banner desktop banner mobile

Dia do médico: conheça as vantagens da carreira médica

Dia do médico: conheça as vantagens da carreira médica

As vantagens da carreira médica!

O dia 18 de outubro, é dedicado para o reconhecimento de um profissional que mesmo diante de tantos desafios, escolheu seguir a carreira médica.

Todo dia é dia do médico. Sobretudo, nessa data em especial lembramos que ser médico é mais do que apenas ter uma profissão, mas sim, um chamado especial para salvar vidas.

Dessa forma, todos os anos esses especialistas em cuidar do seu próximo são homenageados em todo o país. 

Sendo assim, podemos dizer que todos nós sabemos e reconhecemos a importância que o papel do médico tem para toda a população.

Mas para se tornar esse profissional tão prestigiado, existe um caminho a ser seguido.

Continue lendo e descubra como se tornar um medico, posteriormente  conheça a carreira médica e o dia a dia desse profissional.


Como se tornar um médico?

Como é a formação de um médico?

A princípio, a graduação em medicina tem a duração de 6 anos, e é um dos cursos mais concorridos no vestibular.

O que faz com que os futuros médicos comecem a demonstrar sua determinação antes mesmo de entrar na faculdade. Isto é, encaram os cursinhos pré-vestibulares.

 Ao entrarem na faculdade, começam a corrida dos 6 anos para colocarem as mãos no tão sonhado diploma.

Podemos dividir esses 6 anos de faculdade em 3 ciclos:

  1. Conhecimentos Básicos
  2.  Conhecimentos Clínicos
  3.  Hospital

Esses ciclos funcionam da seguinte forma:

Ciclo 1:

Nessa etapa, o futuro médico começa a ver os princípios básicos necessários para o cumprimento de suas grades curriculares até o fim do curso. 

Ele terá um contato inicial com as teorias que formam a profissão, verá disciplinas como:

  • biologia
  • fisiologia
  • genética
  • anatomia

O estudo dessas disciplinas podem mesclar teoria e práticas. 

Um exemplo disso é o estudo na área de anatomia. Na qual as aulas ocorrem em laboratórios com peças cirúrgicas para serem usadas em cadáveres. 

Apesar de ser chamada de básica, essa etapa do ciclo 1 servirá de base para as próximas etapas da graduação.

Ciclo 2:

Em seguida, o futuro médico já conhece muito bem o corpo humano, dessa forma, ele pode começar a aprender sobre as doenças e epidemias.

Sendo assim, ele passará a conhecer e aprender a tratar os mais diversos  sintomas que apontam problemas de saúde em seus possíveis pacientes.

As disciplinas vistas aqui, focam na evolução de doenças, como combatê-las e preveni-las, além de aprender sobre suas principais causas. 

E também começará a ter contato com os pacientes. 

Ciclo 3:

Nessa última etapa do curso de medicina, o estudante passa pela fase do estágio obrigatório, conhecido como internato

Essa fase de estágio é realizada em hospitais e ambulatórios, onde os estudantes entram em contato com as áreas da medicina de forma prática.

O estágio é supervisionado por um médico já formado. E o estudante tem a chance de colocar em prática o conhecimento adquirido durante os 4 anos anteriores do curso. 

Ao finalizar esses 3 ciclos, o estudante conclui sua graduação em medicina, podendo assim, atuar como médico generalista.

Mas, caso ele opte por atuar em uma área mais específica, é necessário que ele passe por uma nova etapa na sua formação, a residência médica.

As vantagens da carreira médica

Optar pela carreira médica é uma escolha que deve ser feita com muito cuidado. Pois exige muita dedicação e o aluno irá enfrentar muitos desafios.

Mas, as vantagens que essa profissão trás são muito satisfatórias.

►  Ajudar o próximo

Poder ajudar as pessoas, solucionar problemas, curar doenças, descobrir curas, são apenas algumas das sensações incríveis que a profissão trás.

Poder ajudar o próximo é uma das principais vantagens da carreira médica, tornando essa profissão tão linda.

► Amplitude de atuação

A medicina é absurdamente ampla. Independente do caminho a seguir, se for médico generalista, ou especialista, as opções são inúmeras.

Ou seja, você consegue encontrar possibilidades profissionais de acordo com o seu perfil, gostos e interesses.

Sem contar na quantidade de cargos existentes, como gestor de hospital, pesquisador, cirurgião, professor, etc.

► O retorno financeiro

Esse é um dos pontos destaque, pois o médico costuma ter um bom retorno financeiro. São muitos anos de dedicação e esforço, mas que no futuro serão compensados.

► Relação entre médico e paciente

Outro ponto importante que lembramos no dia do médico é a relação entre médico e paciente. Essa relação é fundamental no tratamento de qualquer enfermidade.

Visto que se o paciente não se sentir seguro com seu médico, não dará continuidade ao tratamento, o que causará uma piora no seu caso. 

► Retorno emocional

Aliás, com essa relação médico paciente, o retorno emocional entra nas grandes vantagens.

A gratidão que o paciente tem pelo médico é gigantesca. Ele se emociona e costuma até criar laços de amizade com os médicos.


vantagens da carreira médica


De fato, assim como em qualquer profissão, a carreira médica também tem suas desvantagens.

Como uma carga horária de trabalho mais pesada, a grande pressão dos pacientes e da sociedade, uma vida social menos ativa, entre outros.

Por isso a escolha pela carreira médica deve ser feita com muito cuidado e consciente. 

Dificuldades sempre enfrentaremos, mas o no final, acredite, as vantagens e o prazer de salvar vidas e solucionar problemas supera tudo!


Parabéns médicos!

Por exercerem essa profissão que é, sem sombra de dúvida, uma das áreas que exigem maior comprometimento e responsabilidade do profissional.

Fazendo assim, com que o amor e dedicação tanto ao que se faz, quanto aos pacientes a base dessa profissão.

E esse amor pela área e aos paciente faz com que esses profissionais busquem se especializar cada vez mais. De tal forma que conseguam cuidar cada vez melhor de seus pacientes, e cumprir o propósito de sua profissão.

E se precisar de ajuda para trilhar novos caminhos nessa profissão tão bonita, pode entrar em contato com a nossa equipe de especialistas, eles estão prontos para te ajudar.

Um forte abraço, até a próxima.


Siga-nos nas redes sociais e receba sempre novidades e dicas super importantes: Facebook, Instagram, Youtube Twitter Linkedin

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL