O que fazer para conseguir estudar para a residência médica?

O que fazer para conseguir estudar para a residência médica?

Ter dificuldades ao estudar para residência médica pode ser mais comum do que a maioria das pessoas imaginam, principalmente quando se trata de algo que é grandioso como o concurso de residência médica.

Acontece que para ter mais chances de se sobressair na prova de residência médica é necessário a pessoa se dedicar aos estudos e até mesmo criar uma rotina que possa te ajudar estudar vários assuntos que foram pauta nas aulas do curso médico.

Quando a pessoa precisa enfrentar uma longa rotina de estudos é comum a desmotivação surgir em grande quantidade no dia a dia, porém para que as pessoas que almejam se tornar médicos especialista consigam obter a nota interessante, é mais que necessário se dedicar.

Em concurso de residência médica é comum que tenha muitas pessoas inscritas para poucas vagas, e é por isso que você deve começar a mudar a sua rotina priorizando o estudo.

Na verdade, não existe um segredo que possa te ajudar a conseguir estudar para residencia médica e obter uma boa nota no concurso.

Pelo contrário, os segredos que estão diante das pessoas que se destacam são justamente a sua dedicação e o empenho diário nos estudos.

Se deseja obter uma vaga para a residência deve colocar o seu objetivo acima de todas as prioridades para que o estudo se torne um hábito natural e prazeroso durante seu dia a dia.

 

» Desenvolvendo formas de se dedicar a estudar para residência médica

Você deve criar uma rotina estabelecendo horários e até mesmo criar a sua planilha que demonstre quando deve mudar a forma como estuda.

Procure colocar em uma planilha informações quanto ao horário que começa todos os estudos, quando deve encerrar o estudo do dia e até quais serão os dias da semana que tende a se dedicar para estudar conteúdos, fazer exercícios, elaborar resumos, verificar conteúdos passados e até mesmo fazer provas.

Com isso tudo estabelecido é mais fácil conseguir estudar para a residência médica.

Para a pessoa que deseja obter uma boa nota no concurso, e ainda conseguir ingressar na residência deve ter conhecimento sobre a dedicação e empenho necessário para aumentar o seu preparo e por isso que estudar todos os dias deve fazer parte da sua rotina.

Ao criar essa planilha, pode-se controlar tudo o que realiza no seu dia sem desperdiçar suas horas de estudos.

 

Saiba mais dicas de coaching para ficar totalmente preparado para a residência.

 

» O plano de estudo é muito bem-vindo para a prova de residência médica

A pessoa que deseja obter uma boa nota na prova de residência médica de fato precisa entender o quanto é relevante o desenvolvimento de seu plano de estudo.

Com esse planejamento você consegue determinar qual matéria deve estudar, o que relevar em algum dia da semana, quais assuntos tem a dificuldade e precisa procurar orientação e tudo o que torna relevante para o seu estudo.

Tudo isso tem o impacto ao estudar para residência médica.

Determine o seu objetivo e com auxílio do plano de estudos é possível ter a chance maior de conquistá-lo.

Antes de elaborar certifique-se de separar os assuntos que tem mais dificuldades, daqueles que tem mais “facilidade” em entender.

Os considerados difíceis podem ter mais tempo de dedicação, e a pessoa deve colocá-los como a matéria inicial a ser estudada no seu dia que é o momento onde você se encontra mais empenhado e tende a se dedicar.

Aos poucos você pode criar uma rotina saudável de estudos, e percebe que o ato de estudar para a residência médica se tornou algo natural da rotina.

Pegue gosto por estudar e tente traçar metas pequenas a cada fase para os estudos, pois isso tende a te instigar a se dedicar cada vez mais aos estudos para o concurso de residência médica. Faça o teste e pode notar a eficácia.

 

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL