A principal causa do branco nas provas do Concurso de Residência Médica

A principal causa do branco nas provas do Concurso de Residência Médica

As provas do Concurso de Residência Médica podem ser um muito estressante para os médicos e por isso é comum que desenvolvam uma ansiedade maior que o comum a ponto de ter o tão famoso branco nas provas. O problema é que junto com essa ansiedade, a maioria acaba perdendo o autocontrole, o que prejudica ainda mais no momento de fazer tarefas que exigem boa performance. Isso é normal, mas o problema é quando se transforma em transtorno e algo corriqueiro.

O branco nas provas do concurso de residência médica continua a ser um dos principais inimigos dos médicos e principalmente, que precisam se sair bem na avaliação no intuito de conquistar a tão sonhada vaga. Se você sofre disso, saiba como eliminar a ansiedade e falta de autocontrole para conseguir se sair bem nas provas.

A ansiedade pode ser descrita como um fenômeno capaz de promover para as pessoas alguns momentos bons, mas principalmente, os prejudiciais que acabam causando um grande mal-estar físico e o psíquico. Para as pessoas que são ansiosas é comum se envolver nos diferentes problemas causados pela afobação, inclusive o ato de dar branco nas provas. Esses problemas a qual a pessoa se envolve poderão ser solucionados e até mesmo, evitados.

 

»Maneiras de evitar o branco nas provas do Concurso de Residência Médica

O médico precisa estar ciente de que não esqueceu toda a informação, ou que muito menos se encontra despreparado para a prova. Se ele está lá, é porque ele sabe é por isso que ao sentir que teve branco durante as provas do Concurso de Residência Médica ele deve adotar a postura tranquila e tentar aos poucos recuperar a sua memória. Quando se adota uma postura calma e coerente, aos poucos consegue-se acessar aquelas informações que se mostram necessárias para fazer a prova e se sair bem.

Os especialistas em memória afirmam que a maioria dos casos onde ocorre o branco nas provas, principalmente em concursos importantes como o da Residência Médica, podem acontecer por conta da falta de autocontrole e ansiedade constante. Geralmente, momentos que costumam exigir uma boa performance da pessoa acabam gerando um estresse intenso para seu dia a dia, e a cobrança de se sair bem na prova pode de fato te fazer perder o controle. Com isso, o corpo e a mente podem reagir de forma prejudicial. 

No entanto, mesmo que a pessoa sinta ansiedade e falta de autocontrole constantes é possível recuperar a memória a tempo de concluir uma prova. Alguns especialistas em memória relatam que a pessoa precisa se acalmar e induzir a sua memória voltar aos poucos, mantendo em seu pensamento a ideia de que ela tem conhecimento necessário para fazer a prova, e que as informações que são precisas naquele momento continuam em sua mente.

O único problema é que essas informações se encontram temporariamente indisponíveis. Ou seja, se a pessoa continuar mantendo a postura ansiosa e de pouco autocontrole ela não conseguirá acessar essas informações para a conclusão da prova. Sendo assim, o mais correto é o médico se cercar de ações que tendem lhe promover o conforto necessário para transmitir mais tranquilidade e preparo, evitando assim que aconteça o branco nas provas do Concurso de Residência Médica.

Outro fator que deve ser considerado é que quando esse tipo de ansiedade e falta de autocontrole se torna um transtorno constante que prejudica a sua rotina é imprescindível que a pessoa busque pela orientação de alguns profissionais como Coaches e psicologos. Esses profissionais são os mais indicados quando isso se torna um transtorno, pois podem auxiliá-lo a encontrar os motivos que causam isso e até mesmo te ajudar solucioná-los.

Se por acaso sentir que ansiedade e falta de autocontrole são transtornos em sua vida. Não exite. Procure por ajuda para livrar-se de todos maléficos que esses fenômenos podem causar para a sua vida. 

 

Aprenda técnicas para aumentar a sua performance de estudos e ficar preparado para as provas de residência médica!

 

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL