5 Dicas para um feriadão produtivo nos estudos

5 Dicas para um feriadão produtivo nos estudos

Mais um feriadão se aproxima! A alegria de poder descansar, rever os amigos e a família motiva muitas pessoas durante essa época. Quem não gosta de um descanso prolongado, não é mesmo?

A possibilidade de ficar longe dos trabalhos é um convite para descansar totalmente e se livrar, mesmo que durante apenas alguns dias, das preocupações da rotina. Esse comportamento é natural dos seres humanos, porém, para quem pretende garantir a vaga na Residência Médica os feriados prolongados devem ser usados com bastante estratégia.

A equipe do Medcoach sempre reforça junto aos participantes a necessidade de estabelecer uma rotina que contemple momentos de lazer e relaxamento. Eles são fundamentais, não só para os médicos, mas para qualquer profissional que pretende estabelecer uma rotina saudável e de alta performance.

Sem dúvidas, descansar deve ser um dos seus objetivos durante um feriado, mas é preciso utilizar esse tempo em prol da sua mente e dos seus estudos. Se você já está desanimado só de pensar em estudar durante a Páscoa, fique atento às dicas abaixo!

Não desligue!

Mesmo que a sua vontade seja de puro descanso, vale lembrar que cada dia de estudos vai fazer a diferença no momento da prova. Ficar entre 3 e 4 dias sem estudar nada pode resultar numa queda significativa do seu ritmo. Diminuir o ritmo é algo natural, porém, deixar tudo de lado não é a melhor forma de descansar, você pode até se sentir culpado pelo tempo perdido!

Equilibre o lazer com o dever

Da mesma forma que você não deve abandonar os estudos, não é recomendável focar somente neles. Feriados prolongados são ótimas oportunidades para se exercitar, ler aquele livro que está na sua lista ou assistir um filme. Relaxar é fundamental para manter sua mente ativa, satisfeita e renovada.

Quem vive só de obrigações vai se sentir sufocado e desmotivado com tanta pressão. Aproveite a quebra da rotina para cuidar de si durante parte do dia! Assim você terá energia e disposição para estudar com qualidade.

Cuidado com os sabotadores

Você está prestes a abrir a apostila e focar nos estudos. Seu celular toca. É aquele amigo de longa data te convidando para um churrasco que vai durar o dia todo. O que você faz?

É natural que um convite como esse desperte um grande interesse. Mas é diante de certas situações que você consegue mensurar seu foco e sua motivação. Infelizmente esses convites faz parte do rol dos sabotadores de estudos, que nada mais são do que atitudes e pensamentos que te afastam das suas metas e obrigações.

Tenha cuidado com os sabotadores!

Aproveite para colocar o sono em dia

A Faculdade de Medicina e o próprio exercício da profissão em plantões exigem muito preparo físico e mental. Nem sempre você vai ter tempo para repor um dos principais combustíveis para a alta performance de estudos: o sono.

Aproveite seu feriado para dormir um pouco mais. Essa dica vale ainda mais se você está se sentindo esgotado e com o sono atrasado. Não se trata de ficar na cama até meio dia. O ideal é dormir um pouco mais cedo e assim garantir pelo menos 6 horas de sono em uma noite. Se você utilizar seu feriado apenas para lazer e para ficar acordado até de madrugada, é bem provável que seu plano de estudos seja impactado negativamente.

Some forças!

Juntos todos podem ir mais longe. Se você tem amigos ou conhecidos que também estão precisando estudar no feriado, por que estudar sozinho em vez de se juntar para estudar? Todos podem sair ganhando com a formação de uma “força tarefa coletiva” durante o feriado.

É claro que um grupo de estudos precisa ser organizado para que não se torne uma bagunça. Porém, se cada um dos integrantes mantiver o foco, o grupo pode ser uma ótima ferramenta para tornar o estudo mais rico e estimulante, ainda mais em um feriado.

Estudar no feriado é algo que ninguém gosta de fazer. Mas manter o foco é fundamental para chegar preparado para as provas. Pense que um ano de muito esforço pode ser recompensado com a tão sonhada vaga.

 

Veja mais 16 dicas para eliminar tudo que tira o seu foco dos estudos!

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

 

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL