Qual o motivo da sua desmotivação para estudar?

Qual o motivo da sua desmotivação para estudar?

Você sabe qual é o verdadeiro motivo da sua Desmotivação para Estudar?

Vamos juntos descobrir qual é…

Os especialistas confirmam que passar horas e dias estudando pode causar uma sensação muito ruim no seu dia a dia.

Nas épocas de provas é comum você ter uma cobrança maior de si mesmo e até mesmo de pessoas que te cercam, que acabam por reunir diferentes emoções, inclusive as ruins.

O problema é que quando essas emoções ruins se acumulam você passa a correr o risco ter um surto de estresse, o que prejudicará os seus estudos.

Se você já sente os efeitos do estresse, é preciso se atentar a maneiras de driblá-lo para que continue estudando da melhor maneira sem causar sua desmotivação para estudar.

#partiu então ver os principais motivos que te causam estresse e como evitá-lo nos estudos?

Estudar muito (e bota muito nisso) para a residência, pode ser uma das tarefas mais cansativas que um médico recém-formado se propõe a fazer.

Os cansaços físicos e mentais da alta carga de trabalho e estudos são capazes de mudar seus fatores emocionais e psicológicos agressivamente, o que pode prejudicar e muito o seu dia a dia.

Segundo especialistas, o estudo é um sistema complexo que é responsável por envolver um gasto muito grande de energia física e mental, e com isso é comum o médico sentir um esgotamento constante enquanto estuda. (Por isso tratamos, nossos médicos como atletas do cérebro)

O problema é que o esgotamento é o responsável por promover o estresse, do qual também é capaz de desenvolver uma desmotivação intensa para os momentos de estudos.

Ou seja… é basicamente o conceito de toda ação é capaz de gerar uma reação.

Quando o médico gasta todas as suas energias, ele sofre um esgotamento que resulta em uma carga grande de estresse e prejudica muito seus estudos.

Resumindo… para evitar que isso ocorra é preciso manter o corpo com energias revigoradas.

 

Aprenda mais técnicas para aumentar a sua performance nos estudos e ficar preparado para as provas de residência!

 

É natural que você sinta um estresse contínuo durante sua preparação para as provas do final do ano, e é por isso que você precisa buscar maneiras que tendem a diminuir todos os efeitos que esse fenômeno pode causar a sua rotina.

Quando você perde o controle do estresse ele pode causar muitos transtornos, e inclusive fazer com que os estudos não se tornem uma prioridade.

Sendo assim, é imprescindível manter-se concentrado para evitar que o estresse faça parte da sua rotina.

Aprenda a evitar o Estresse e o Esgotamento que leva a sua desmotivação para estudar.

Para evitar que o estresse te leve a desmotivação para estudar, e você perder todas as esperanças, é necessário considerar algumas técnicas que tendem a avaliar um pouco a mente e corpo.

Depois de passar horas se dedicado aos estudos, certifique-se de fazer uma pausa.

Respire fundo…….

Cerca de 10 vezes e procure fazer os exercícios de respiração com os olhos fechados.

Use essa animação para te auxiliar:

ansiedade

Deixe o seu corpo permitir esse momento de descanso deixando sua mente limpa e o corpo relaxado.

Quando você perceber que chegou ao esgotamento total é muito importante fazer uma pausa para dormir, isso mesmo, dormir.( procure saber como funciona as provas de Ironman, os atletas dormem no meio delas).

As pausas para os descansos devem ter no máximo 15 minutos, pois esse é o tempo que o corpo precisa para restabelecer as todas as suas energias, e a sua mente voltar ao normal, mais do que isso você começará a entrar no estágio do sono profundo e aí acabou o dia de estudos.

A maioria das vezes que o estresse aparece e leva desmotivação é porque você está estudando em um único ambiente durante horas, e a posição de estudos não permite que o corpo relaxe.

Com isso as articulações acabam ficando tensas, o cérebro cansado e assim em diante.

O estresse com certeza acabará fazendo parte da sua rotina de estudos por vários motivos, mas o cansaço tornar-se-á o principal deles.

Se você quer estudar com qualidade e realmente aprender enquanto se dedica é fundamental levar seu corpo e sua mente a momentos de descanso.

Tente não virar a noite, determine o período de descanso para o seu corpo, e principalmente para a sua mente.

Entenda que enquanto seu corpo e sua mente estiver cansada, você não irá aprender absolutamente nada.

 

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

 

 

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL