O sono é fundamental para os estudos

O sono é fundamental para os estudos

Você já deve ter ouvido muito sobre o assunto, mas é comprovado que dormir bem, melhora o aprendizado e aumenta a capacidade de absorção de conteúdo.

Isso acontece porque durante o sono, o nosso cérebro continua trabalhando, fixando as informações já aprendidas e gerando novas memórias. É também durante esse descanso que ele compõe os nossos estímulos e emoções.

Inclusive, aqueles famosos cochilos após o almoço ou após uma aula, por exemplo, são ótimos para a memorização e estimulante para voltar as suas atividades assim que acordar.

Já notou que quando você dorme mal você sente falta de concentração, sonolência e que faz tudo muito devagar?

Se você está estudando para as provas de residência médica, esteja atento em como está o seu sono, para que você tenha motivação, energia e aprenda mais.

Alguns hábitos no dia a dia podem te ajudar a dormir bem.

 

» Atividade física:

A prática de atividades físicas regularmente faz com que você gaste mais energias e libere endorfina. Ou seja, com o corpo cansado, consegue dormir mais rápido, relaxar, sente um sono mais profundo, reduz a ansiedade, o estresse e você fica mais disposto para o dia seguinte.

Mas, segundo especialistas, fazer exercícios de noite não é o mais indicado. Pois mesmo com o corpo cansado, ele também estará agitado. Nessa hora ele precisaria estar desacelerando e se preparando para descansar.

 

» Alimentação:

Ter uma alimentação saudável para equilibrar o seu organismo e melhorar o seu bem-estar.

Alguns alimentos e bebidas são estimulantes para o corpo, como refrigerantes, álcool, frituras, salgadinhos, etc. Eles devem ser evitados, principalmente a noite e se você sobre com insônia, ansiedade e estresse.

Os mais indicados são os alimentos naturais, cereais, carnes magras, laticínios, água, etc.

Atenção: ingerir muito alimento a noite, mesmo que sejam os indicados, podem atrapalhar na hora de dormir, pois o corpo ainda poderá estar trabalhando na digestão.

 

Descubra como manter a energia e disposição para estudar para a residência médica!

 

» Meditação:

Vivemos em uma sociedade com um estilo de vida muito agitado, estressante e multitarefas.

Acaba que no final do dia, por mais cansado que esteja, fica difícil relaxar. É aí que a meditação pode ajudar. É uma técnica para acalmar a mente, desligar dos problemas e equilibrar nossas emoções. Alguns minutos antes de dormir podem impactar de forma positiva no humor, fazendo com que tenha um sono mais tranquilo.

A pratica da meditação é simples: sente em um lugar tranquilo e confortavelmente, feche os olhos e respire fundo. Tente não pensar nos problemas ou como foi o dia. Foque apenas na sua respiração. Em poucos minutos você se sentirá mais relaxado.

No começo pode ser um pouco difícil a concentração, mas persista, os resultados são gratificantes.

 

» Cochilos entre os estudos:

São muitas matérias exigidas nas provas, mas de nada adianta ficar horas e horas estudando sem nenhum descanso. Chega um ponto que é preciso dar uma parada, relaxar e então voltar aos estudos.

De acordo com pesquisas realizadas, cochilos curtos potencializam o aprendizado. Você absorve o que já foi estudado e prepara sua mente para o que está por vir.

 

» Nada de eletrônicos antes de dormir:

Como já vimos anteriormente, pouco antes de dormir, precisamos estar desacelerando.

O uso de eletrônicos como celulares, tablets, computadores, atrapalham a pegar no sono. Isso porque as luzes deles estimulam o nosso cérebro, fazendo com que o nosso corpo não produza Melatonina, hormônio responsável por regular o sono.

Em vez da tecnologia, você pode optar pelo bom e velho livro. A leitura relaxa, acalma a mente e logo estará dormindo.

 

Então se você anda tendo dificuldades para dormir, acorda cansado, tem muitas insônias, talvez seja o momento de rever seus hábitos e melhorar a sua qualidade de vida.

Siga as dicas e tenha boas noites de sono. Seu corpo e sua mente vão produzir muito mais, seu aprendizado vai aumentar e seus estudos vão render.

 

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL