenção do seu cérebro para aquele ponto.

  1. Adote um método de revisão

De que vai adiantar estudar todo conteúdo e não fazer pequenas revisões dos temas? Nosso cérebro precisa dessa revisão para entender que o conteúdo é relevante.

Tire um momento para revisar a matéria da semana e realizar exercícios. Essa prática deixa seu cérebro mais acostumado à rotina.

  1. Local de estudo organizado

Ninguém consegue se concentrar com bagunça ao redor. Ter que parar de estudar para procurar algo, fará você perder o foco. Então mantenha tudo organizado e de fácil acesso.

  1. Cronograma de estudo

O cronograma de estudos vai ajudar você a organizar o conteúdo e o tempo que gastará em cada tema. Além de te lembrar das revisões e exercícios. 

Criar uma rotina de estudos não é nada fácil. Mas com dedicação e um cronograma de estudos específico para você, essa tarefa será mais fácil. 

E se precisar de ajuda pode entrar em contato com a nossa equipe de especialistas, eles estão prontos para te ajudar.

Um forte abraço, até a próxima. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre novidades e dicas super importantes: Facebook, Instagram, Youtube

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL