banner desktop banner mobile

3 dicas para lidar com conteúdo atrasado para as provas de Residência!

3 dicas para lidar com conteúdo atrasado para as provas de Residência!

Conteúdo atrasado para as provas de Residência Médica?

Dessa forma, Parece que não vai dar tempo de conseguir estudar tudo até a data da prova que irá prestar e cada vez que você olha para as apostilas atrasadas, dá um certo desespero e ansiedade?

Fique tranquilo! Isso é comum de acontecer entre os médicos e estudantes de medicina que estão, portanto, prestando provas de Residência Médica.

E neste artigo vou te dar 3 dicas infalíveis para que você saiba lidar com o conteúdo atrasado para as provas de Residência Médica. Continue lendo!



Conheça a principal causa do conteúdo atrasado para as provas de Residência

É bem comum médicos e estudantes de medicina contruirem, ás vezes, sem muita metodologia, planejamentos de estudos para a conquista da vaga de residência médica.

Na maioria das vezes, portanto, este planejamento é diário e a sua intenção é sempre cumprir com os estudos daquele conteúdo.

Mas nem sempre isso acontece, como deveria!

Afinal, sabemos que imprevistos podem ocorrer e ainda, se caso você não saiba quais são seus sabotadores de estudos, pode ser que não cumprir com o seu planejamento de estudos seja recorrente.

Mesmo porque, os sabotadores de estudos são características que influenciam a maneira como você leva a sua vida e, consequentemente, podem te prejudicar tirando o seu foco dos estudos para as provas de residência médica.

Esses sabotadores tendem, portanto, a se relacionar com aspectos que você considera normal. Mas há momentos aonde eles acabam prejudicando o seu dia a dia.

Então, se possui o desejo de se sobressair na prova de residência médica é necessário superá-los.

Dessa forma, os  seus sabotadores podem interferir de forma negativa em seus estudos e, por isso, precisam ser eliminados enquanto não influenciam nos estudos, ou nos resultados que pretende obter na prova de residência médica.


Leia também:
Quais são seus sabotadores de estudos para residência? – Fatos e Verdades #9
Acabe com os seus sabotadores de estudos para residência!
6 dicas para eliminar os seus sabotadores de estudos.


conteúdo atrasado para as provas de residencia

Outros motivos que te levam a acumular apostilas atrasadas

Além dos sabotadores de estudos, que parecem inofensivos e podem aumentar a sua pilha de livros e apostilas, há alguns outros motivos que, portanto, te levam a não conseguir estudar o que precisa. Alguns deles são:

1) Não ter um planejamento

Como já citado neste artigo, você precisa partir de algum ponto para organizar a sua rotina de estudos, pois acredite se você pretende passar nas provas de Residência Médica, você precisa se organizar.

Não dá para estudar sem muita estratégia e sair só devorando livros, pois como você já deve saber o conteúdo é extenso e as chances de você conseguir estudar tudo com o mesmo gás é muito difícil de acontecer.

Por isso, um planejamento de estudos assertivo é fundamental para você neste momento. Você precisa, portanto, de um norte e uma previsão daquilo que precisa estudar até as provas que vai prestar.


Leia também: Saiba como construir um planejamento assertivo de estudos para Residência!


2) Procrastina muito

Isso mesmo, procrastinar, deixar para depois!

Essa ação também deriva de um planejamento mal construído, onde você não se programa, não programa as suas horas de estudos, não descreve os conteúdos que pretende estudar e por ai vai.

Procrastinar certamente não vai te levar ao sucesso!

É importante que você saiba que a aprovação na prova de Residência Médica só depende de você e é neste momento que você precisa se dedicar!


Leia também: 5 dicas para manter a energia nos estudos para a Residência


3) Esgotamento por conta do trabalho

Trabalhar e se preparar para as provas de Residência Médica realmente não é uma tarefa fácil! Apesar de possível!

Porém você precisa estar muito atento sobre como este trabalho tem reflexo na sua vida.

Trabalhar muitas horas e com uma rotina intensa, pode não te dar a energia necessária para se dedicar aos estudos para a Residência, nos momentos que você precisa fazer isso.

É muito importante que neste momento você tenha os objetivos claros na sua mente, até para abrir mão de algumas horas de trabalho, caso isso seja possível!


Leia também: Como conseguir estudar para a Residência Médica, trabalhando o dia todo!


O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Organizador-completo.jpg

3 dicas para lidar com conteúdo atrasado para as provas de Residência!

1) Esconda todas as apostilas

Isso mesmo! Todo o conteúdo atrasado você vai precisar esconder, tirar da sua visão para que isso não atrapalhe o seu desenvolvimento nos estudos que você programou para aquele dia ou aquela semana.

Acredite, ficar vendo a pilha de apostilhas só crescer, só vai te gerar mais ansiedade e não é isso que você precisa neste momento!

2) Cumpra com as suas horas de estudos

Já falei aqui sobre a importância de um bom planejamento, né?!

Isso vai ser fundamental para você avançar, então, na sua preparação para as provas de residência. Você não vai dar conta, sem planejamento, ou melhor, dessa forma, você não vai dar conta sem um planejamento personalizado.

Você precisa cumprir o tempo de estudos que estipulou no dia ou na semana!

3) Se concentre em estudar o que planejou!

Depois de esconder as apostilas e construir um bom planejamento, é hora de foco e concentração.

Após cumprir o tempo de estudos, você precisa cumprir o conteúdo da semana, dentro da semana.
Fazendo isso você vai perceber que ao longo do tempo de tanto repetir esse processo, com bastante persistência e dedicação, você estará estudando melhor e em menos tempo.

DICA BÔNUS

4) E o conteúdo atrasado?

Se você cumprir as 3 dicas, quando já estiver passado 2,3,4 semanas cumprindo o que planejou, você vai perceber que terminou o conteúdo da semana e ainda sobrou tempo, e quando isso acontecer é o momento de você voltar com os conteúdos atrasados e começar a colocá-los em dia.

Dessa forma, é importante que você tenha paciência e persistência, fazendo isso você vai ganhar velocidade nos estudos, vai aumentar a sua performance, vai produzir mais em menos tempo e aí sim vai conseguir incluir os conteúdos atrasados.

Fazendo isso você vai perceber que ao longo do tempo de tanto repetir esse processo, com bastante persistência e dedicação…VOCÊ ESTARÁ ESTUDANDO MELHOR E EM MENOS TEMPO!

Aproveite e veja o que o Márcio Sumay, criador da metodologia Medcoach, fala sobre o assunto no vídeo abaixo:

Conclusão

Para saber lidar com conteúdo atrasado e até evitar que isso aconteça, você precisa de estratégia, inteligência emocional e uma metodologia que funcione. E isso nós do Medcoach entendemos.

Afinal há mais de 7 anos, nós ajudamos médicos e estudantes de medicina a terem organização, planejamento, estratégia, técnica, autoconfiança, segurança para enfrentar os desafios de sua trajetória, como terem seus objetivos de claros de sucesso!

Aqui são aplicadas técnicas que tem base em estudos na Psicologia e Neurociência que preparam médicos e estudantes de medicina para uma trajetória leve, sem estresse e com qualidade de vida!

Com uma metodologia inovadora e treinadores especialistas em treinos para as provas médicas, você aprende técnicas de estudos, constrói um planejamento de estudos assertivo.

Além de desenvolver tantas outras habilidades e comportamentos que vão te dar ajudar não só nas provas de residência, como na vida.

Com certeza você conseguirá cumprir o seu planejamento de estudos e saberá lidar com os conteúdos atrasados, aumentando cada vez mais as suas chances de ser aprovado nas provas de Residência Médica!

Acredite, o Medcoach vai te ajudar, pois possui programas que auxiliam e potencializam sua alta performance nos estudos para ter sucesso na residência médica, além de programas para provas de Título e provas para revalidação de diplomas estrangeiros.

Dessa forma, é importante ressaltarmos que o foco dos nossos programas não é fornecer o conteúdo, mas sim te ajudar a organizar o conteúdo que você já tem e te ajudar a ter sucesso na carreira.

O nosso objetivo é, portanto, ajudar você a realizar o seu sonho de conquistar uma vaga na residência médica, e vamos fazer isso!

Quer conhecer mais sobre o nosso trabalho? Confira, então, nossos outros programas de preparação para residência médica, clicando aqui!

Contudo, se quiser saber mais sobre nossos programas, assim como tirar alguma dúvida, pode entrar em contato com nossa equipe de especialistas.

Nós estamos prontos para te ajudar em qualquer dúvida que tiver, clique aqui e fale com eles.

Por fim, um forte abraço, e até a próxima.

Quer ter acesso aos nossos conteúdos exclusivos?

Siga-nos nas redes sociais e receba, portanto, sempre novidades e dicas sobre residência médica e preparação para as provas:

Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Linkedin, Pinterest, Telegram

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL