banner desktop banner mobile

Mais rendimento nos estudos: Hábitos de sucesso + dicas para conquistar a aprovação na residência médica

Mais rendimento nos estudos: Hábitos de sucesso + dicas para conquistar a aprovação na residência médica

Certamente, uma das coisas mais buscadas pelos estudantes, concurseiros e candidatos à residência médica são técnicas, dicas e meios de obter mais rendimento nos estudos para que assim possam estar cada vez mais perto de obter a tão sonhada vaga na residência médica, esse é o seu caso? 

Sabemos como o conteúdo é indispensável na hora de estudar, e de certa forma seria loucura alguém achar o contrário, contudo, é preciso saber como estudar, assim poderá obter mais rendimento nos estudos. 

Outro detalhe que não pode passar despercebido, muito menos ser desvalorizado, é a motivação do candidato, afinal, sem energia, ou seja motivação, você não conseguirá chegar a lugar nenhum. 

Você também quer conseguir ter mais rendimento nos estudos? Então continue lendo e descubra hábitos de sucesso que certamente farão toda diferença na sua preparação para a residência médica.


Sem energia não tem como obter mais rendimento nos estudos 

Em conformidade com o que acabamos de dizer, sem energia você não chegará a lugar nenhum, muito menos conseguirá mais rendimento nos estudos.

Por exemplo, imagine uma pessoa que acordou pela manhã e irá fazer uma viagem de 12 horas ou mais de carro.

Dessa forma, ela entra no carro que está com o tanque na reserva e sai pela Estrada para viajar, é certo que em pouco tempo o combustível irá acabar e terá que parar em um posto de combustível para abastecer ou não vai conseguir chegar no final da viagem. Certo? 

Você sabia que acontece o mesmo com o nosso corpo? 

Quando acordamos pela manhã nosso corpo está com a energia na “reserva”, com o tanque vazio.

Quando acordamos e saímos de casa para um turno de 12 horas de trabalho sem energia já sabemos o que pode acontecer. 

Não é mesmo? 

O corpo ao longo do dia vai dando diversos sinais que está com falta de energia, como não podemos parar porque temos um milhão de compromissos, continuamos sem escolha e com os sintomas de irritação, falta de concentração, mal humor, falta de paciência, etc.

Muitas pessoas quando começam os estudos reclamam que estão desmotivadas, sem paciência, sem entusiasmo, mal-humoradas, desfocadas, demonstram as mais diversas formas de que estão sem energia. 

Se fizermos uma analogia, podemos dizer que estas pessoas vivem tentando dirigir o “seu carro” sem combustível. 

Dessa forma, pode concluir que o grande segredo de quem tem mais disposição, concentração, foco, alegria, disciplina, confiança e bons relacionamentos está na energia da própria pessoa, assim se você quer ter alta performance em qualquer área da vida precisará revisar e melhorar seus combustíveis da vitória. 

Não sabe o que são os combustíveis da vitória? Tudo bem, vou te explicar mais sobre eles.



Combustíveis da vitória para gerar mais rendimento nos estudos 

Agora que você já entendeu a importância da motivação, disposição e energia para atingir seu objetivo, que é conseguir mais rendimento nos estudos, vamos portanto agora falar sobre como gerar essa motivação, disposição e energia por meio dos combustíveis da vitória.

Primeiramente, podemos definir como combustíveis da vitória as práticas diárias que, quando executadas, trazem retornos extraordinários na vida das pessoas e é capaz de gerar energia, disposição e motivação. 

O ser humano é formado por corpo, mente, espírito e emoção, de forma que o equilíbrio destas 4 dimensões interiores te levará a conquistar uma elevada capacidade pessoal, profissional igualmente como alta performance nos estudos, aumentando seu rendimento e aproveitamento.

Para entendermos melhor do que se tratam os combustíveis da vitória, vamos dividi-los nos seguintes ciclos, que quando somados, serão os responsáveis por “deixar seu tanque cheio”:

  • Gerar energia
  • Mover ou aplicar energia
  • Recompor energia

Gerar energia para ter mais rendimento nos estudos

Vamos ver agora como gerar energia com pequenos hábitos na sua rotina: 

1 – ÁGUA 

A água é o fluído vital mais importante, nosso corpo tem inúmeras câmaras que levam a água para mantê-lo na temperatura ideal e com tudo fluindo bem. 

Dessa forma, procure tomar de 2 a 3 litros de água todos os dias, dê preferência para começar o dia tomando um copo de água como sua primeira ingestão do dia. 

2 – ALIMENTAÇÃO 

A alimentação balanceada é indispensável ao cérebro e ao corpo para se ter um bom funcionamento. O corpo precisa de glicose para gerar a energia da motivação, raciocinar e ser feliz. 

Tome café da manhã todos os dias e faça todas as refeições em horários regulares, tudo funcionará melhor. 

3 – SOL 

O Sol é fonte de energia gratuita. Além de precisarmos dele para ativar algumas vitaminas em nosso corpo, também traz alegria e vitalidade. 

Tome um banho de Sol de 15 minutos todos os dias, ou pelo menos contemple o Sol pela janela, deixando que ele ilumine o ambiente no lugar das luzes artificiais. . 

4 – PRÁTICAS ESPIRITUAIS, DE CONEXÃO E FORTALECIMENTO 

Retire-se por alguns instantes do seu dia para realizar suas práticas espirituais de acordo com sua crença, religião ou convicção. 

5 – TREINAMENTO FÍSICO 

Os exercícios ativam a circulação sanguínea e prepara o corpo e os músculos para as atividades do dia. 

Prepare diariamente seu corpo para iniciar o dia com exercícios físicos de 15 a 20 minutos. 

Você pode começar com exercícios de alongamento ou respiração consciente, até que consiga espaço no seu dia para realizar exercícios de maior ativação cardiovascular. 

Isso não significa necessariamente que você precisa começar a fazer academia, por exemplo, existem outras formas de se exercitar caso você não tenha tempo de ir até a academia.

Os exercícios matinais podem ser alongamento, seguido de uma leve caminhada ou corrida perto da sua casa, ou então, que tal tentar usar um daqueles aplicativos para celular? São ótimas alternativas para quem tem pouco tempo disponível. 

6 – RESPIRAÇÃO 

O oxigênio é o elemento que nos garante que estamos vivos ou não, no primeiro suspiro nascemos e no último suspiro morremos. 

Assim a respiração nos nutre a cada instante de nossa vida e é importante aprendermos novamente a respirar com o abdômen já que muitas pessoas atualmente têm ansiedade por falta de respirar corretamente. 

Práticas diárias de respiração consciente, pilates e yoga são ótimas para melhorar sua respiração. 

Quanto mais oxigênio respiramos pelas narinas, maior nossa capacidade de raciocínio e autocontrole. 

A respiração abdominal consciente é a respiração correta para a completa oxigenação de todo seu corpo, muitas pessoas respiram a maior parte do dia pela boca e com “respiração curta”. 

A respiração abdominal também relaxa, reduz o stress e a ansiedade. 

Mover ou aplicar energia para aumentar o rendimento nos estudos

Além de gerar energia, é necessário estar em movimento para que você consiga mantê-la e assim, posteriormente, tenha mais rendimento nos estudos. 

7 – FOCO NO OBJETIVO 

Entender quais são os seus objetivos de curto, médio e longo prazo, onde você quer chegar dará a você uma visão clara sobre as decisões que precisa tomar diariamente. 

Direcionando toda a sua energia gerada em função dos seus resultados. 

Com seu foco no objetivo, você realiza as ações necessárias para atingir cada meta diária, semanal e mensal. 

A ação constante no presente, com foco no objetivo, transformar a energia aplicada em mais energia ainda, pois saberá ao final de um período de esforço a sensação de “missão cumprida”. Quando nos sentimos assim, podemos ter a certeza que estamos aplicando nossa energia com foco no objetivo. 

8 – DESENVOLVIMENTO COGNITIVO 

As conquistas profissionais devem passar por um processo de aprendizado constante. É necessário entender o que você precisa aprender para atingir seus objetivos e metas mais rápido, com mais eficácia e eficiência. 

Você precisa desenvolver uma mente disposta a aprender e que busque novos patamares sem ter medo da mudança. 

Manter o diário desenvolvimento cognitivo proporcionará maior saúde mental e maior capacidade de raciocínio e aprendizado. 

Recomposição de energia para conseguir mais rendimento nos estudos 

Uma pausa para recompor as energias é tão importante quanto estar ativo e em movimento para gerar energia, afinal, sem se recompor, ao invés de estar gerando mais disposição, você só estará gerando um desgaste cada vez  maior.

9 – SONO 

Dormir é uma necessidade fisiológica, é a chave da vida, da disposição, da energia, do bom humor. 

Ao dormir você se recupera física e mentalmente e a memorização é sedimentada. Um boa noite de sono de no mínimo 7 e no máximo 8 horas diárias ajuda no rendimento dos estudos e trabalho. 

Alguns estudos mostram que as mulheres necessitam, em geral, de 30 a 60 minutos a mais de sono quando comparado com os homens. 

10 – LAZER E RELAXAMENTO 

O lazer melhora o Humor e a Auto- Estima além de promover a saúde e o bem-estar geral. O lazer também funciona como um relaxamento mental, o que proporciona mais qualidade de aprendizagem e raciocínio. 

Uma das vantagens é que você pode escolher o que fazer no seu momento livre, de acordo com as suas preferências de diversão. 

É essencial que no mínimo 1x por semana você faça algo que goste muito, que possa relaxar e de preferência que dê muitas gargalhadas, se você estiver com pouco tempo disponível na semana para lazer, para começar reserve 2 períodos de 4 horas (ex: sexta a noite e sábado a tarde) ou reserve 1 dia inteiro para esta prática. 

Quer descobrir qual combustível da vitória está faltando para ter mais rendimento nos estudos?

Realize então uma auto avaliação e faça seu plano de ação para cada combustível e comece a desenvolver novos hábitos ainda hoje. 

Hábitos que geram mais rendimento nos estudos: Preparação Matinal

Preparação matinal, esse é um assunto que falamos muito, em lives, vídeos, redes sociais e claro, para os nossos treinandos. 

Mas você sabe o que é a preparação matinal e como ela pode te ajudar a ter mais disposição e energia no seu dia a dia e nos estudos? 

Bem, certamente você já ouviu o ditado popular “Deus ajuda quem cedo madruga”.

Este é um provérbio antigo que diz que Deus ajuda quem levanta cedo, mas porque será? 

Já ouviu falar que Sorte = Preparo + Oportunidade? 

Então até podemos ter a oportunidade de estar com o dia livre para estudar, por exemplo, mas se não estivermos bem preparados para isso vamos sucumbir ao primeiro convite da mente preguiçosa. 

Algumas filosofias orientais de vida saudável recomendam que o momento ideal para acordar diariamente é entre as 06:00 e 06:30 da manhã para estarmos totalmente alertas e dispostos durante o dia.

Além disso, afirmam que, ao acordarmos após as 07:00 da manhã passamos o dia todo com uma sensação de corpo mais pesado e preguiçoso. 

Claro que em muitos casos os horários de plantão impediriam tal prática, mas fica a dica de praticar sempre que possível para perceber os efeitos benéficos em seu dia, que serão ainda maiores após uma boa noite de sono. 

Em nossa metodologia chamamos estas práticas de Preparação Matinal e Atitudes de Sucesso, a rotina matinal que você deverá praticar DIARIAMENTE para começar bem o seu dia e aproveitá-lo 100%. 

Sei que você quer muito passar nas provas de residência, sei também que você quer estar na residência nos próximos anos, da mesma forma como sei que você também quer muito ser um especialista reconhecido, igualmente como um excelente profissional. 

Mas uma coisa que também sei é que SEM uma preparação matinal diária você não conseguirá aproveitar ao máximo seu potencial. 

Se você quer realmente se destacar nos estudos e nas provas, siga em frente e inicie imediatamente as práticas da Preparação Matinal e siga ininterruptamente todos os dias até que consiga seu objetivo mais próximo de passar nas provas e entrar na residência escolhida. 

Após 21 dias seguidos de prática você sentirá os efeitos positivos de um dia vivido a 100% de sua capacidade, assim, como nossos alunos. 

Como funciona a Preparação Matinal  

A preparação Matinal consiste em vários passos que devem ser realizados nos primeiros 30 minutos após acordar, de preferência nesta sequência, que são: 

1) Tomar um copo de Água natural ou fresca (nunca gelada) 

2) Tomar uma ducha fresca 

3) Fazer alongamento ou aquecimento 

4) Realizar a Respiração de 9 ciclos 

5) Prática de Visualização 

6) Atitudes de Sucesso 

É importante fazer os seis procedimentos e não deixar de cumpri-los todas as manhãs, o mais importante é a realização nos primeiros minutos do dia. 

1 – ACORDAR CEDO E TOMAR COPO DE ÁGUA (400ML) 

Beber água em jejum nos ajuda a eliminar toxinas, coloca nosso sistema digestivo em funcionamento, estimula o movimento intestinal e previne a prisão de ventre. 

Nosso organismo é formado em sua maioria por água, 75% dos músculos, 90% do cérebro, 22% dos ossos e 83% de nosso sangue são água. 

Ao termos isso claro, devemos estar cientes da importância que tem o consumo de água diário para termos uma boa saúde e prevenir todo o corpo de contrair enfermidades que o podem afetar e debilitar. 

Aproveitar os benefícios da água para nosso organismo é um trabalho que podemos fazer todos os dias apenas consumindo de 1 a 4 copos de água em jejum.

2 – TOMAR UMA DUCHA FRESCA 

Sem choro nem vela. 

Eu sei que é ruim, e que a maioria não vai fazer, mas entendam que o banho fresco logo quando você acorda faz com que você fique em estado de alerta e atenção tendo muito mais autocontrole.

Ele faz com que seu sangue circule muito mais oxigenando melhor o seu organismo.

3 – ALONGAMENTO OU ATIVIDADE FÍSICA 

O alongamento serve para acordar seu corpo pela manhã, porque quando nós dormimos ele entra em estado de repouso e tudo fica um pouco mais lento e se você não acordar o seu corpo tudo o que você for fazer no seu dia, você fará com letargia.

Aqui em baixo tem uma imagem com um aquecimento físico que também dá muito certo fazer!

4 – RESPIRAÇÃO DE 9 CICLOS 

Esta é uma técnica milenar indiana, que tem como objetivo purificar a mente e o corpo. 

Ela trabalha o meridiano do intestino grosso – meridiano de energia que começa na ponta do dedo e termina do outro lado do corpo na narina.

Este meridiano é responsável pela eliminação de toxinas do corpo como também a produção de neurotransmissores responsáveis pela tranquilidade, serenidade, felicidade (ex. serotonina). 

CICLO 1: 
  1. Tapar a NARINA DIREITA com o INDICADOR ESQUERDO e inspiramos pela NARINA ESQUERDA. INSPIRAÇÃO: Com o ar que respiramos imagine que entra uma luz branca que preenche todos os espaços do nosso corpo. 
  2. Agora invertemos: Tampe a NARINA ESQUERDA com o INDICADOR DIREITO e expire pela NARINA DIREITA. EXPIRAÇÃO: Com o ar que sai, está saindo uma fumaça escura e levando junto todo sentimento de vício, posses, comportamentos indesejáveis que queremos mudar. 
CICLO 2: 
  1. Tapar a NARINA ESQUERDA com o INDICADOR DIREITO e inspiramos pela NARINA DIREITA. INSPIRAÇÃO: Com o ar que respiramos imagine que entra uma luz branca que preenche todos os espaços do nosso corpo. 
  2. Agora invertemos: Tampe a NARINA DIREITA com o INDICADOR ESQUERDO e inspire pela NARINA ESQUERDA. EXPIRAÇÃO: Com o ar que sai, está saindo uma fumaça escura e levando junto todos sentimentos negativos: ódio, ciúmes, insegurança, medo. 
CICLO 3: 
  1. Deixar livre as duas narinas, inspirando profundamente. INSPIRAÇÃO: Com o ar que respiramos imagine que entra uma luz branca que preenche todos os espaços do nosso corpo. 
  2. Visualize que a expiração está saindo bem pela frente de sua testa. EXPIRAÇÃO: Com o ar que sai, está saindo uma fumaça escura e levando junto toda a ignorância, confusão mental que temos. 

Esta técnica possibilita entrar em sintonia com o corpo e mente, possibilitando assim um melhor desempenho na próxima técnica que será apresentada. 

5 – VISUALIZAÇÃO 

(Feche seus olhos e preste atenção na respiração)

A). Agradecer 3 coisas na sua vida (Ex: do simples abraço de alguém, a sua dedicação, algo muito importante que tenha acontecido) que pode agradecer. 

B). Agradecer os seus pais e imaginar que eles estão te dando força de pé atrás de você, com confiança deles e você agradece a confiança que eles te dão. 

C). Imaginar e criar mentalmente o dia perfeito do momento que acordou a até quando vai dormir (imaginando tudo que acontecerá no dia tranquilamente). 

D). Imaginar o dia completo da próxima prova (Ida, chegada, entrada, realizando a prova, entregando, saindo, chegando em casa confiante que fez o seu melhor. 

6 – ATITUDES DE SUCESSO 

Há uma história antiga dos índios Cherokee sobre o chefe de uma grande aldeia, que um dia decide que chegou a hora de ensinar ao seu neto favorito os fatos da vida, leva-o para a floresta, coloca-o a sentar sob uma velha árvore e explica algumas coisas à ele.

Essa história você pode encontrar no livro de Debbie Ford “Quando as pessoas boas fazem coisas más”. 

Nessa história, podemos ver claramente que nossa mente pode nos levar ao sucesso ou ao fracasso de acordo com o que pensamos e o mais curioso é que nós pensamos que estamos pensando, mas a maioria das vezes nós não estamos nos esforçando para pensar e sim alguma voz do lobo bom ou do lobo mau estão falando dentro de sua cabeça e você pensa que isso é você. 

Quer fazer um teste? 

Quantas vezes você já pensou em fazer algo, ou seja, você decidiu fazer algo como “Hoje vou estudar o dia todo”, mas no instante seguinte sua mente diz “nossa mas que saco”, “não vou conseguir ficar estudando o dia todo”, “nossa preciso ir ao supermercado, não tem nada pra comer em casa”, “não adianta acho que não vou passar hoje”. 

Com este simples teste de observação você perceberá que você faz algumas escolhas e mesmo assim sua mente discorda de você e fala uma dezena de outras frases em sua cabeça para de desanimar. 

Podemos chamar isso de “mente manhosa” que não quer desafios e só quer ficar na zona de conforto estagnada, é como se eu tivesse um vírus no seu computador, o seu Mindset está contaminado com pensamentos negativos que serão o lobo mau por todo o tempo. 

Você precisar melhorar continuamente seu Mindset!

Eliminando as crenças limitantes que fazem você desacreditar que é capaz de agir em direção das suas metas e combatendo-as com o desenvolvimento de novas Atitudes de Sucesso, este é o caminho, você só transforma um pensamento negativo, ocupando sua mente e sua memória com pensamentos positivos e de sucesso. 

A parte mais interessante deste processo de melhoria do Mindset é que inicialmente pode ser que você se sinta incongruente, mas isso tem explicação:

É que sua mente está tão contaminada com pensamentos negativos do tipo “não vou conseguir passar na prova”, que quando você começa a repetir e a memorizar frases como “eu vou conseguir estudar todos os dias para passar na prova”, parece que elas soam falsas. 

Na prática elas são falsas de você considerar que sua mente contaminada é a correta, mas estas são verdadeiras se você reconhecer que sua mente está bastante contaminada e que precisará então de uma boa dose de tratamento adquirir frequentes pensamentos positivos e fortalecedores. 

Se você não se sentir bem repetindo as atitudes de sucesso, fica a dica: 

“Mesmo que você ainda não é, pense que é, que um dia será” Marcio Sumay. 

#BÔNUS: Prática de relaxamento, alívio de ansiedade e estresse para ter mais rendimento nos estudos 

Respiração de 4 Tempos, também chamada de Respiração 4×7 (quatro por sete) tempos. 

Este tipo de respiração é praticamente para restabelecermos nossa respiração natural abdominal e uma frequência que nos mantenha mais harmonizados e energizados. 

Na prática você começará: Inspirando, depois reter o ar, em seguida vai Expirar e ao final ficará Sem ar, tudo isso contando mentalmente até 7 em cada uma das etapas, assim um ciclo completo durará 28 segundos. 

A cada ciclo você perceberá um maior efeito da tranquilidade, relaxamento, redução momentânea do estresse, alívio da ansiedade e muitos outros.

Tudo isso funciona por um motivo simples! 

Quando praticamos esta respiração estamos fazendo o que deveríamos fazer o tempo todo, mas que por motivos diversos dos dias atuais nossa respiração perde o ritmo natural e nos provoca todas as sensações da falta de oxigenação completa como irritação, estresse, tensão, ansiedade e muitas outras destas famílias de comportamentos. 

Quanto mais repetidas vezes você praticar, com mais bem-estar você ficará. Se preferir pode repetir continuamente até que se sinta tranquilo. 

Na prática será assim: 

  • Inspire lentamente contando até 7 seg. 
  • Retenha o ar por 7 seg 
  • Expire o ar lentamente por 7 seg 
  • Mantenha-se vazio, sem ar por 7 seg, reinicie o ciclo. 

4 técnicas infalíveis para ter foco e mais rendimento nos estudos para residência médica

1) Visualização

Visualize a si mesmo na residência dos seus sonhos, atuando com pessoas renomadas da sua especialidade, solucionando casos, transformando a vida dos seus pacientes.

A visualização funciona como um gás de motivação e foco e aí você vai poder começar a planejar a sua preparação.

2) Organização

Organizar o tempo que você tem disponível na sua rotina diária é fundamental para poder montar um bom cronograma das suas atividades e saber quanto tempo você realmente tem para estudar.

Você pode, então, começar fazendo a si mesmo as seguintes perguntas:

– Quanto tempo tenho até as provas?

– Quanto tempo tenho disponível para estudar durante a semana?

Lembrando que você deve também estipular o tempo de lazer, atividades físicas, cuidar da alimentação e dormir bem.

Isso faz parte da sua rotina e da preparação para a residência médica.

Além claro dos plantões e outras atividades que você deve ter diariamente.

Nós chamamos isso aqui no Medcoach de semana ideal.

No então, é claro, cada semana terá variações.

Por isso tornar essa atividade de planejar a semana ideal deve acontecer de forma rotineira.

3) Distribuição de conteúdos

Dessa forma, após definido quanto tempo por semana você tem para estudar, é o momento de distribuir os conteúdos nessas horas.

E como sempre falamos aqui, você, então, deve primeiro definir o grau de importância do material para estudar.

Não dá para sair estudando tudo que você tem.

E é exatamente por isso que você tem que ter o seu objetivo traçado antes de montar qualquer planejamento.

Isso também ajudará a definir quais os conteúdos que são, portanto, mais importantes e que você precisa dar foco.

De acordo com a especialidade e a carreira que você pretende seguir.

A ideia é classificar, então, todo o seu material em: denso, médio e leve.

Uma das maneiras de fazer isso é colocando etiquetas nos seus materiais, com a quantidade de volume daquele tema, versus a quantidade que você domina.

E aí você estipula qual o grau de cada um.

4) Cumprir o planejamento

É extremamente necessário você cumprir, então, o planejamento que fez!

O planejamento dos estudos é o que vai fazer você ter foco e conseguir manter a calma durante a preparação.

Não cumprindo o que foi planejado, você acabará deixando acumular matéria e atrasar os conteúdos.

E como consequência você vai ficar muito mais ansioso e estressado, além de que corre um grande risco de não conseguir estudar tudo ou então se encher de matéria e acabar não aprendendo nada.

Entretanto, é perfeitamente normal isso acontecer no início!

Já que você precisa ir se acostumando com essa nova rotina.

Com o tempo, portanto, a sua capacidade cognitiva vai se ajustando e você conseguirá cada vez mais otimizar o seu tempo e cumprir o planejado claro se você estiver se disciplinando.



O Medcoach pode te ajudar a ter mais rendimento nos estudos para residência médica

Já vimos nesse artigo muitas técnicas usadas pelos nossos alunos, mas agora, que tal entender melhor o que é o Medcoach e como podemos ajudar você a ter mais rendimento nos estudos para residência médica?

O que é o Medcoach?

O Medcoach possui programas que auxiliam e potencializam sua alta performance nos estudos para residência médica, além de programas para provas de Título e provas para revalidação de diplomas estrangeiros.

A metodologia Medcoach é totalmente personalizada e nossos programas acontecem de forma totalmente individualizada. Com o acompanhamento de um psicólogo, que será seu treinador.

Há mais de 10 o Medcoach tem a missão de preparar completamente os médicos através de desenvolvimento de novos comportamentos,  planejamento, organização, aumento de motivação e confiança, para que tenham sucesso nos concursos de residência médica.

Assim, o Medcoach garante o aumento da produtividade nos estudos, por meio de técnicas infalíveis e ganho de motivação, aumento do ritmo de estudos, organização completa, planejamento e autoconfiança. 

Dessa forma, é importante ressaltarmos que o foco dos nossos programas não é fornecer o conteúdo, mas sim te ajudar a organizar o conteúdo que você já tem. 

Então você poderá reaproveitar o conteúdo que já tem, ao invés de investir em conteúdos novos. 

Nossos programas:

Conheça então, portanto, um pouco de nossos produtos:

Programa para residência médica: Med+

O Med + é um programa desenvolvido especialmente para estudantes de medicina que buscam por disciplina, organização, planejamento, técnicas de estudos durante a formação médica para alcançar performance. 

O foco principal é desenvolver habilidades e comportamentos para estudar com mais eficácia durante o internato e preparar o estudante para a prova de residência médica e mercado de trabalho. 

Diferenciais:
  • Desenvolvimento de habilidades de estudos;
  • Clareza em relação a clareza médica;
  • Planejamento de estudos semestral, alinhado a rotina de internato e preparação para as provas de residência;
  • Aquisição de novos hábitos;
  • Aprendizado para lidar com sabotadores de produtividade;
  • Aumento de ritmo e foco;
  • Desenvolvimento de hábitos para manter a disposição e energia;
  • Máxima atenção e absorção do conteúdo;
  • Aprendizado de técnicas de resolução de provas;
  • Por fim, acompanhamento emocional no período de provas.

⇒ Leia também: Como estudar para Residência Médica ainda na faculdade?


Programa para residência médica: Med 360

Voltado para médicos formados que buscam apoio nos estudos para a prova de residência médica, o Med 360 é, portanto, o mais completo programa de desenvolvimento de habilidades para ganho de performance de estudos na área médica, com tempo de aprendizado e aperfeiçoamento das técnicas aplicadas durante o programa. 

Acompanhado por um treinador especialista durante o programa, o aluno, portanto, conquista disciplina, planejamento, organização, autoconfiança, adquire métodos de estudos e aprende técnicas avançadas de resolução de questões, além de ganhar ritmo e manter a energia para os estudos. 

Diferenciais:

  • 36 sessões com treinador;
  • 10 a 12 meses de programa;
  • Construção do plano de carreira médica;
  • Organização do conteúdo de estudos, alinhado a rotina;
  • Desenvolvimento de novos hábitos com foco no objetivo de carreira;
  • Aprendizagem para lidar com os desafios durante a trajetória médica;
  • Aumento de ritmo e foco;
  • Definição de um método de estudos de acordo com seu perfil de aprendizagem;
  • Identificação de GAPS de conhecimento durante os estudos;
  • Construção de pensamentos saudáveis;
  • Dicas para as práticas de simulados;
  • Treino para manter a energia em alta na rotina e nos estudos;
  • Técnicas para melhora da atenção e absorção do conteúdo;
  • Métodos de resolução de provas;
  • Definição de hospitais e provas de acordo com seus objetivos de carreira;
  • Identificação de GAPS de conhecimento para as provas de sua prioridade;
  • Plano de revisão focado em provas de sua prioridade;
  • Planejamento e organização de rotina de provas;
  • Acompanhamento emocional no período de provas;
  • Por fim, desenvolvimento de autoconfiança para as provas.

⇒ Leia também: O que é o Medcoach 360?


Programa para residência médica: Med360 Acelerado

Voltado para médicos formados que já prestaram provas de residência e buscam apoio nos estudos para a prova de residência médica, o Med 360 Acelerado é, portanto, um programa de orientação individual e online para o desenvolvimento de habilidades e comportamentos de performance. 

Acompanhado por um treinador especialista durante o programa, o aluno conquista disciplina, planejamento, organização, autoconfiança, adquire métodos de estudos e aprende técnicas avançadas de resolução de questões, além de ganhar ritmo e manter a energia para os estudos.

Diferenciais:
  • 24 sessões com treinador;
  • 8 a 6 meses de programa;
  • Construção do plano de carreira médica;
  • Organização do conteúdo de estudos, alinhado a rotina;
  • Desenvolvimento de novos hábitos com foco no objetivo de carreira;
  • Aprendizagem para lidar com os desafios durante a trajetória médica;
  • Aumento de ritmo e foco;
  • Definição de um método de estudos de acordo com seu perfil de aprendizagem;
  • Identificação de GAPS de conhecimento durante os estudos;
  • Construção de pensamentos saudáveis;
  • Dicas para as práticas de simulados;
  • Treino para manter a energia em alta na rotina e nos estudos;
  • Técnicas para melhora da atenção e absorção do conteúdo;
  • Métodos de resolução de provas;
  • Definição de hospitais e provas de acordo com seus objetivos de carreira;
  • Identificação de GAPS de conhecimento para as provas de sua prioridade;
  • Plano de revisão focado em provas de sua prioridade;
  • Planejamento e organização de rotina de provas;
  • Acompanhamento emocional no período de provas;
  • Por fim, desenvolvimento de autoconfiança para as provas.

⇒ Leia também: O que é o Medcoach Acelerado?


Programa para residência médica: Med Foco na Revisão

O Med Foco na Revisão é, portanto, um programa desenvolvido especialmente para médicos e estudantes de medicina que já estão se preparando para a prova de residência médica e precisam organizar melhor os seus estudos, aumentar a sua produtividade, otimizar o seu tempo e direcionar seus estudos para os conteúdos certos! 

A metodologia conta com respaldo de treinadores psicólogos que irão, portanto, ajudar a definir hospital e provas, identificar seus GAPS de conhecimento e construir um planejamento de estudos, a fim de garantir a vaga na residência médica.

Diferenciais:
  • 4 a 8 sessões com o treinador;
  • Clareza de objetivos;
  • Identificação de hospitais e provas mais alinhadas aos seus valores;
  •  Direcionamento de estudos;
  • Otimização de tempo;
  • Identificação de GAPS de conhecimento;
  • Planejamento e organização de estudos;
  • Por fim, acompanhamento individualizado realizado por profissionais psicólogos especialistas em treinamento para as provas médicas.

⇒ Leia também: A importância da Revisão Focada!


DEM (Definição de Especialidade médica)

O programa DEM é, portanto, voltado para estudantes de medicina e médicos formados, que querem decidir de maneira assertiva em qual área da medicina desejam se especializar, considerando seus principais talentos, habilidades e anseios pessoais e profissionais.

Dessa forma, nele sera trabalhado, portanto, a lei da tripla convergência, com a finalidade de encontrar o ponto exato entre paixões, talentos e recompensas, diminuindo os riscos de uma decisão desalinhada ao seu perfil que comprometa o seu futuro.

Diferenciais:
  • Clareza dos principais talentos e habilidades;
  • Identificação de especialidades mais alinhadas ao seu perfil;
  • Direcionamento profissional;
  • Minimização de riscos no processo de escolha;
  • Visão refinada de futuro profissional;
  • Segurança para tomada de decisão;
  • Desenvolvimento de foco – fator indispensável para motivação e engajamento nos estudos;
  • Por fim, acompanhamento individualizado realizado por profissionais psicológicos especialistas em carreira médica.

⇒ Leia também: O que é o DEM – Definição de Especialidade Médica? e O que é o Medcoach Acelerado + DEM?


Para finalizarmos 

Podemos concluir então, em resumo, que esses hábitos tão simples do nosso dia a dia podem ser excelentes aliados para gerar mais rendimento nos estudos para residência médica, e certamente serão um diferencial na sua preparação. 

Se interessou por essas dicas? Então confira muitas outras no nosso Grupão no Telegram, clique aqui e tenha acesso ao nosso conteúdo exclusivo!!

Os métodos que ensinamos hoje, são alguns, dos muitos, utilizados por nossos alunos que foram aprovados nas especialidades médicas dos seus sonhos, como muitos relataram no nosso instagram.

Além disso, vimos também a importância de se ter uma rotina organizada e objetivos bem definidos.

Entretanto, se você ainda não sabe como estudar com performance, ou não definiu seus objetivos, que tal conhecer mais sobre o nosso trabalho? 

Basta preencher o cadastro disponível neste link que um de nossos especialistas entrará em contato com você para entender em qual momento da sua carreira médica você se encontra.

Dessa forma, após esta ação, será agendada uma reunião com um de nossos especialistas, em que lhe explicará sobre as entregas de cada programa, seu funcionamento e formas de pagamento.

Assim, todas as suas dúvidas serão sanadas durante a reunião e você poderá fazer parte de um grupo seleto de médicos com alta performance..

Precisa de um atendimento mais rápido? Então entre em contato através do whatsapp ou então fale com a Medy.

Quer conhecer melhor nossos programas antes? Para conhecê-los clique aqui e confira, eles certamente irão te ajudar.

Por fim, um forte abraço, até a próxima.


Siga-nos nas redes sociais e receba sempre novidades e dicas super importantes: Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Linkedin, Pinterest, Telegram

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL