[Vídeo 16] Consiga a ALTA PERFORMANCE EM PROVAS!

[Vídeo 16] Consiga a ALTA PERFORMANCE EM PROVAS!

Veja como se dar bem na prova de Residência Médica

Nas últimas semanas, aqui na série Universo Médico, te apresentamos os 3 módulos do programa Medcoach 360!

Cada módulo do programa tem sua função e sua contribuição para que no final você atinja o seu objetivo, eles são pensados e planejados para atender suas dificuldades.

Por isso, no vídeo de hoje vamos falar sobre o quarto e último módulo do nosso programa, o Alta Performance em Provas, ele é tão importante quanto os outros. Afinal, do que adianta dedicar tanto tempo na preparação para as provas e quando chegar na hora você não souber lidar e acabar se auto sabotando…por isso esse módulo é tão importante, nós pensamos em tudo!

Aperte o PLAY e confira onde encontrar a solução para os seus problemas!

Vá direto para o que te interessa! Confira abaixo os temas abordados em cada minuto do vídeo:

» 00:01 até 00:54 – Introdução ao módulo 4

» 00:55 até 02:18 – É hora de pensar nas provas!

» 02:19  até 04:45 – Não é hora de criar rotinas malucas de estudos

» 04:46 até 05:55 – O que fazer para melhorar a performance em provas

» 05:56 até 06:29 – Não devo fazer revisão nos dias anteriores das provas?

» 06:30 até 07:57 –  Você precisa planejar suas viagens

» 07:58 até 09:01 –  Técnica de revisão para as provas

» 09:02 até 10:27 – Preocupe-se com as questões objetivas


Vídeo completo:

Sejam bem vindos a mais um vídeo do UNIVERSO MÉDICO, a série que traz semanalmente os temas mais pedidos por vocês, médicos e médicas que estão se preparando para a aprovação na residência médica.

Hoje neste vídeo falaremos sobre o quarto e último módulo do método MEDCOACH 360, considerado pelo mercado brasileiro como o mais assertivo para preparação para os exames de residência médica, com taxa de aprovação de 87% e mais de 13 mil médicos que testaram na prática.

Quem está acompanhando nosso blog já sabe que no método MEDCOACH 360 nós planejamos seu ano do começo ao fim, por meio de quatro módulos com conteúdos complementares, que passam por cada uma das principais dificuldades que você enfrenta na hora preparação para a residência médica. Se você está chegando agora, não esqueça de ver os vídeos anteriores, que explicam os três primeiros módulos.

E passando então para a quarta etapa do MEDCOACH 360, chegamos na hora de pensar em um dos últimos passos: o PERÍODO DAS PROVAS! É hora de aprender como ter ALTA PERFORMANCE EM PROVAS.

Assim como no módulo II você aprende tudo sobre ALTA PERFORMANCE EM ESTUDOS, aqui você vai receber um conjunto de técnicas que te ensinam a fazer provas. Este é um momento no qual não adianta querer engolir uma pilha de livros. Afinal, é o famoso 45 do segundo tempo. O foco agora deve ser intensificar seu treino PSICOEMOCIONAL e estudar técnicas para maximizar seus acertos e minimizar as chances de erros bobos.

Nestes anos todos trabalhando com médicos em preparação para residência, criamos este módulo em nosso método pois percebemos que muitos candidatos estudam o ano todo e reclamam que na hora da prova dá um branco. O aluno sabe a resposta certa, mas marca a alternativa errada de bobeira, seja por um lapso de memória causado pelo estresse e ansiedade ou mesmo por uma aparente confusão com o enunciado das alternativas, que, propositalmente, é montado na maioria das vezes para te fazer ficar com dúvidas entre pelo menos duas alternativas. O foco do quarto módulo do nosso método é este: te ajudar a vencer essas dificuldades da mente e da falta de técnica para se fazer provas.

O primeiro passo para isso é ter humildade para reconhecer que você não sabe tudo sobre você e que é possível melhorar. A partir daí, tudo fica mais fácil e você estará aberto a novas experiências. E porque estou dizendo isso? Pois os candidatos tendem a achar que, há apenas poucos dias da prova, a hora é de se afundar em rotinas malucas de 16 horas por dia de estudo, e o que eu posso te garantir é que depois de tantos meses, depois de tanta dedicação, o cansaço é inevitável e recuperar as energias é o melhor para você. O estresse aparece e a ansiedade também, porque o momento mais esperado está chegando.

Os últimos meses da preparação para uma prova tão concorrida e cansativa são desafiadores e você naturalmente passa por muitos altos e baixos. Mas lembre que não é só com você: a maioria das pessoas que se prepara de maneira intensa para algo tão importante para seu futuro enfrenta isso e até pensa em desistir.

A hora agora não é de estudar igual louco, é de se preparar emocionalmente. O pensamento negativo e a culpa aparecem normalmente depois daquela semana que você não conseguiu estudar, daqueles dias que você achou que não estava evoluindo… Você até pensa que todo esse esforço pode ter sido em vão e que não valia a pena ter perdido tanto tempo com isso. Mas é justamente nesse momento que separamos os vencedores dos perdedores!

Os vencedores sempre confiam na sua decisão e na sua determinação. Acreditam que sempre podem melhorar, conseguem se reerguer e seguir em frente para cumprir seu amado ou odiado cronograma de estudos e revisão. Se você estiver animado, pegue seu programa de revisão e estude. Se estiver cansado, pare por alguns dias. Quantos forem necessários. Restabeleça no seu corpo o ápice de motivação, pois agora chegou o momento de estar a 1000% em termos de energia, pronto para a temporada de exames. Não adianta reclamar, porque o tempo que passou não volta.

Mas o que ele está falando? Como eu vou ficar tranquilo se não estudei e não me preparei?

Não confunda minhas palavras com auto-engano. Se você não estudou e não se preparou para este momento, é evidente que em um cenário de alta concorrência como os processos seletivos de residência médica as suas chances de aprovação são mínimas. Não é fácil mesmo. Mas fato é que há dias das provas o melhor que você pode fazer para o bem da sua performance é reduzir o consumo de energia da sua mente. Para isso, é necessário algo que já falamos antes e frizamos o quão importante é: criação de hábito! Você precisa ter o poder de educar sua mente, colocando-a em piloto automático.

Uma vez perguntei ao meu Personal Trainer se eu aumentaria meu desempenho fazendo musculação todos os dias. Aí ele me disse que se eu fizer todos os dias, meu desempenho poderia até cair, porque meus músculos precisam descansar depois de muito esforço, para só depois voltar a se desenvolver. E com a nossa mente é igual. Nós também precisamos dar tempo de recuperação para ela, ainda mais se você vem estudando intensamente há meses!

Se a prova é no domingo, no sábado você NÃO VAI FAZER NADA. Nem pense em estudar. Um dia antes é preciso preparar sua mente e mudar o cenário mental. Reduzir a tensão, relaxar a cabeça… E por isso nada de estudar desesperadamente. Sua mente precisa de um folego!

Mas então não faço revisão nos dias anteriores à prova?

Sim, faz com certeza! Se a prova acontece no domingo, por exemplo, esses dias de revisão focada devem ser segunda, terça, quarta, quinta e sexta. Você vai fazer uma revisão focada exclusivamente na prova prioritária. Leia resumos, tabelas mais importantes e as provas dos anos anteriores. Sempre utilizando os métodos de estudo que ensinamos para você no módulo II e utilizando as técnicas de revisão focada que vimos juntos no módulo III.

Além disso, é preciso planejar suas viagens. Imagine só você estudando o ano inteiro, se matando para adquirir conhecimento, gastando dinheiro com inscrições e viagens, aí de repente você precisa abandonar uma prova por causa de um imprevisto? Por isso é importantíssimo ter um planejamento bem definido. Se você planejou e na sua mente está tudo certo, cumpra o plano e sinta-se muito mais seguro. Planejar significa saber o passo a passo de tudo que deve ser feito na semana, na véspera e no dia da prova em si.

Se você tiver que viajar e o voo for às 10h da manhã, provavelmente você chegará no aeroporto às 9h, sairá de casa às 8h, e levantará às 7h para fazer sua preparação matinal. Ao chegar na cidade da sua prova você vai pegar um taxi? Está com o endereço do hotel anotado? Sabe onde almoçar ou jantar? É preciso planejar tudo! Passo a passo! Leia novamente o edital e pense em tudo que você vai precisar usar no dia da sua prova.

E neste dia você já tem que saber a distância do hotel até o local da prova e se programar para chegar pelo menos 1 hora antes do fechamento dos portões. Assim você consegue estacionar tranquilo, comer algo, respeirar, caminhar tranquilamente e chegar na sala de prova com tempo de sobra. Planeje neste nível de detalhe!

Em termos de revisão, é esta a hora de usar a TÉCNICA DE REPETIÇÃO PARA A RETA FINAL. Ela consiste em aumentar a repetição da resolução de provas e de revisão dos conteúdos que você já sabe que precisa elevar a pontuação, conforme seu diagnóstico de conhecimento, que foi feito no módulo III. Com essa técnica, você aprende mais sobre o estilo das próximas provas e também refresca sua memória. Sem contar que você vai registrar de forma visual e dinâmica as questões e respostas corretas das provas de anos anteriores. Já tive alunos que usando essa técnica acertaram de 4 a 5 questões que praticamente se repetiram nos anos anteriores.

Com esse processo você vai relembrar e reforçar os materiais já estudados. Esse é o princípio da repetição: quanto mais vezes você revisar, mais vai fixar o conteúdo e relembrar os pontos mais importantes. É a forma MAIS EFICIENTE de trazer os conteúdos que ficaram guardados na sua memória de longo prazo.

Além da questão teórica, preocupe-se em adquirir conhecimento sobre COMO se resolvem PROVAS OBJETIVAS. Uma premissa para ser bom em fazer testes é AUMENTAR A SUA CONFIANÇA na resolução de questões. Você precisa responder rápido e confiante.

 Para isso, é preciso interpretar bem os enunciados. Entender o que as questões realmente estão exigindo. Costumo dizer que é necessário conversar, bater um papo com o enunciado. Detalhe melhor ele para saber o que está exigindo de você. Só assim você conseguirá interpretar as possíveis respostas.

Os alunos que fazem MEDCOACH 360 chegam a receber da nossa equipe um estudo que indica quais são os três principais tipos de enunciados mais comuns nas provas de residência médica. Nós ensinamos ainda uma técnica infalível para que você saiba interpretar cada um deles, ficando ligado na alternativa que melhor completa a questão.

Tudo para ajudar você a ser mais eficiente na sua preparação. Afinal, aqui é este o nosso lema: você estuda, e nós nos preocupamos com TODO O RESTO.

Ficou curioso para saber como isso funciona na prática?

Então chame nossa equipe para conversar! Estamos sempre prontos para te ajudar!

Abraços e até a próxima semana!


Esperamos que tenham gostado do conteúdo desse vídeo. E continuem ligados que vem muito mais conteúdo por ai!!

Confira os 15 primeiros vídeos da série, você pode assisti-los aqui:

[Vídeo 1] A cruel realidade da residência médica no Brasil

[Vídeo 2] Quais as vantagens de se fazer residência médica no Brasil?

[Vídeo 3] A remuneração dos médicos no Brasil

[Vídeo 4] A economia burra da Residência Médica

[Vídeo 5] As três principais dificuldades para passar na residência médica

[Vídeo 6] Como é o processo seletivo de residência médica?

[Vídeo 7] A premissa básica para ter foco nos estudos para a residência médica

[Vídeo 8] 6 dicas para a definição da sua especialidade médica

[Vídeo 10] Marcio entrevista Dra. Flavia Maciel – Parte 1

[Vídeo 11] Marcio entrevista Dra. Flavia Maciel – Parte 2

[Vídeo 12] O método campeão de aprovação na residência médica!

[Vídeo 13] Conheça a primeira etapa do programa Medcoach!

[Vídeo 14] Como ter a Alta Performance nos Estudos!

[Vídeo 15] A importância da Revisão Focada!

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL