Prova de Residência Médica: Como não Desanimar com o Desempenho Ruim na Primeira Prova

Prova de Residência Médica: Como não Desanimar com o Desempenho Ruim na Primeira Prova

Muitos jovens recém-formados na faculdade de medicina acreditam que irão passar logo no começo de suas tentativas ao fazerem a prova de residência médica. 

Essa auto-estima é muito importante para quem vai começar uma carreira tão concorrida e difícil, porém, o que poucos estudantes inexperientes não sabem é que a maioria dos médicos residentes de hospitais renomados também fizeram mais de uma prova para conseguirem seu objetivo.

Os estudos de caso que fazemos com nossos médicos apontam que a inexperiência faz com que muitos médicos recém-formados apostem todas as fichas ao confiar que vão passar na primeira prova de residência médica.

E o resultado não poderia ser diferente, muitos acabam se frustrando e se desesperando ao perceberem que não foram tão bem quanto esperavam.

Por isso, é essencial que os concorrentes entendam que é comum ter um desempenho ruim na primeira prova de residência médica.

Com isso, podemos encontrar muitos exemplos de médicos que tentaram ingressar em hospitais renomados fazendo muitas provas e que não desistiram com o primeiro desempenho ruim.

Todos os residentes em hospitais passaram por momentos difíceis e tiveram de se superar algumas barras para conseguir passar.

Pensando nisso, eu vou dar algumas dicas que considero essenciais para não desanimar com o desempenho ruim na primeira prova de residência médica.

Veja as dicas de quem já passou por isso sem desanimar:

 

Superando o Desempenho Ruim na Primeira Prova de Residência Médica

Para que você possa superar o mau desempenho na primeira prova de residência médica, é preciso que seus pensamentos estejam focados em novas possibilidades, por isso, acompanhe as dicas e supere este momento:

 

» Não Desista

Para que você consiga atingir qualquer objetivo desejado, é preciso força de vontade para não desistir jamais.

Por isso tenha um objetivo em mente e não olhe para os lados, lembre-se de que você é capaz como qualquer outra pessoa.

Ainda que leve mais tempo, tente até conseguir.

Além disso, o desempenho ruim na primeira prova de residência médica faz com que muitas pessoas desistam de tentar outras vezes, por isso seja perseverante e faça até conseguir.

 

» Lembre-se de que Outros Profissionais Também Passaram por Isso

Grandes profissionais também passaram por momentos difíceis.

É bem provável que os profissionais que estão trabalhando por muitos anos nos hospitais dos quais você deseja entrar como residente, tiveram de passar pelo processo de provas e tentativas das quais você se encontra hoje.

Por isso, sempre que pensar em desistir se lembre destes profissionais, grandes médicos de renome e encontre algum para ser sua grande inspiração.

Se pensar em desistir, tenha a coragem de tentar mais uma vez.

 

Descubra como manter a energia e disposição para estudar para a residência médica!

 

» Aproveite as Experiências Adquiridas

A cada nova prova que você fizer, ira inevitavelmente adquirir novas experiências e aprender maneiras mais fáceis de driblar o desempenho ruim na primeira prova de residência médica.

Por isso, jamais olhe para suas tentativas como fracassos, pense sempre que foi mais uma tentativa e que está cada vez mais próximo do seu grande sonho.

Assim, lembre-se de que muitos profissionais conseguiram passar pelos mesmos momentos que você sem pensar em desistir, o mais importante nestes momentos é olhar para o futuro com esperança e dedicação.

Não se esqueça de estudar e se preparar melhor, sempre revendo os erros que você cometeu na prova anterior, sem se julgar ou achar que já deveria ter conseguido.

Muitas vezes, é mais importante aprender o conteúdo exigido do que entrar em uma residência médica sem os conhecimentos esperados. 

Gostou de aprender como superar o desempenho ruim na primeira prova de residência médica?

 

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL