banner desktop banner mobile

Medgrupo: conheça mais sobre!

Medgrupo: conheça mais sobre!

O Medgrupo é uma empresa brasileira, criada em fevereiro de 1997, na cidade do Rio de Janeiro, pelo médico Cassio Engel, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Há mais de 20 anos no mercado, a empresa carioca possui um amplo leque de produtos e serviços, que vão de aulas presenciais ao ensino à distância, além de uma vasta coleção de livros de especialidades médicas para treinamento de médicos e estudantes de medicina.

Como dito anteriormente, a sede do Medgrupo é no Rio de Janeiro, mas a instituição possui mais de 140 filiais por todo o território brasileiro.

Leia também: Entenda a diferença entre Medcel e Medcurso

Cursos preparatório Medgrupo

Medcurso

intensivo medgrupo

Extensivo Medcurso

O Medgrupo oferece dois programa extensivos, de forma anual. O programa extensivo medcurso (ciclo 1) e o Extensivo Med (ciclo 2).

Primeiramente, o programa Extensivo Medcurso foi separado para acadêmicos do quinto ano e é dividido em blocos: os temas médicos são definidos por áreas e trabalhados por definição, sintomas, sinais, diagnósticos, tratamento e prognósticos.

MED

medgrupo med

As aulas do curso MED foram criadas para estudantes do último ano de graudação (6º ano) e podem ser vistas tanto de forma presencial, quanto online.

Os professores, tanto no palco ou em vídeo, iniciam suas aulas iniciando com as síndromes, sinais e sintomas (apresentados através dos desafios diagnósticos ‘HYPOTHESIS’).

Depois disso, dão início, no sentido inverso, na direção das diversas doenças que podem justificá-los. Dessa forma, o diagnóstico diferencial, é um método eficiente para concursos e provas.

Aulas de revisão MED

As aulas de revisão ocorrem de maneira online e todos os alunos ativos do curso MED podem participar. Os alunos podem assistir via tablet e smartphone – Android e IOS, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Por que fazer os cursos do Medgrupo?

cursinho med

Assim como os estudantes se dedicam arduamente para conseguir uma vaga na universidade, a residência médica exige o mesmo esforço para o ingresso no programa.

Devido a isso, foram criados os cursinhos preparatórios, bem próximos ao que muitos estudantes fizeram na época do vestibular.

Um deles é o intensivão Medcurso, da equipe Medgrup, que aborda o conteúdo que será cobrado na prova, sendo um auxílio para os futuros residentes que querem driblar a ampla concorrência do concurso.

Mas, por que participar desses cursinhos? A resposta para isso chega a ser obvia, mas muitos estudantes ainda se questionam se isso é realmente necessário.

Os cursos preparatórios são considerados a forma mais prática para estudar tudo que é necessário ao exame, que aborda as cinco grandes áreas da medicina.

Em geral, é um conteúdo muito vasto e a maioria dos candidatos se perde estudando sozinho.

Seja pela falta de tempo ou até mesmo por não saber o que realmente estudar, os cursinhos como o Medcurso se encaixam perfeitamente no que estes profissionais precisam.

Lógico que é possível fazer o concurso sem necessitar do cursinho, mas sabendo da concorrência, que é tão ampla quanto no vestibular, porque então deixar de contar com esse recurso?

Leia também: Como ter foco nos estudos para a residência médica – Fatos e verdades #7

É realmente necessário fazer um cursinho preparatório?

cursinho medgrupo

Muitos estudantes ficam tão desesperados para a prova de residência médica, que a primeira coisa que fazem ao sair da faculdade de medicina é se matricular em um cursinho preparatório, seja do Medgrupo ou qualquer outro.

Eles acham que fazendo isso, estarão na frente dos outros candidatos e terão todo conteúdo necessário. Dessa forma, seus problemas estariam resolvidos. Mas não é bem assim que funciona.

Realmente existem cursinhos ótimos no mercado, como o intensivão medcurso que falamos, e outros que já citamos aqui no blog. Entretanto, o cursinho não te prepara de fato para a prova de residência médica.

O cursinho te dará todo conteúdo, mas de que esse conteúdo vai adiantar se você não souber estudar corretamente? Você só estará jogando dinheiro fora.

A preparação para residência médica envolve muito mais que só ter o conteúdo. O conteúdo é muito importante, mas você só irá tirar proveito dele, se souber como estudar.

Os cursinhos preparatórios são ótimos, mas são projetados para atender várias pessoas ao mesmo tempo, e ninguém aprende do mesmo jeito.

Já aconteceu de você pegar o resumo de um amigo para estudar para as provas, seu amigo foi muito bem, mas você não? Isso acontece porque aquele era o método de estudos dele, não o seu.

Por isso, é fundamental que você tenha seu próprio método de estudos, e não deixe para última hora outros pontos importantes do preparo para as provas.

Leia também: Cronograma de estudos para residência médica- Fatos e verdades #8

Custo-benefício

custo-benefício cursinho

Os custos com o cursinho são altos, e quanto mais conhecido ele for, mais caro será. Esse fator pode ser um problema, principalmente se você ainda estiver arcando com os custos da faculdade, ou viver da renda dos seus plantões.

Isso não significa que é um erro fazer um cursinho preparatório, muito pelo contrário, existem ótimos cursinhos.

A questão é que você corre o risco de não se adaptar a ele, e se isso acontecer, você perderá tempo e dinheiro, além de fazer com que você fique desmotivado.

Dessa forma, priorize métodos personalizados de estudo. Eles suprirão suas necessidades.

Veja também um vídeo sobre como escolher a Residência Médica:

E se precisar de ajuda pode entrar em contato com a nossa equipe de especialistas, eles estão prontos para te ajudar.

Um forte abraço, até a próxima. 


Siga-nos nas redes sociais e receba sempre novidades e dicas super importantes: Facebook, Instagram, YoutubeTwitterLinkedin

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL