[Vídeo 15] A importância da Revisão Focada!

[Vídeo 15] A importância da Revisão Focada!

Anteriormente em nossa série Universo Médico te apresentamos como o nosso método pode ser fundamental para que você entre na residência médica, te mostrando tudo o que ele pode te proporcionar, que além da aprovação você com certeza mudará completamente os seus hábitos!

Falamos sobre a primeira etapa Planejamento de Objetivos e Carreira, uma etapa fundamental e importante para o processo. E na semana passada falamos sobre o módulo Alta Perfomance de Estudos, a segunda parte do método, onde te apresentamos as técnicas fundamentais para um bom rendimento nos estudos.

Nesta semana vamos falar sobre a terceira parte, o módulo REV, Revisão Focada em Provas. Uma parte importantíssima do processo, afinal a revisão é essencial, mas é preciso saber fazer corretamente para que não acabe te prejudicando, e pra saber como fazer isso é só conferir o vídeo que preparamos pra você!

Aperte o PLAY e confira onde encontrar a solução para os seus problemas!

Vá direto para o que te interessa! Confira abaixo os temas abordados em cada minuto do vídeo:

» 00:01 até 00:53 – Apresentando o módulo Revisão Focada em Provas

» 00:54 até 02:24 – A primeira parte da etapa de revisão

» 02:25 até 03:28 – A importância de rankear os hospitais

» 03:29 até 05:23 – Quantas provas devo prestar? 

» 05:24 até 06:24 – Como o planejamento ajuda na revisão para as provas

» 06:25 até 06:55 –  Faça o diagnóstico do seu conhecimento 

» 06:56 até 07:49 – Por que gastar tempo com planejamento?

» 07:50 até 09:19 – Recapitulando o que fazer no plano de revisão


Vídeo completo: 

Sejam bem vindos, médicos e médicas, já formados ou em formação, a mais um vídeo da série UNIVERSO MÉDICO: a série que te conta tudo sobre a preparação para a residência médica!

No vídeo de hoje, vamos falar sobre uma parte muito importante do método que MAIS APROVA no mercado: é o terceiro módulo, que nós chamamos de REV – Revisão Focada em Provas.

E você sabe como ele é essencial se você já passou pelo seguinte cenário: chegou a hora da revisão. Você pensa em revisar TUDO que já estudou. Vê aquela pilha de livros e cadernos com coisas que não lê faz meses. Não sabe por onde começar. Aí você liga o botão de PÂNICO! Essa história é comum e, para não se repetir com você, vou explicar aqui hoje medidas importantes para se fazer uma boa revisão e manter o foco no seu objetivo.

Vamos repensar esse cenário seguindo algumas dicas do módulo REV?

A primeira coisa que você precisa fazer na etapa da revisão é avaliar o que realmente quer e então tomar decisões MUITO IMPORTANTES na sua carreira médica. Uma delas é responder à pergunta: Onde quero fazer residência? Isso vai te ajudar a definir principalmente o quanto está disposto a se esforçar para chegar lá.

Nesse módulo do MÉTODO MEDCOACH 360 essa pergunta deve ser respondida a partir de técnicas simples e objetivas, que ensinamos a você, para se ter uma visão clara do que vem pela frente. E não só pelos próximos meses, mas também pelos próximos anos.

Como decidir onde fazer residência? E quais provas são prioridade para você? Comece definindo uma lista de hospitais onde deseja fazer sua residência. Ela o ajudará a visualizar com mais clareza as mudanças que precisará fazer na sua vida no próximo ano. E, com ela em mãos, você poderá analisar com calma sua lista de opções, respondendo perguntas como:

– O hospital X é referência no universo médico?

– Como são as condições de trabalho nesse hospital?

– Como ele é reconhecido no mercado?

– Em que área médica ele se destaca?

A partir dessas e outras perguntas, você poderá ranquear os hospitais em ordem de prioridade, isto é, em qual você mais deseja fazer residência. Você talvez esteja se perguntando para que ranquear hospitais antes mesmo de ser aprovado? Essa decisão não deveria vir depois? No módulo REV, que nós criamos dentro do MÉTODO MEDCOACH 360, mostramos como esse ranking de hospitais te ajudará a ter foco e motivação para chegar ao seu objetivo.

Visualizar os hospitais e provas numa lista tornam suas metas mais palpáveis e permite que você concentre esforços nos estudos, mirando o que deseja atingir. Ou seja, você vai poder organizar o seu tempo entre revisar o material estudado, resolver questões e fazer simulados e provas, ESPECIFICAMENTE, para essas instituições que te interessam.

Quanto mais focado é o seu estudo de revisão, mais completo ele é. Então foque suas energias numa lista pré-definida de provas e concentre os estudos de revisão para os conteúdos mais pedidos por aqueles exames. Isso ajuda bastante a limitar a imensidão de conteúdos que você precisa rever nesta etapa da preparação.

Qual tamanho o ranking deve ter? 10 provas? 15? Se for esse o seu caso, quero te contar algo que tenho visto na minha experiência em preparação para residência. Nos últimos anos, tive alunos que decidiram prestar 12, 16, E ATÉ 20 PROVAS! Isso tudo num período de 45 dias: de 1 de novembro até 15 de dezembro, a famosa primeira temporada de exames de residência médica. Sabe o que mais me chamou atenção nesse cenário? Os alunos que escolhiam entre 6 e 8 provas tinham um resultado superior aos que prestavam mais provas. Por isso, fui investigar o que acontecia. Usei esses dados para analisar caso a caso e meus cálculos mostraram claramente uma explicação.

Pense comigo!

Se você se candidatar a 12 provas ou mais, vai ter que fazer em média DUAS provas por semana durante esta temporada inicial de exames. Nessa conta, vamos considerar: 1 dia de translado, mais 1 dia de prova, mais 1 dia de traslado ou descanso. Ou seja, você na verdade gastou 3 dias para se dedicar a UMA prova.

Levando isso em conta, se você fizer 12 provas, você consumirá 36 dias com traslado e prova. E restariam apenas 09 dias para estudar e revisar conteúdo. Isso significa menos de UM DIA de revisão antes de cada prova. ISSO É POUQUÍSSIMO TEMPO! É só fazer as contas e você verá que não terá tempo ALGUM para fazer revisões entre as provas. E, ainda por cima, ficará ESGOTADO!!

Por isso, é importante refletir DESDE JÁ quantas provas você fará na primeira e na segunda temporada. Assim ficará mais fácil montar sua estratégia de estudo e organizar o tempo de revisão entre as provas. E, melhor ainda!, você ficará mais focado e com mais energia durante este momento intenso de entrega para sua preparação.

Por isso, temos no MÉTODO MEDCOACH 360 um módulo ESPECÍFICO para planejamento de revisão focado nas provas. Com um planejamento feito da maneira certa, nossa mente fica mais focada na execução do plano. Nós ficamos mais tranquilos, mais entusiasmados e mais confiantes para correr atrás dos nossos objetivos. Além disso, dá pra ver com mais clareza quanto tempo temos e como encaixar no cronograma o que precisamos fazer. Essa organização é importantíssima para que o plano seja realizado com sucesso!

IMAGINA SÓ! Se você começar um processo de revisão em setembro e seguir com ele durante todo o período de provas de primeira e segunda temporada, você terá em torno de 3 a 4 meses até o fim das provas. É claro que para algumas provas você não conseguirá revisar todo o conteúdo que gostaria. Mas com um bom planejamento é possível fazer uma excelente revisão nesses 3 a 4 meses, que com certeza te fará ganhar pontos fundamentais na sua aprovação.

Definidas as provas que você vai fazer, vem a segunda coisa fundamental para um bom planejamento de revisão: um diagnóstico de conhecimento. Não basta apenas limitar o conteúdo por meio da escolha das provas que vai prestar, você precisa também limitar o contéudo por meio de uma auto-avaliação do seu conhecimento. Isso possibilitará que você entenda em quais temas da teoria médica seu conhecimento está mais defasado, focando energia nas áreas que realmente necessitam sua maior atenção.

Tanto a definição das provas quanto o diagnóstico do seu conhecimento na teoria médica são premissas para um bom planejamento de revisão. E são coisas que demoram para fazer. Então, é normal você se perguntar: Por que gastar tempo com tudo isso? Não seria melhor se eu estivesse estudando?

A resposta é NÃO! É bem melhor você gastar tempo fazendo essa análise e criando um plano de revisão focado. Esse planejamento fez a diferença para a maioria dos nossos médicos que passaram em residências nos últimos anos! Não adianta sair estudando como um louco durante a revisão. Você precisa estudar de maneira focada ao longo dos meses que tem disponível. É como dizia Einstein: se você tem um problema e precisa resolvê-lo em apenas 60 minutos, gaste 55 minutos do seu tempo pensando no método e apenas 5 minutos do seu tempo executando a solução.

Vamos recapitular então o que fazer para o Plano de Revisão?

1- Um Road Map das Provas que servirá como uma bússola para mostrar qual caminho seguir na sua revisão. Estude bem os processos seletivos destas provas e foque seu estudo no que é mais pedido por elas.

2- Bateria de Provas: Quantas provas você irá fazer? Defina suas prioridades e tenha pé no chão na escolha do seu cronograma de provas!

3- Planilha de Análise de Estatísticas de erros: leve a sério a análise do seu conhecimento teórico em medicina, por meio de simulados e produção de estatísticas sobre os temas que você mais erra nas provas. Compare estes temas com os mais pedidos pelas provas que você escolheu e foque suas energias nos campeões de incidência.

E lembre-se: se você achar que não consegue estudar e ainda se preocupar com tudo isso sozinho, conte com nossa ajuda. A gente faz tudo isso por você, para que seu tempo fique apenas dedicado ao estudo! É eficiência máxima!

E aí, gostou dos nossos passos para planejar sua revisão? Veja outras dicas aqui no nosso BLOG! E se ficou interessado em se aprofundar no módulo REV do MÉTODO MEDCOACH 360, chame nossa equipe para saber mais sobre como ele funciona na prática. Nós estamos sempre à disposição!

Abraços e até a próxima!


Esperamos que tenham gostado do conteúdo desse vídeo. E continuem ligados que vem muito mais conteúdo por ai!!

Confira os 14 primeiros vídeos da série, você pode assisti-los aqui:

[Vídeo 1] A cruel realidade da residência médica no Brasil

[Vídeo 2] Quais as vantagens de se fazer residência médica no Brasil?

[Vídeo 3] A remuneração dos médicos no Brasil

[Vídeo 4] A economia burra da Residência Médica

[Vídeo 5] As três principais dificuldades para passar na residência médica

[Vídeo 6] Como é o processo seletivo de residência médica?

[Vídeo 7] A premissa básica para ter foco nos estudos para a residência médica

[Vídeo 8] 6 dicas para a definição da sua especialidade médica

[Vídeo 10] Marcio entrevista Dra. Flavia Maciel – Parte 1

[Vídeo 11] Marcio entrevista Dra. Flavia Maciel – Parte 2

[Vídeo 12] O método campeão de aprovação na residência médica!

[Vídeo 13] Conheça a primeira etapa do programa Medcoach!

[Vídeo 14] Como ter a Alta Performance nos Estudos!

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL