banner desktop banner mobile

Especialidade médica em Psiquiatria, saiba mais sobre!

Especialidade médica em Psiquiatria, saiba mais sobre!

A especialidade médica em Psiquiatria foi uma das primeiras que surgiu no mundo. Antigamente, as doenças, de modo em geral, eram consideradas resultados de influência sobrenaturais.

Durante a idade média, as doenças mentais eram explicadas como possessão de espíritos malignos e o exorcismo era um dos métodos mais comuns.

Entretanto, com o passar dos anos houve um aprofundamento nos estudos científicos e desenvolvimento de medicações para doenças mentais. A partir dos anos 90 – década que ficou marcada pelos estudos sobre o cérebro.

Desse modo, a popularização dos exames de imagens funcionais permitiu um importante avanço no conhecimento do metabolismo individualizado.

Leia também: Especialidade médica em Ortopedia e Traumatologia, saiba mais sobre!

Quer saber mais sobre a especialidade médica em Psiquiatria? Continue lendo esse artigo!

O que é a especialidade médica em Psiquiatria

residencia medica psiquiatria

A especialidade médica em Psiquiatria trata de patologias relacionadas à alteração do comportamento humano, como transtorno de humor (depressão e transtorno de bipolaridade), além de transtornos de ansiedade, alimentar, personalidade e dependência de substâncias.

O aprendizado e habilidade na área psiquiátrica seguem o modelo médico, em que o profissional realiza uma anamnese, incluindo exame físico e neurológico, podendo ser necessário, em alguns casos, solicitar exames complementares.

O médico que deseja ter especialidade médica em Psiquiatria deve ser paciente, com habilidade em prover escuta ao paciente. Além disso, deve se acostumar a lidar com doenças crônicas, com baixas taxas de sucesso em remissão de sintomas e amplo conhecimento em Psicofarmacologia e Clínica Médica, para conseguir realizar diagnósticos diferenciais.

Ademais, para que um especialista em psiquiatria seja um bom profissional, é necessário, também, que ele saiba trabalhar em equipe, uma vez que a participação de outros profissionais – psicólogos, terapeutas, psicopedagogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, entre outros.

O profissional, através da entrevista psiquiátrica, consegue avaliar as diversas funções psíquicas – humor, pensamento, atitude, sensopercepção, entre outros. Por fim, deve estar sempre atento à atualidade e ao mundo que o cerca.

Leia também: O que significam R1 e R+ na residência médica?

Como é o dia a dia para especialidade médica em psiquiatria:

psiquiátrico

As consultas psiquiatras pendem a ser mais demoradas que consultas de outras especialidades. Além disso, muitas vezes a primeira consulta psiquiátrica pode passar de 90 minutos.

Os procedimentos médicos realizados por psiquiatras são poucos, como: estimulação magnética transcraniana e eletroconvulsoterapia. Com isso, o consultório médico particular é um dos principais meios de trabalho do profissional, geralmente sem aderir a planos de saúde.

A relação do médico com o paciente é algo particular e intenso. Por se trabalhar com com pessoas com sofrimento por diversas causas, é importantíssimo, então, a construção de uma boa relação médico-paciente.

Leia também: Especialidade médica em Nutrologia, bem-estar e saúde!

Mercado de trabalho para especialistas em psiquiatria:

mercado de trabalho psiquiatria

Primeiramente, a atuação do psiquiatra costuma ser em grande parte ambulatorial. Além disso, o médico especialista em psiquiatria pode atender em consultórios particulares – por convênio ou em ambulatórios da rede pública, em hospitais – gerais e psiquiátricos -, enfermarias espacializadas ou urgências psiquiátricas.

A interconsulta é uma modalidade que alguns especialistas utilizam. Como dito anteriormente, o especialista trabalha em conjunto com as diversas especialidades médicas, em casos que haja uma interface com a doença mental.

Desse modo…

O mercado de trabalho para especialistas em psiquiatria é amplo, tendo muitas oportunidades de trabalho tanto no setor público, quanto no privado. Há uma grande demanda por profissionais desta área, uma vez que o número de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) com psiquiatras é menor.

No início da carreira, muitos psiquiatras trabalham em mais plantões, até que se consigam construir um consultório particular ou se estabeleça. Entretanto, há alguns que ficam em emergências ou enfermarias, geralmente por opção própria.

Leia também: Entenda a diferença entre Medcel e Medcurso

Gostou do conteúdo sobre especialidade médica em psiquiatria?

Então, aproveite e veja também um vídeo sobre como ter foco nos estudos para a residência médica, da nossa série Fatos e Verdades:

Contudo, se precisar de ajuda, pode entrar em contato com a nossa equipe de especialistas, eles estão prontos para te ajudar.

Por fim, um forte abraço, até a próxima.

Conheça, então, os nossos programas!  

Portanto, siga-nos nas redes sociais e receba sempre novidades e dicas super importantes: Facebook, Instagram, Youtube, TwitterLinkedin.

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL