7 Dicas para turbinar seus estudos para as provas de Residência

7 Dicas para turbinar seus estudos para as provas de Residência

Saiba o que é preciso fazer para começar a estudar para prova de residência médica, e encarar a maratona de preparação que seguirá até o dia da prova.

Após a faculdade, os médicos recém-formados têm a opção de se especializar em uma área da saúde, oportunidade essa que também é aberta para aqueles que já têm experiência na profissão há alguns anos.

Os programas de Residência Médica são uma pós-graduação latu sensu, na qual o aluno estuda em serviço. Resumindo: o residente faz plantões e atua na profissão enquanto estuda e se prepara para tornar-se um especialista.

Esses programas são muito concorridos, visto que a especialização médica é um das grandes etapas da carreira médica, e o desejo de muitos profissionais. O início do caminho para se tornar um especialista começa com a processo seletivo de ingresso na residência. É aqui que começa a preocupação de muitos médicos.

Os concursos para Residência são concorridos e demandam um excelente preparo, já que as vagas são bastante limitadas e o nível de exigência das provas é grande.

O primeiro passo antes de começar a estudar para prova de residência médica é decidir uma especialidade. Uma decisão que precisa ser feita com muita sabedoria e objetividade.

Apesar de ser algo muito importante, a Definição da Especialidade Médica não é a etapa que mais tira o sono dos candidatos, mas sim o processo de preparação para as provas. Estudar não é algo fácil, principalmente estudar com foco e alta performance. O nível de complexidade da prova e a busca pelas vagas nos melhores hospitais faz com que muita gente comece a se preparar antes mesmo de sair da graduação!

Para te ajudar nesta missão de planejar os seus estudos para as provas de Residência, veja algumas atitudes que você deve adotar para iniciar sua rotina de preparo para as provas.

Crie o seu método de estudos

Tenha foco

Organize sua rotina e comece a estudar para prova de residência médica

Pratique com provas antigas

Conheça o edital antes de começar a estudar para prova de residência médica

Invista nos cursinhos

Participe de fórum e debates

CRIE O SEU MÉTODO DE ESTUDOS

O que funciona para o seus colegas nem sempre vai funcionar para você também.

Cada indivíduo tem seu próprio ritmo de aprendizado e um estilo para aprender os conteúdos. De nada vai adiantar utilizar um método de estudos que não é compatível com o seu perfil de aprendizado. Se você é do tipo de pessoa que gosta de estudar sozinho, há várias formas de se organizar, aproveitando de recursos online, como as vídeo aulas, que são uma opção bem interessante para complementar a absorção de conteúdos.

Já quem tem um perfil de aprendizado mais clássico, daquele tipo que aprende melhor com as aulas, também há inúmeras opções de cursinhos preparatórios, com aulas aos finais de semana, atendimento online e horários flexíveis.

Basta que você encontre o seu perfil de estudos e crie um método para colocá-los em prática. Esse é o primeiro passo para a preparação.

DICA MEDCOACH: Reflita sobre as formas que você aprender melhor (estudar sozinho, fazer cursinho, fazer video aulas, ler resumos, etc) e procure complementá-la com outros recursos que lhe auxiliem a aumentar sua capacidade de compreensão.

TENHA FOCO

Não basta apenas estudar para prova de residência médica, você também precisa manter o foco nesses estudos. E quando falamos sobre foco não se trata apenas de evitar distrações enquanto lê. Você precisa estar determinado, manter sua mente motivada e olhar sempre para o seu objetivo de entrar na Residência.

Foco é fundamental para criar um hábito de estudos e manter-se sempre firme em seu propósito. Mesmo que você comece a estudar só agora, não deixe que nada atrapalhe sua obstinação.

DICA MEDCOACH: Manter o foco vai significar abdicar de certas coisas para focar nos estudos. Pense no ano de preparação para a prova como um período diferente e único. Se você abrir mão de certos divertimentos ao longo desse intervalo de tempo e se dedicar aos estudos, será recompensado com a conquista do seu objetivo, e então você poderá curtir sua vida muito mais realizado e sem a preocupação da prova.

ORGANIZE SUA ROTINA E COMECE A ESTUDAR PARA PROVA DE RESIDÊNCIA MÉDICA

Para que a preparação seja proveitosa, você precisa ter  organização. Caso contrário, há grandes chances de perder o foco no meio do caminho e quebrar com o seu ritmo de estudos.

A organização não só colabora com a motivação do candidato, como também ajuda a não deixar conteúdos importantes para trás, o que é fatal para o seu preparo. Uma boa organização envolve tempo de estudos, uma metodologia de estudos, além de espaços reservados para revisões, resoluções de exercícios e absorção de novos conteúdos.

DICA MEDCOACH: Se quiser facilitar essa rotina, crie uma planilha simples de controle. Isso já ajuda muito na organização.  Nós já temos um organizador de estudos prontinho para você!

PRATIQUE COM PROVAS ANTIGAS

É bem raro que uma prova de Residência esteja cheia de conteúdo inédito. O conteúdo das provas sempre engloba conceitos que já foram destaque em outras edições do processo seletivo, o que ocorre na maioria das vezes é uma singela mudança na questão.

Pegue edições anteriores das provas (muitas instituições disponibilizam provas antigas em seus sites) e tente resolvê-las. Veja onde residem suas dificuldades e quanto tempo você gasta resolvendo cada questão.

Essa prática é a melhor maneira de se habituar com a complexidade intelectual e o ritmo exigido em uma prova de Residência. Resolver provas também ajuda a compreender sua lógica e analisar quais são os assuntos mais abordados.

DICA MEDCOACH: Dedique um dia da semana, dentro da sua rotina, para fazer isso. Se possível, tente resolver as questões dentro do tempo de prova que terá disponível no dia.

CONHEÇA O EDITAL ANTES DE COMEÇAR A ESTUDAR PARA PROVA DE RESIDÊNCIA MÉDICA

O edital não serve apenas para saber o dia da prova, a data para se inscrever e o valor da participação. Ele traz muitas informações que são cruciais para os estudos.

É nele que você encontrará as referências bibliográficas que serão abordadas dentro da prova e o conteúdo programático, duas informações que vão ajudar muito a balizar os conteúdos que você irá se dedicar.

DICA MEDCOACH: Leia com atenção os editais assim que eles estiverem disponíveis. Eles são verdadeiros manuais de funcionamento da prova e já fornecem as datas de todas as fases do processo seletivo.

INVISTA NOS CURSINHOS

No primeiro item falamos sobre escolher o método de estudos que mais se adéqua ao seu perfil. Isso é uma atitude bem inteligente para fazer a sua preparação mais eficiente, porém, mesmo que você tenha o perfil de estudar sozinho, o cursinho é uma ajuda de grande valor.

Eles focam com intensidade os conteúdos que você recebeu durante os seis anos da graduação, e isso ajuda a reciclar conceitos que, seja por falta de prática ou por esquecimento, ficaram deslocados em sua memória. Se você já se formou há algum tempo, relembrar o que estudou durante a faculdade pode ser mais difícil, mesmo você praticando aquilo todos os dias.

Outra vantagem do cursinho é o auxílio da organização. O conteúdo é distribuídos em apostilas e livros, de forma a auxiliar o aluno a manter a regularidade de estudos, algo que se complementa com as aulas, que ajudam a criar o hábito de estudar.

Você ainda pode aproveitar da interação com colegas e professores para sanar dúvidas, trocar experiências e macetes de estudos.

DICA MEDCOACH: Não deixe de considerar o cursinho como um grande auxílio. Mesmo que você sinta que todo o conteúdo está fixo em sua mente, lembre-se que muitos assuntos que não são exercitados no seu dia a dia podem cair em peso na prova.

PARTICIPE DE FÓRUM E DEBATES

Há inúmeros fóruns e grupos de discussão disponíveis na internet. Eles são ótimos ambientes para aprender e trocar experiências. O compartilhamento de conteúdos, dúvidas e informações sobre as provas é algo valoroso para todos os participantes, basta encontrar um fórum ou grupo que esteja focado em construir e aprimorar a experiência de seus participantes, e não apenas estimular a competição.

DICA MEDCOACH: Avalie bem os grupos em que você pretende participar. Nem todos são grandes produtores de informações úteis, e irão servir muito mais para tirar seu foco do que para lhe oferecer ajuda.

Aprenda mais 16 técnicas para você ficar preparado para as provas de residência!

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo e veja outros conteúdos que provavelmente você irá gostar!

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL