banner desktop banner mobile

Quais São os Benefícios do Coaching Para Residência Médica

Quais São os Benefícios do Coaching Para Residência Médica

Já pensou se você conseguisse organizar seu tempo para estudar para a residência médica conciliando com os plantões?

E se seu estudo se tornasse mais efetivo e você conseguisse multiplicar sua produtividade?

O que aconteceria com suas chances de passar na residência médica?

O Coaching tem exatamente essa função! Trabalhando foco, planejamento, ação, melhoria continua e resultado, o processo proporciona motivação e clareza, melhorando a sua qualidade de estudo e alavancando de vez as suas chances de aprovação.

O Coaching pode te ajudar ainda na escolha de que especialidade seguir.

Antes de começarmos esse artigo, se você não sabe o que é o Coaching, nós vamos dar uma explicação do que é a ferramenta em si que podemos utilizar em nossas vidas que é o Coaching, e depois em seguida, de como podemos colocar ele para nos dar benefícios para a nossa Residência Médica, seja estudando para conseguir entrar, ou mesmo já dentro dela.

O que é Coaching (resumidamente)?

O Coaching é um processo que trabalha com você, sua mente e o seu potencial, essa ferramenta trabalha gatilhos mentais que desperta em você o que você precisa para vencer, e isso não conseguimos fazer em nós próprios porque é do ser humano ter um receio disso.

Essa ferramenta é uma arma poderosa em que pode mudar vidas. Isso mesmo é uma frase muito impactante e poderosa, mas é realmente o que o Coaching faz, ele desperta em você a vontade e o espirito de você poder conquistar e também organizar suas coisas.



» O Coaching usado da maneira certa desperta essas características

  • Liderança: A liderança é algo que só alguns podem ter, mas se você estimular liderança na sua vida isso pode fazer muita diferença.
  • Foco: É o que todos devem ter, porque sem foco, não há planos e nem sonhos e com isso a pessoa fica sem meta e não corre a atrás dos seus objetivos.
  • Determinação: Para você ter tudo isso e não desanimar ou deixar se abater é a determinação, vocês podem ver que ela é pregada em todos os esportes ou competições, porque ela sim da à vontade e garra.

» Inserindo o Coaching na Residência Médica

Desde o vestibular para medicina até depois do período do concurso de residência médica, do estudante ao médico mais experiente, fomos sempre acostumados a investir todo nosso tempo nos estudos e na aquisição de competências técnicas focadas em resultados.

Nosso tempo sempre foi resumido a provas, notas, livros de medicina, enfermarias, plantões, pacientes e mais pacientes.

Assim, o tempo destinado a refletir sobre nosso futuro e para planejar nossa carreira foi sempre sendo colocado em segundo plano.

Não é raro encontrarmos tantos colegas que se queixam por terem desperdiçado tantos anos de formação e quantias significativas de dinheiro ao optarem por um curso ou uma área de atuação equivocados, uma especialidade desalinhada com seu perfil ou um trabalho com baixas perspectivas de satisfação.

Alguns chegam também a investir grande quantidade de dinheiro em clínicas, consultórios, materiais específicos, e mesmo assim não encontram a satisfação e o retorno que imaginavam, por terem realizado no passado escolhas ruins para suas carreiras.

Por isso vamos mostrar as formas que o Coaching pode te ajudar, e como ele vai te dar benefícios.

›Potencializar seu autoconhecimento

Você começa a descobrir, que pode muito mais do que imagina, com o Coaching, você descobre áreas da sua vida que tem potencial e não sabia, e pode ir melhorando esses pontos cada vez mais a cada dia que passa.

›Traçar um plano de carreira

O Profissional de Coaching, vai te ajudar a como escolher e fazer de forma certa o seu futuro, sem que perca tempo e cometa erros, e também pode te auxiliar com duvidas em certas áreas que você possa ter.

› Definir área de atuação

Assim como dito antes, o Coaching vai te ajudar a você escolher em qual área quer atuar na residência médica, e de fato é muito comum ficarmos indecisos nessa hora, porque a nossa escolha desse momento que vai encaminhar nossas vidas.

› Conquistar confiança e motivação para enfrentar desafios

Dar-te confiança e motivação é a área mais especifica do Coaching e nela que o Coaching se embasa para poder transformar tudo, e é muito importante ter confiança e motivação, porque querendo ou não nesse momento é disso que precisamos de confiança para fazer o que queremos e motivação para não desanimar.

› Desenvolver novos comportamentos

Você pode adquirir novos comportamentos, não é só na área de Residência Médica que o Coaching vai te ajudar, ele também vai trabalhar na sua vida, você pode deixar comportamento de ansiedade, stress, nervosismo, e eles não fazer mais parte da sua vida em certos momentos.

› Aumentar o desempenho pessoal de estudos

Esse benefício é um dos mais procurados não só na área de Residência Médica, mas também para qualquer área, seja em estudos para concursos, estudos para faculdade e até mesmo para escolas, mas isso também vai depender muito da sua vontade.

› Aumentar a capacidade de assimilação e foco

Outro beneficio que as pessoas que buscam o Coaching mais pedem, porque com a assimilação e foco, podemos aplicar em diversos momentos em que precisamos, e em várias áreas da nossa vida, ou de nosso trabalho e também estudo.

Aprenda a como não perder o foco nos estudos e ficar totalmente preparado para as provas de residência!

› Priorizar e planejar os estudos

Às vezes não conseguimos dar prioridades em algo ou planejar o tempo para nossos estudos, normalmente quem é assim é uma pessoa muito acelerada, que tem vários projetos e ideias, e que quando vai por em pratica não consegue dar a devida atenção que deveria.

› Organização e gestão do tempo

A meu ver esse é o mais importante, porque para a gente conseguir estudar, trabalhar, cuidar da casa ou das nossas atividades, seja lá qual for, a gente precisa ser organizado, e se você coloca essa organização em pratica já muda tempo, e também, quando a gente dividi o nosso tempo para cada coisa, no final sobra muito mais momentos livres.

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL