banner desktop banner mobile

Especialidade médica em Ortopedia e Traumatologia, saiba mais sobre!

Especialidade médica em Ortopedia e Traumatologia, saiba mais sobre!

Você já ouviu falar sobre especialidade médica em Ortopedia e Traumatologia?

A Ortopedia e Traumatologia é a especialidade médica que aplica métodos clínicos, físicos e cirúrgicos para tratar e corrigir lesões e deformações ósseas, dos músculos, tendões, articulações e ligamentos.

A ortopedia é utilizada há milhares de anos, mas de forma arcaica. Já foram encontradas talas, feitas de bambus, madeira ou acolchoados com linho em centenas de múmias.

Além disso, há evidências do uso de muletas por povos antigos, mostrando que havia preocupação sobre os membros do corpo humano.

Leia também: Especialidade médica em Otorrinolaringologia, sabia mais sobre!

Quer saber mais sobre a especialidade médica em Ortopedia e Traumatologia? Continue lendo esse artigo!

O que é a especialidade médica em Ortopedia e Traumatologia?

especialidade médica em ortopedia e traumatologia

A especialidade médica em Ortopedia e Traumatologia tem foco de atuação em esqueleto apendicular e o esqueleto axial. Na maioria das vezes, as estruturas e articulações são atingidas por patologias degenerativas, traumáticas, neoplásticas e infecciosas.

A traumatologia lida com traumas do aparelho músculo-esquelético, enquanto a ortopedia trabalha com a preservação e restabelecimento funcional de músculos, ossos, articulações e ligamentos. Em resumo, atua em elementos relacionados ao aparelho locomotor.

Com o aumento da expectativa de vida e envelhecimento do ser humano, a especialidade médica em Ortopedia e Traumatologia teve um crescimento em todo o mundo.

Além disso, houve uma melhoria nas tecnologias envolvendo materiais e, consequentemente, resultados cirúrgicos.

Isso se dá por conta da vantagem da ortopedia no cotidiano do individuo, visto que com esse avanço tecnológico, essa especialidade médica garante um retorno da locomoção do paciente.

A medicina do esporte é outro campo de atuação muito relevante para esta especialidade médica, onde é trabalhado o tratamento de problemas relacionados à exercícios físicos e esportes, de alto ou baixo nível.

Dessa forma, especialista atua no tratamento de lesões do sistema músculo-esquelético que envolve os tendões, músculos, cápsula e ligamento articulares e os ossos nos variados aspectos.

Ademais, ele também atua na orientação de pacientes que queiram praticar atividades esportivas de maneira saudável, evitando futuras lesões.

Leia também: Dúvidas frequentes sobre Residência Médica, saiba mais!

Como é o dia a dia do ortopedista e traumatologista?

especialidade médica em ortopedia

Por ser uma especialidade clínica-cirúrgica, o ortopedista tem uma gama de variedade para escolher na hora de trabalhar e separar a carga horária entre ambulatórios, pronto-socorros, centro-cirúrgicos, consultório e instituições acadêmicas para pesquisas e ensinos.

O especialista de ortopedista e traumatologista já foi visto como um médico frito e, muitas vezes, agressivo. Portanto, para que um médico se diferencie no mercado e querido por seus pacientes, é importante observar esses quesitos.

A residência médica para especialista em ortopedia e traumatologia

Por muitos anos, a residência de Ortopedia e Traumatologia foi dominada por homens e teve características militares. Entretanto, nos últimos anos houve uma adesão maior por parte das mulheres.

Com uma carga horária cada vez maior e a prova de título que exige um estudo superior do que outras especialidades, a residência em ortopedia e traumatologia tornou-se, assim, trabalhosa e difícil, apesar de ser mais viável.

Por quê viável?

A residência em Ortopedia e Traumatologia é de acesso direto, ou seja, não há a necessidade de ter concluído nenhuma outra residência prévia, como clínica médica, por exemplo.

São três anos de treinamento em serviço prático, sendo dividido em:

  • 10% em unidade de internação
  • 25% em ambulatório
  • 20% em pronto socorro
  • 25% em centro-cirúrgico

Leia também: Entenda a diferença entre Medcel e Medcurso

Mercado de trabalho para especialidade médica em Ortopedia e Traumatologia

especialidade médica em traumatologia

Como dito anteriormente, há uma maior expectativa de vida e aumento do envelhecimento populacional. Com isso, tem-se uma exigência maior da presença e cuidados de ortopedistas e traumatologistas.

Tantos em hospitais do SUS, quanto em clínicas particulares de grandes centros, é necessário a presença de ortopedistas por conta de traumas decorrentes de acidentes de trânsito.

Além disso, muitas pessoas estão abandonando o sedentarismo e procurando especialistas para orientá-los em atividades físicas saudáveis, para evitar lesões, ou até mesmo para o tratamento delas.

Em uma pesquisa, realizada em 2013, no Estados Unidos, foi comprovado que os ortopedistas são a especialidade mais satisfeita com a escolha da área.

Conquistas da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

orto traumatologia

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) é conveniada da Associação Médica Brasileira (AMB) e possui em torno de 16 mil médicos ortopedistas no Brasil.

Dentre as maiores conquistas da SBOT estão:

  • Incentivo à formação e atualização de seus associados;
  • A defesa pela valorização profissional e remuneração digna dos ortopedistas;
  • Promoção de qualificação e condições dignas e éticas de desempenho profissional dos ortopedistas e atendimento de excelência à população, indistintamente.

viavel ortopedia e traumatologia

Então, aproveite e veja também um vídeo sobre as dificuldades da Residência Médica, da nossa série Fatos e Verdades:

Contudo, se precisar de ajuda, pode entrar em contato com a nossa equipe de especialistas, eles estão prontos para te ajudar.

Por fim, um forte abraço, até a próxima.

Conheça, então, os nossos programas!  

Portanto, siga-nos nas redes sociais e receba sempre novidades e dicas super importantes: Facebook, Instagram, Youtube, TwitterLinkedin.

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL