banner desktop banner mobile

Especialidade médica em Nutrologia, bem-estar e saúde!

Especialidade médica em Nutrologia, bem-estar e saúde!

Você já ouviu falar especialidade médica em Nutrologia?

 É gradual a preocupação com o bem-estar e saúde pessoal e geral. Dessa forma, a nutrologia é a medicina voltada ao estudo de nutrição humana, como doenças relacionadas a distúrbios de nutrientes, como obesidade, desnutrição proteico-calórica, distúrbios do metabolismo

Para se tornar um bom nutrólogo é necessário dominar as demais áreas médicas como: nutrição, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia. A interação com essas outras áreas é frequente e visa sempre uma melhor assistência ao paciente.

Leia também: Vai prestar prova de residência médica em 2020?

Quer saber mais sobre a especialidade? Continue lendo esse artigo!

O que é a especialidade médica em Nutrologia?

especialidade em nutrologia

Como dito anteriormente, a nutrologia estuda distúrbios de nutrientes. Desde 1978 a nutrologia é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

As áreas de atuação reconhecidas pelo CFM são: Nutrologia Enteral e Parenteral, Nutrologia Pediátrica, Nutrologia Enteral e Parenteral e Pediátrica.

É importantíssimo que o nutrólogo se atente às atualizações, pois o campo de estudo de nutrição tem ganhado muita relevância e diversas novas pesquisas são realizadas. Portanto, é necessário uma constante atualização nesta área médica.

Leia também: Especialidade médica em Neurologia, sabia mais sobre!

Como é o dia a dia do nutrólogo?

especialidade em nutrologia

A rotina na especialidade médica em Nutrologia depende da situação de cada paciente. 

Entretanto, algumas características são fundamentais para uma boa atuação médica. O nutrólogo deve ter empatia com o paciente, uma vez que alguns fatores que impeçam uma boa alimentação e, consequentemente, má ingestão de nutrientes, podem ter consequências psíquicas.

Além disso, é necessário que domine conhecimentos patológicos e cirúrgicos ampliados, visto que a faixa etária de pacientes pode variar e a nutrição é intimamente relacionada com as fases do desenvolvimento humano.

Para que o médico tenha uma performance excelente e que ajude ao máximo o paciente, é importante que ele saiba trabalhar em equipe, pois muitas vezes o paciente terá auxílio de outras especialidades médicas e não-médicas.

Leia também: Dúvidas frequentes sobre Residência Médica, saiba mais!

Mercado de trabalho para nutrólogo

nutrologia

A nutrologia é uma especialidade considerada em ascensão. Há um aumento de doenças crônico-degenerativas relacionadas à nutrição clínica.

Nesse sentido, o nutrólogo tem uma gama de atuação, como em clínicas e hospitais, podendo atuar em áreas preventivas, diagnósticas e terapêuticas em diversas especialidade.

Além disso, muitos médicos atuam em domicílios – levando em consideração a dificuldade de locomoção de muitos pacientes.

No Brasil a quantidade de médicos nutrólogos em atividade é insuficiente. De acordo com o CFM, há pouco mais de 1.800 especialista, sendo que 78% trabalha nas regiões Sudeste e Sul – o que deixa as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste com mais escassez.

Aproveite e veja também um vídeo sobre a escolha da especialidade médica:

Contudo, se precisar de ajuda, pode entrar em contato com a nossa equipe de especialistas, eles estão prontos para te ajudar.

Por fim, um forte abraço, até a próxima. 

Conheça, então, os nossos programas!

Portanto, siga-nos nas redes sociais e receba sempre novidades e dicas super importantes: Facebook, Instagram, Youtube, TwitterLinkedin.

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL