Saiba como ter mais energia nos estudos para residência médica!

Saiba como ter mais energia nos estudos para residência médica!

Acabe com o sono durante os estudos para a residência médica

Sabemos que a rotina de um médico não é nada fácil, principalmente quando ele está em fase de preparação para as provas de residência médica. Precisando conciliar o trabalho, estudos e lazer…é o seu caso?

É difícil, mas é preciso que em meio a isso tudo você não fique sem energia, pois sem ela você consequentemente não irá estudar corretamente e acabará ficando com sono, atrapalhando tudo.

Não é hora para ter sono né? Sabendo que você no final do ano você terá provas importantíssimas, é preciso estar a todo vapor!

O sono é um sabotador que devemos combater, e aqui no blog temos um post onde falamos sobre como ACABAR COM SEUS SABOTADORES, clique aqui para conferir.

No post de hoje vamos de 5 medidas para você combater o sono, evitando que ele interfira na sua aprovação na residência médica.


1 –  Melhore sua qualidade de sono:

Elimine qualquer ruído e deixe o ambiente mais escuro que puder. A recomendação é que você durma de 8h à 10h a cada 24h.

Seu desempenho será muito melhor após atingir aquele sono mais profundo, você conseguirá memorizar as informações que estudou. Essas horas de sono são fundamentais para nosso bem-estar físico e emocional, por isso se você passa a noite vendo série ou nas redes sociais, pode ter certeza que no dia seguinte você não estará 100%.


2- Organize seus horários de estudo:

É essencial que você já tenha organizado seus horários de estudo, sabendo quais horários você tem destinado aos estudos por dia.  Assim seu corpo vai se acostumar e entender que esse momento é de concentração. Lembrando que você deve evitar estudar após as refeições, é justamente nessa hora que bate aquele soninho.


3 – Atenção ao seu ambiente de estudos:

Um ambiente mais claro estimula o núcleo supraquiasmático do organismo e faz com que você fique mais alerta, por isso estude sempre em ambientes bem iluminados e de preferencia com a luz do sol…o efeito é melhor ainda!

Procure também não estudar na cama, sofá ou lugares muito confortáveis, é claro que é ótimo, mas por isso mesmo você deve evitar. Quando você se deita o seu corpo pode entender que aquele momento é para descansar e assim não conseguirá estudar. Ou então, se você se acostumar a estudar deitado pode ser que mais pra frente você tenha dificuldades para dormir, afinal quando você se deitar o seu corpo vai achar que é hora de estudar. O melhor mesmo é estudar sentado na cadeira, com uma mesa de apoio.


4- Faça pausas:

Não se cobre tanto, as pausas são importantes.  Nosso corpo não foi feito para realizar uma mesma atividade por várias horas, por isso dê um pequeno intervalo durante os estudos de 10 a 15 minutos.


5- Cafeína:

Ah, essa é fácil né…o bom e velho café! Companheiro de muitos, tenho certeza. Ele é um ótimo estimulante que bloqueia um componente químico no cérebro associado ao sono, mas não exagerem em?! Tudo em excesso faz mal a saúde.


Para te ajudar mais ainda, separamos um trechinho da nossa Live com o Marcio onde ele explica o porque você fica com sono e como evitar que ele domine seus estudos para a residência médica.

Aperte o play e confira!

Não queremos ver ninguém com sono depois de todas essas dicas em?!

E se precisar de um empurrãozinho, já sabe, só chamar o Medcoach que estamos sempre a disposição para te ajudar!

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