banner desktop banner mobile

Especialidade médica em Otorrinolaringologia, saiba mais sobre!

Especialidade médica em Otorrinolaringologia, saiba mais sobre!
Você já ouviu falar especialidade médica em Otorrinolaringologia?

A otorrinolaringologia é a especialidade médica clínico-cirúrgica responsável pelo tratamento de patologias que ocorrem no ouvido, boca, nariz e garganta.

Dos cinco órgãos dos sentidos, três – audição, olfato e paladar – são estudados pelos otorrinolaringologistas, mostrando a importância dessa especialidade para a vida humana.

Leia também: Especialidade médica em Nutrologia, sabia mais sobre!

Quer saber mais sobre a especialidade médica em Otorrinolaringologia? Continue lendo esse artigo!

O que é a especialidade médica em Otorrinolaringologia?

especialidade médica em Otorrinolaringologia

Em primeiro lugar, apesar de ser uma especialidade de grande importância, a otorrinolaringologia é estudada de forma bastante superficial pelos acadêmicos na maioria das faculdade do Brasil.

Dessa forma, é muito comum alguns residentes terem a sensação de ter pouco conhecimento sobre a especialidade no primeiro ano de residência.

Entretanto, a otorrinolaringologia é uma das especialidades que mais teve desenvolvimento científico e tecnológico nos últimos anos. Radiologia, endoscopia, microcirurgia e uso de informática encorporaram a rotina dos profissionais.

A residência de otorrinolaringologia tem duração de três anos e, nela, tanto a atividade clínica ambulatorial, quanto a cirúrgica é desenvolvida desde o primeiro ano.

Dessa forma, as atuações na residência é divida em ambulatoriais, cirurgias, plantões em emergências, atividades acadêmicas e de pesquisa, tendo, assim, uma diversidade de atividades.

Na maioria dos centros de ensino, as atividades ambulatoriais são separadas em gerais, quando os pacientes são atendidos pela primeira vez e casos clínicos simples e específicos, como rinologia, laringologia, ouvido crônico e faringoestomatologia.

Como é o dia a dia do otorrinolaringologista?

especialidade médica em Otorrinolaringologia

Como dito anteriormente, o otorrinolaringologista tem uma especialidade mista, uma vez que engloba as áreas clínicas e cirúrgicas. Dessa forma, normalmente é distribuído os horários de trabalho entre turnos de cirúrgicos, turnos consultório e, algumas vezes, plantões.

Além das consultas, é realizado alguns procedimentos, como remoção de cerúmen e cáseo, manobras diagnósticas de patologias vestibulares periféricas, videoendoscopia nasal e videolaringoscopia.

Já em relação às cirurgias, as mais realizadas são timpanoplastia, adenoamigdalectomia e septoplastia.

Em plantões, além das consultas rotineiras, são realizados alguns procedimentos como remoções de corpos estranhos em narizes, ouvidos e gargantas.

Em geral, os otorrinolaringologistas trabalham em clínicas particulares, consultórios próprios ou em hospitais públicos – mediante a concurso.

Apesar da grande demanda de cirurgias, há um alto investimento inicial para a compra de aparelhos e ter um consultório próprio ou uma sala em clínica particular.

Mercado de trabalho para especialidade médica em Otorrinolaringologia

especialidade médica em Otorrinolaringologia

De acordo com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), no último censo de 2012 foi mostrado que há 7.040 profissonais para 5.665 municípios do país, incluindo Brasília.

Dos 7.040 especialistas, 6.237 concentram-se nos centros urbanos com mais de 100 mil habitantes.

3.887 atuam em capitais e 3.153 em cidades do interior. Apenas 27 atuam em municípios com menos de 20 mil habitantes.

O Norte possui apenas 3% da participação dos profissionais com especialidade médica em Otorrinolaringologia. Praticamente 60% estão concentrados na região Sudeste do país.

curiosidades otorrino

Então, aproveite e veja também um vídeo sobre a escolha da especialidade médica:

Contudo, se precisar de ajuda, pode entrar em contato com a nossa equipe de especialistas, eles estão prontos para te ajudar.

Por fim, um forte abraço, até a próxima. 

Conheça, então, os nossos programas!

Portanto, siga-nos nas redes sociais e receba sempre novidades e dicas super importantes: Facebook, Instagram, Youtube, TwitterLinkedin.

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL