banner desktop banner mobile

Conheça os principais desafios da área de coloproctologia

Coloproctologia, você conhece essa especialidade médica?

A especialidade médica trata, portanto, das doenças do cólon, do reto e do ânus, tanto clínicas quanto cirúrgicas.

No entanto, ela compreende também uma série de procedimentos de diagnóstico, como a colonoscopia, a manometria e a ultrassonografia endorretal.

Em nosso país, portanto, uma série de leis federais regulamenta o exercício profissional do médico.

Cabe, então, à Associação Médica Brasileira regulamentar a existência e o funcionamento das sociedades de especialidades médicas, tais como a coloproctologia, a pediatria, a oftalmologia e todas as outras, num total de 57 especialidades.

Se interessou pelo assunto?! Então, continue lendo esse artigo.

Leia também: Conheça as especialidades médicas que você pode atuar!

O que é a Coloproctologia?

Uma especialidade ampla que inclui diagnóstico, tratamento clínico e cirúrgico das afecções benignas e malignas do intestino delgado, dos cólons, ânus e disfunções do assoalho pélvico.

No século passado, dessa maneira, a abordagem laparoscópica foi o grande marco para essa cirurgia.

Atualmente, a inclusão do acesso robótico e a adição da inteligência artificial adicionaram medidas facilitadoras para o cirurgião que beneficiam os pacientes.

A tecnologia, portanto, crescente e o desenvolvimento de aparelhos com elevada resolução de imagem vêm resultando num aumento substancial no diagnóstico precoce das doenças, inclusive as raras, de forma eficaz.

Entretanto, é importante destacar também os avanços no desenvolvimento de medicamentos e novos aparelhos utilizados em procedimentos cirúrgicos no tratamento de doenças benignas e malignas que tanto têm melhorado a qualidade de vida como o aumento da sobrevida de paciente.

Coloproctologia

Quais são os principais desafios da Coloproctologia?

Um dos principais desafios enfrentados pelos médicos especialistas nesta área é, portanto, a falta de estrutura para possibilitar trabalhar em muitas regiões do país, inclusive iniciar a especialidade em regiões que ainda não tiveram a oportunidade de ter esse tipo de atendimento.

Afinal, o mais importante para a coloproctologia é poder exercê-la na íntegra, pois trata-se de uma especialidade diagnóstica e com tratamentos clínicos, com cirurgias de pequeno, médio e grande porte.

Entretanto, o local de atendimento deve oferecer condições mínimas necessárias para o diagnóstico e, pelo menos, para o início do tratamento. Sendo, portanto, necessário encaminhar os casos mais complexos.

Desse modo…

No entanto, um cirurgião colorretal deve ser competente em seus conhecimentos e habilidades, atencioso e seguro, possibilitando uma relação médico-paciente de confiança e de conforto para que o paciente possa realizar a consulta e o exame proctológico de forma adequada.

Mesmo porque, muitas vezes, a dificuldade de trabalho para os especialistas não se deve apenas à concorrência, mas às condições oferecidas.

Quando o assunto são as condições, fala-se, então, em local de atendimento, o que tem de disponível para oferecer aos pacientes.

No entanto, não é somente a consulta formal, mas é necessário exames que ajudarão a esclarecer o diagnóstico e a escolha do tratamento adequado.

Assim como a possibilidade de tratamento, de acordo com medicamentos disponíveis, unidades de terapia intensiva e centro cirúrgico para realização de cirurgias de diferentes portes.

Como essa especialidade é ampla e tem se desenvolvido cada vez mais, é fundamental que os especialistas, portanto, obtenham novos conhecimentos na área de câncer colorretal, assoalho pélvico e doença inflamatória intestinal, visando o diagnóstico precoce e os tratamentos que ofereçam uma melhor qualidade de vida e o aumento na sobrevida.


Por fim, a especialidade ainda tem espaço nos grupos que já existem para aquisição dos jovens e na formação de novos grupos para atender parte da população que não tem acesso a essa especialidade.

Leia também: Cirurgia Geral, pré-requisito para boa parte das especializações!

Coloproctologia

Conquistas da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP)

Atualmente, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia possui 2.200 membros associados.

A SBCP é, portanto, bastante atuante desde a formação dos residentes no país inteiro ao apoio aos sócios.

Entre as maiores conquistas estão:

  • Investimento na educação continuada, com promoção anual de cursos para residentes e sócios nas diversas etapas visando a incentivar e adicionar novos conhecimentos aos seus membros;
  • Disponibilização de atualizações no site de acesso restrito aos sócios;
  • Além de, disponibilização do Portal da Coloproctologia, um canal informativo para a população em geral com assuntos atuais em forma de vídeos, artigos e demais acessos a entrevistas pelos especialistas e no incentivo da prevenção das doenças relacionadas à especialidade;
  • Também, disponibilização do Journal of Coloproctology (JCOL), publicação científica trimestral oficial da SBCP em inglês com demonstração de resultados;
  • Manutenção de um vínculo constante visando apoiar os serviços de residências e estágios responsáveis pela formação dos novos profissionais;
  • Trabalho na defesa de classe em busca de melhores condições de trabalho para os especialistas na área;
  • Normatização do Setembro Verde, mês da prevenção do câncer colorretal. Durante todo esse mês são realizadas diversas formas de promoção informativa à população em geral sobre prevenção e conhecimentos afins.
Enfim…

A Sociedade Brasileira de Coloproctologia é uma associação médica sem finalidade lucrativa que tem o objetivo de congregar os médicos brasileiros que se dedicam à esta especialidade.

Assim, a SBCP tem a missão de apontar para o coloproctologista as melhores e mais seguras decisões no atendimento das doenças coloproctológicas, estabelecendo os padrões mais atualizados nesta área da prática médica. Somos uma sociedade médica de âmbito nacional com mais de 1600 membros.

Por fim, a Associação Médica Brasileira credencia a Sociedade Brasileira de Coloproctologia para formação de médicos e titulação de especialistas em coloproctologia.

Portanto, aproveite e veja o vídeo sobre qual a especialidade médica escolher:

Dessa maneira, tenha em vista que, se precisar de ajuda, pode entrar em contato com a nossa equipe de especialistas, eles certamente estarão prontos para te ajudar.
Por fim, um forte abraço, por conseguinte, até a próxima. 
Conheça os nossos programas!

Siga-nos, então, nas redes sociais, isso irá servir para que você receba sempre novidades e dicas super importantes do universo médico: Facebook, Instagram, Youtube Twitter Linkedin

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL