banner desktop banner mobile

Especialidade médica em Neurologia, medicina voltada ao sistema nervoso!

Especialidade médica em Neurologia, medicina voltada ao sistema nervoso!

Você já ouviu falar especialidade médica em Neurologia? 

A Neurologia é a medicina voltada ao sistema nervoso: cérebro, tronco encefálico, cerebelo, medula espinhal e nervos e sua relação com o organismo. 

O termo Neurologia foi criado em 1664 por Thomas Wiillis, médico, anatomista e fisiologista inglês.

No Brasil, a especialidade médica em Neurologia teve contribuição fundamental de mestres e pesquisadores do Hospital Universitário de Salpêtrière, na França, além da colaboração do doutor Antônio Austregesilo Rodrigues de Lima, médico que dedicou-se para o estudo da histeria e foi considerado por muitos como o “pai” da Neurologia do no Brasil. 

No período de 1902 foi criado a primeira escola de Neurologia do Brasil. Nos governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek foram implantadas algumas modernidades na Neurologia. 

Entre uma delas, foi a renovação das bases curriculares do ensino superior e a fundação de departamentos de áreas da medicina. Além disso, a criação da Associação Brasileira de Neurologia (ABN), no Rio de Janeiro, em maio de 1962.

Leia também: Vai prestar prova de residência médica em 2020?

Quer saber mais sobre a especialidade? Continue lendo esse artigo!

O que é a especialidade médica em Neurologia?

especialidade medica em neurologia

Como dito anteriormente, a especialidade médica em Neurologia é a medicina que estuda cérebro, tronco encefálico, cerebelo, medula espinhal e nervos. 

Portanto, o neurologista é o profissional que trata de problemas relacionados ao sistema nervoso. 

Assim, ele fornece o diagnóstico e futuros tratamentos de categorias de doenças que cercam os sistemas nervoso central, periférico e autônomo, englobando, então, os seus revestimentos, vasos sanguíneos, e todos os tecidos efetores, como os músculos.


Leia também: Conheça as especialidades médicas que você pode atuar!


Como é o dia a dia do neurologista?

especialidade medica em neurologia

A rotina na especialidade médica em Neurologia depende da situação de cada paciente. 

Dessa forma, o papel do médico neurologista é investigar, diagnosticar e tratar distúrbios neurológicos. 

Para isso, é necessário que o médico, portanto, tenha um amplo conhecimento sobre anatomia geral e neuroanatomia, fisiologia, farmacologia, patologia e clínica médica. 

Seu conhecimento e atuação não é aplicado somente no atendimento, mas também na interação multidisciplinar para com o paciente. 

Algumas características são fundamentais para uma boa atuação com pacientes, como: empatia, curiosidade, compaixão, sinceridade, persistência e paciência. 

A entrevista consome bastante tempo da consulta e é fundamental para que o neurologista perceba detalhes que, muitas vezes, passam desapercebidos por familiares e outros médicos. 

Ademais, a participação do acompanhante também é de grande importância, uma vez que é frequente que o próprio paciente não perceba seu problema.


Leia também: Conheça as principais dúvidas sobre residência médica

Para onde vão os neurologistas recém-formados? 

especialidade medica em neurologia

Primeiramente, muitos médicos recém-formados focam em plantões e consultas, tendendo atuar em hospitais públicos/universitários ou em consultórios particular.

Entretanto, outros especialistas preferem continuar estudando e se subespecializar.

Assim, muitos recém-formados almejam a possibilidade de poder estabelecer seus próprios horários e atender pacientes apenas em consultórios particulares, entretanto, isso demanda muitos anos de prática.

No entanto, há alguns neurologistas que se colocam à disposição para visitas domiciliares por conta de pacientes com problemas de locomoção ou com uma idade avançada.

Além disso, outra área comum é o meio acadêmico, onde alguns neurologistas atuam na docência ou estudam para mestrado e doutorado. 

O campo de pesquisa é uma área muito visada por médicos, visto que a neurologia é uma das categorias médicas com maior número de trabalhos científicos.


Leia também: Dia do médico: conheça as vantagens da carreira médica

Curiosidades na especialidade médica em Neurologia

especialidade medica em neurologia

  • A Neurologia é a 19ª especialidade médica mais praticada no país.

A média de idade dos neurologistas era de cerca de 47 anos em 2015.

  • O estado que menos tem neurologistas é o Amapá (03) e o que mais tem é São Paulo (1.290).
  • Anestesiologia é a especialidade que mais médicos possuem também o Título de Neurologia.

Aproveite e veja também um vídeo sobre qual especialidade médica escolher, da série de vídeos Fatos e Verdades:

Contudo, se precisar de ajuda, pode entrar em contato com a nossa equipe de especialistas, eles estão prontos para te ajudar.

Por fim, um forte abraço, até a próxima. 

Conheça os nossos programas!

Portanto, siga-nos nas redes sociais e receba sempre novidades e dicas super importantes: Facebook, Instagram, Youtube, TwitterLinkedin.

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL