banner desktop banner mobile

As possibilidades na carreira médica!

As possibilidades na carreira médica!

Nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2019, o Medcoach esteve presente no COMUSCS, Congresso Médico Universitário da Faculdade de Medicina da USCS, falando sobre as possibilidades na carreira médica.

Foi uma parceria incrível, na qual pudemos tirar as dúvidas sobre performance de estudos e carreira médica aos alunos da universidade.

E mais, na quinta (19), o congresso contou a participação do nosso CEO e criador do método, Marcio Sumay.

Que levou aos congressistas uma palestra sobre o universo da medicina, as possibilidades na carreira médica e motivou todo o auditório com suas técnicas infalíveis!

Além do Marcio, o Congresso contou com a presença de outros médicos palestrantes.

Continue lendo e veja tudo o que rolou no COMUSCS!

possibilidades na carreira médica


No primeiro dia de Congresso, realizado na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, o tema abordado foi “Carreira Médica”.

Foi um momento único que os alunos da universidade tiveram a oportunidade de ouvir profissionais especialistas no assunto e ainda tirarem suas dúvidas.

Primeiro especialista convidado:

O primeiro palestrante da noite, foi o Dr. Victor Hugo, especialista em cirurgia plástica, com uma incrível palestra sobre Marketing na Carreira médica.

O Dr. Victor Hugo iniciou sua palestra com números de médicos no Brasil, mostrando um crescimento exorbitante anualmente.

Ele ainda instruiu aos alunos e futuros médicos, outros quais caminhos profissionais eles podem seguir após a graduação em medicina. Como: auditor, gestor público, gestor privado, professor, perito, pesquisador, dentre outras carreiras.

Também contou sobre a importância de ter um objetivo de vida. Ter ideia de seus ganhos e gastos, além das dificuldades encontradas para a definição da área de atuação.

Nós falamos muito sobre isso aqui no Medcoach, não é mesmo?

Não adianta, essa é a premissa básica para iniciar a preparação para provas de residência médica. Definir a especialidade.

Outro ponto importante abordado pelo Doutor, foi aquela dúvida comum: “Mas tenho mesmo que fazer residência médica?”

Não necessariamente. Existem muitos caminhos. O médico recém-formado, pode seguir como médico generalista, atuando de forma geral. Outra opção é a pós-graduação, se a intenção for seguir um caminho mais acadêmico. E claro, a residência médica, para atuar de forma especializada em uma área específica da medicina.

Por isso é preciso ter o seu objetivo de vida traçado. Monte um planejamento de curto, médio e longo prazo. Faça um autodiagnóstico sobre o que você gosta de fazer, que tipo de paciente você quer atender e que tipo de diagnóstico você quer trabalhar. Tenha consciência de onde você quer chegar, tanto o lado pessoal quanto na questão remuneração.



Confira mais dicas do Dr. Victor Hugo sobre Marketing na carreira médica:

– Segmente sua área de atuação;

– A sua imagem e seu comportamento fazem toda a diferença. Trabalhe o seu marketing pessoal;

– Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo;

– Participe de ações sociais;

– Seja comprometido com horários e compromissos;

– Seja ético com seus colegas de profissão e respeite a conduta ética;

– Seja dedicado. Ofereça ao seu paciente a solução que você ofereceria a sua mãe.

A palestra do Dr. Victor Hugo foi extremamente importante para esses futuros médicos. Pois cada um desses detalhes é necessário para se tornar um profissional reconhecido e de sucesso!


Segundo palestrante da noite:

Em seguida, tivemos a palestra do Marcio Sumay, Master Coach e criador do método Medcoach!

Que levou uma palestra recheada de motivação. Fazendo com que os alunos presentes acreditem em suas capacidades e que as possibilidades na carreira médica são inúmeras!

Marcio trouxe a história de seu primeiro aluno e caso de sucesso. Lá em 2012. E foi a partir desse caso que o Medcoach começou a ser desenvolvido. Com base no desenvolvimento da capacidade cognitiva do ser humano e no alcance da alta performance.

Hoje já são mais de 3500 médicos que passaram pelo Medcoach.

Marcio contou que desde o início percebeu dificuldades em comum na grande maioria desse público.

– Insegurança

– Desmotivação

– Confusão

– Frustração

– Desespero

E essas dificuldades levam a sintomas de esgotamento comportamentais. Como: Irritabilidade, mau humor, distração, excesso de sensibilidade, reatividade e impulsividade.

Todas essas características são muito comuns em estudantes de medicina e médicos formados que pretendem fazer residência médica.

Isso devido a rotina pesada, a pressão de plantões, e ainda ter que conciliar com a vida pessoal e os estudos.

Toda essa pressão psicológica tem gerado um grande aumento no número de médicos doentes, com depressão e ansiedade.

Nós sabemos que não é fácil passar por essa fase. Mas além de possível, pode ser menos sofrida!

E como isso é possível? O Marcio contou na palestra!

Com FOCO, PRODUTIVIDADE E AUTOCONTROLE!

Essa é a tríade da performance cognitiva da medicina.

O Marcio deu o passo a passo para os congressistas encontrarem a performance. Confira o que ele contou:

“Para ter foco, é preciso ter autoconhecimento, clareza de objetivos e coragem.”

“Para ter produtividade, é preciso ter energia, priorização e treinamento cognitivo.”

“E para ter autocontrole, é preciso auto observação, habilidade de dizer “não” e treinamento psicoemocional.”

Essa é a base do Medcoach. O programa mais completo de performance de estudos para a residência médica. Não é à toa que 70% dos nossos alunos são aprovados!

E o Marcio finalizou sua palestra com uma frase motivacional e que todos que estão nesse momento de preparação para o futuro da carreira médica, precisam aprender e dizer todos os dias:

“Mesmo que você não é, pense que é, que um dia será!”

possibilidades na carreira médica


Terceira participação da noite:

O terceiro palestrante da noite foi o Prof. Dr. João Bizário, médico, biomédico e psicoterapeuta. Que trouxe informações sobre o futuro da carreira médica.

Levantou a questão do tamanho da importância do comportamento do profissional. Que o aluno precisa entender que ele vai se moldar como profissional desde o início dos seus estudos.

Ele também trouxe um ponto muito importante, que é saber aproveitar o conteúdo que hoje temos, e que está disponível no próprio celular.

O aluno precisa saber usar a tecnologia a seu favor e não deixar que ela seja mais um sabotador nos estudos.

O Prof. Dr. Também destacou que o modelo atual do médico no Brasil é estar mais próximo das pessoas, entendendo a necessidade da comunidade e atuando em projetos sociais.

Por fim, encerrou sua palestra com o que é esperado dos futuros médicos: qualidade do profissional, ênfase na atenção primária, Medicina de família, Público e Privado, Residência médica, Pós graduação, Subespecialidade, Áreas fundamentais e doenças raras e negligenciadas.


Mesa redonda – as possibilidades na carreira médica:

Ao final das palestras, os 3 convidados fizeram uma mesa redonda com os alunos presentes.

Os quais tiveram a possibilidade de tirar dúvidas e fazer perguntas sobre o futuro da carreira médica aos 3 especialistas convidados!

O primeiro dia do COMUSCS foi um sucesso! Com muitas dicas e expectativas para os futuros médicos da USCS!

Aaah e não parou por aí não. O congresso continuou nos dias 20 e 21. Nos quais aconteceram aulas práticas e workshops com médicos especialistas. Com módulos sobre habilidades cirúrgicas, saúde da mulher, habilidades médicas e emergências médicas, sendo este último módulo com simulação realística.

possibilidades na carreira médica


Medrevisa conquistou o público!

Além dos aulões, a equipe do Medcoach continuou presente tirando dúvidas e aplicando simulados do Medrevisa nos congressistas!

A plataforma Medrevisa, ficou disponível para os alunos se desafiassem. O Medrevisa tem um banco de mais de 25 mil questões de provas de residência, das mais importantes instituições do país.

O aluno, dentro do Medrevisa, personaliza o próprio simulado. Escolhendo as áreas e subáreas, os hospitais e o ano da prova.

Para o congresso, eles criavam um simulado de 10 questões. E todos que participaram ganharam um prêmio exclusivo do Medcoach!

possibilidades na carreira médica

O COMUSCS, sem dúvida foi um sucesso! E extremamente importante para esses futuros médicos!

O Medcoach apoia ações que entregam de informação rica e necessária.

Gostou do que rolou no Congresso? Fique ligado que logo logo vem mais!

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre novidades e dicas super importantes: Facebook, Instagram, Youtube

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL