banner desktop banner mobile

É difícil estudar para o Concurso de Residência Médica! O que Fazer?

É difícil estudar para o Concurso de Residência Médica! O que Fazer?

Se você não consegue estudar para o concurso de residência médica porque não se concentra, se distrai, não tem foco, falta motivação, enrola e não estuda, prefere fazer 1001 coisas do que estudar e quer muito entrar na residência médica este conteúdo é para você e sugiro que você leia até o final!

Estudar para o concurso de residência médica

Tenho acompanhado muitos médicos que estão se preparando para as provas para ser aprovado no concurso de residência médica nos últimos anos e identifiquei que o principal motivo de não conseguirem estudar é a falta da clareza mental em relação ao real motivo que está estudando, que geralmente é definido em processos de planejamento de carreira.

Para ficar fácil você entender acompanhe comigo este raciocínio:

Você já ouviu a frase ou ditado “quem trabalha por dinheiro não será feliz”, pois bem, este ditado é muito simples e muito mal compreendido por muitas pessoas, porque a mensagem dele está escondida em palavras que não são ditas.

Se fossemos reescrever este ditado com todas as palavras escondidas teríamos algo assim “o trabalho é sua forma de ganhar dinheiro, para que  possa realizar seus sonhos, viagens, desfrutar a vida, ter o conforto da sua casa, ter a oportunidade de estudar, ter o carro que desejar, então sempre trabalhe pensando no resultado final que conquistará com o dinheiro que ganhar dele”.

E porque este ditado funciona para os estudos para o concurso de residência médica? Simples, porque a essência é a mesma.

Quem estuda pensando em passar na prova não vai ter grande motivação para estudar,  porque ter que estudar para passar em uma prova é algo muito chato. Imagine você estudar por 2 anos mais de 3456 horas em cursos preparatórios e estudos em casa para ir prestar uma prova que dura menos de 5 horas. Você acha que seu cérebro compreende isso? Claro que não!!!

Saiba mais dicas de coaching para ficar totalmente preparado para a residência.

Guia de estudar para o concurso de residência médica

Seu cérebro é treinado e feito para te proporcionar o menor esforço e sempre buscar o caminho mais fácil, assim cada vez que você vai estudar, seu cérebro de forma consciente ou inconsciente te domina e diz assim:

“Hummm acho que tem algo errado, estou eu aqui novamente sentado para estudar para prestar uma prova de menos de 5 horas, que péssimo negócio estou fazendo, acho melhor aproveitar meu tempo com algo mais motivador”

ou

“Nossa mais que chato estudar, porque estou aqui de novo fazendo isso? Não entendi bem até agora porque tenho que estudar”

Então agora que você entendeu está pronto para começar a mudar sua realidade.


» O segredo número 1 para conseguir estudar para o concurso de residência médica é:

Defina o Propósito: Escreva como será sua vida depois que for um especialista e todos os dias leia as respostas destas perguntas antes de começar a estudar!

Duvidas especialidades

Responda as perguntas:

  1. Como você deseja que seja sua rotina de trabalho, quantas horas por dia, semana, plantões ou não?
  2. Quanto você deseja ganhar $$ mensalmente
  3. Onde você gostaria de trabalhar? Cidade, Hospital, Clínica, etc.
  4. Com qual frequência deseja viajar e para quais lugares deseja viajar?
  5. O que você deseja comprar como: casa, carro, etc?
  6. Como você quer seja seu tempo livre? Quanto? Para quê?
  7. Quais são as coisas mais importantes para você no seu trabalho como especialista?

Para você avaliar se vale a pena, faça as contas comigo:

Você pode se dedicar 1 a 2 anos de estudos, passar na prova e desfrutar de uma vida de médico especialista por 25 a 30 anos de carreira ou você pode dedicar 1 a 2 anos para curtir a vida em festas, viagens, baladas, trabalho  para ganhar dinheiro e depois ficar mais 25 a 30 anos vivendo a vida de Clínico Geral, o que você acha que seria melhor para você?

Estudar para o concurso de Residência Médica

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre novidades e dicas super importantes: Facebook, Instagram, Youtube

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL