banner desktop banner mobile

Cronograma de estudos para residência médica- Fatos e verdades #8

Cronograma de estudos para residência médica- Fatos e verdades #8

Como criar um cronograma de estudos para residência médica?

Nesse artigo, vamos falar sobre um assunto muito importante e que irá garantir que você conquiste a tão sonhada residência médica: o cronograma de estudos!

Portanto, se você já se vê atuando na área que tanto almeja, fique atento nesse conteúdo e monte um eficaz cronograma de estudos. 

Aperte o play e saiba mais!

Caso prefira, segue abaixo o conteúdo completo para ter foco nos estudos para residência:

Sejam bem-vindos a mais um conteúdo da série Médico Especialista. Fatos e verdades sobre a residência médica.

Nesse artigo vamos falar, portanto, sobre algumas dicas para ter um cronograma eficiente para ter ótimos resultados na residência médica.

Muitos estudantes de medicina querem entrar na residência médica, entretanto, alguns fatores atrapalham essa conquista.

No entanto, entre esses elementos a falta de um cronograma de estudos é um dos principais.

Hoje iremos te ensinar a criar um cronograma de estudos, item fundamental para você alcançar seu sonho.

Em primeiro lugar, com a vida cada vez mais corrida, é importante saber administrar os afazeres. Dessa forma, a falta de organização do conteúdo de estudos, dificultará ainda mais a performance.

Quando se estuda uma grande variedade de conteúdo em um período específico de tempo, a organização pode se tornar um obstáculo. E não tendo a organização, manter a motivação fica mais difícil ainda.

Entretanto, isso não pode ser uma desculpa para que você desista! Fique atento nas dicas e conselhos para você se organize e faça um cronograma de estudos.

O que fazer?

Primeiramente, é importante ter em mente que esse plano tem por objetivo organizar a sua rotina de estudar e essa organização pode fazer toda a diferença no preparado para as provas de residência médica.

Portanto, com esse planejamento você consegue ter mais conhecimento sobre os seus horários e as matérias que mais precisam de atenção ao serem estudadas.

Comece, então, criando uma tabela ou planilha para definir quais são os assuntos que você vai precisar estudar para garantir a vaga na residência médica.

Assim, depois disso, é importante analisar a sua rotina e ver o que pode ser alterado, ganhando mais ritmo de estudos e definir a quantidade de horas que você irá disponibilizar para estudar. Dessa forma, você conseguirá dedicar mais horas às matérias das provas.

Cada pessoa tem um melhor período para estudar, algumas defendem que é durante o dia, enquanto outras preferem a noite. Por isso, é importante a análise da sua rotina e descobrir o melhor horário para você.

Horas de sono

Você deve organizar o seu horário com base na rotina, sem esquecer, é claro, das suas horas de sono. Essas horas são primordiais para que você tenha um bom desempenho nos estudos.

Depois de analisar sua rotina e descobrir quais são os melhores dias e horários para estudar, o ideal é que você crie uma planilha, como dito anteriormente. Nesta planilha, você irá inserir essas informações.

Caso você não se der bem com a planilha, faça as anotações dos horários de estudo em um papel. O importante é que você anote e isso fique bem visível em algum lugar para você.

Ainda falando sobre a importância de um cronograma de estudos, outro ponto é a prioridade no conteúdo. É natural que, durante os estudos para a residência, você tenha dificuldade com algumas matérias e isso pode ser um problema na hora de fazer as provas.

Por isso, você precisa de uma atenção maior no conteúdo que têm mais dificuldade e criar um “reforço” para esses assuntos, se dedicando mais a eles. Mas é importante não deixar o restante das mateiras de lado.

Portanto, separa as suas dúvidas, tente ao máximo solucioná-las ao longo dos dias de estudo. Estudar para a prova de residência médica deve ser algo contínuo.

Em resumo,

Elabore o seu planejamento de estudos de maneira organizada. Com isso, você não irá se perder e conseguir aplicar de forma apropriada o desenvolvimento dos estudos.

Deu para entender a importância de organizar uma rotina de estudos para alcançar a residência médica?

Nós sabemos que manter o foco, disciplina, organização e cumprir o planejado não é simples, mas é importante não desistir!

Por isso, nós da Medcoach, iremos te ajudar nisso. Ao aderir o programa, você terá um treinador especialista durante todo o processo, te acompanhando de forma individualizada e personalizada.

O seu treinador, com certeza, irá te ajudar em toda a organização e planejamento, com foco no seu objetivo, nos seus valores e ideias de vida.

Afinal, o nosso objetivo é o mesmo que o seu: a conquista da residência médica!

Espero que tenha entendido a importância do conteúdo de hoje.

Saiba que você pode falar com nossos especialistas a qualquer momento, para tirar suas dúvidas e construir um cronograma de estudos ideal para você!

Contudo, se precisar de ajuda, pode entrar em contato com a nossa equipe de especialistas, eles estão prontos para te ajudar.

Por fim, um forte abraço, até a próxima. 

Conheça os nossos programas!

Portanto, siga-nos nas redes sociais e receba sempre novidades e dicas super importantes: Facebook, Instagram, Youtube, TwitterLinkedin.

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL