banner desktop banner mobile

O que ninguém te contou sobre a prova prática de residência médica

O que ninguém te contou sobre a prova prática de residência médica

A prova prática de residência médica é uma etapa fundamental nos processos seletivos. Mas muitas vezes é deixada para última hora. 

Os candidatos acabam se preocupando tanto com a prova teórica, e só lembram da prova prática quando passam para a próxima fase do processo seletivo.

Mas a prova prática de residência médica pode ser fundamental na sua nota final. Por isso não deve ser deixada para a última hora. 

Continue lendo e descubra o que ninguém te contou sobre a prova prática de residência médica.

O que é cobrado na prova prática de residência médica?

Muitos estudantes imaginam que a prova prática de residência médica seja complicadíssima. Cheia de procedimentos complexos. Já se imaginam em Grey’s Anatomy. Mas calma, não precisa pirar.

Diferente do que muitos médicos pensam, durante o exame são cobrados apenas procedimentos simples. Isso não significa que a prova é super fácil, certo? É preciso demonstrar domínio, para executar a técnica solicitada da melhor forma. 

Fora a execução correta das técnicas solicitadas, a forma como o candidato atende os pacientes também será avaliada. Será cobrado do candidato: 

  • Conhecimento teórico;
  • Habilidades práticas;
  • Contato médico-paciente.

 

Pontos em que deve ficar atento durante a prova

 O ambiente de prova, seja ele qual for, gera muita tensão e estresse ao candidato. Dessa forma, fica difícil que ele consiga se manter atento a todos os detalhes. Pensando nisso, reunimos aqui pontos importantes que você deve se manter atento durante a prova:

→ Preparação – Antes da avaliação começar

Logo que entrar na sala, qual a primeira coisa que você deve fazer? Ler o prontuário do paciente? Errado!

A primeira coisa que você deve fazer é se apresentar para o paciente. Seja simpático, educado, haja como se ali fosse realmente um paciente. Então demonstre que se importa com ele e não apenas que quer terminar logo a avaliação. 

E não esqueça, lave as mãos antes do atendimento. Em alguns casos o examinador pedirá que você faça isso, em outros não. Mas realizar essa etapa antes de iniciar o atendimento do paciente não pode ser deixada de lado.

 → Anamnese e Exame Físico

Antes de entrarmos em detalhes sobre esse ponto, é importante reforçarmos o que é a Anamnese. Ela é a entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu paciente. É um ponto inicial no diagnóstico de uma doença.

Sabendo isso, atente-se às questões e ao prontuário, análise os exames disponíveis, e preste atenção às respostas que o paciente te dará.

Tenha muito cuidado para não cometer um erro muito comum entre os candidatos, focar apenas nos sinais físicos do paciente. 

Analisar sinais físicos é muito importante, mas não perca tanto tempo com isso. Visto que você não estará atendendo um paciente de verdade, e sim um “ator”, que pode apresentar características completamente diferentes daquelas descritas no caso apresentado.

Essa etapa de entrevista, ou seja a anamnese, é muito importante, pois é nela que você conseguirá ter uma compreensão maior do caso e poderá demonstrar suas habilidades interpessoais, realizando um atendimento humano e empático. Afinal, isso também será avaliado. 

Dica Bônus

Enquanto estiver realizando o atendimento, informe o paciente e o avaliador qual será a etapa ou método realizado a seguir. Assim o avaliador poderá realizar um checklist na sua pontuação. 

É importante lembrar que você não só pode, como deve pedir exames quando achar necessário. 

Outro ponto que não deve deixar passar, é observar se a doença é de notificação compulsória. Que são doenças que a lei exige que seja comunicada às autoridades de saúde pública, ou se necessita de profilaxias. Ou seja, medidas preventivas para evitar a propagação da mesma .

 

→ Tempo

É crucial que você não pule nenhum procedimento durante o atendimento. Não deixe a simpatia e o respeito de lado, mas você deve se atentar ao tempo que ainda tem disponível. Afinal, você terá de cinco a dez minutos para resolver o caso. 

Mas não precisa de desesperar com o tempo. Geralmente tempos menores estão ligados à casos mais simples, e tempos maiores a casos mais complexos. Então pode ficar tranquilo, seu tempo será coerente com o caso que receberá. 

Atente-se também as perguntas ou documentos padronizados que talvez tenha que preencher, como atestado de óbito, por exemplo.

→ Diagnóstico

Como já dissemos, as questão não são complexas, mas isso não significa que você deve relaxar e afirmar com toda confiança um prognóstico sem revisar o caso com cuidado antes.

Se você der uma resposta muito distante do que realmente era o caso, você perderá pontos.

No final, você deverá explicar o tratamento para o paciente, e se houver alguma dúvida, pergunte a ele. 

Procedimentos que podem ser cobrados na prova prática:

Reunimos aqui alguns procedimentos que podem ser cobrados na prova prática de residência médica.

  • Sutura 
  • Biópsia
  • Paracentese 
  • Taracocentese  
  • Propedêutica em gestante
  • Reanimação neonatal 
  • Calendário vacinal atualizado 
  • Crescimento e Desenvolvimento (preenchimento e interpretação de gráficos) 
  • Orientação sobre dietas 
  • ACLS 
  • PALS 

 Viu como a prova prática de residência médica não é tão abominável como parece? Tudo é questão de preparo! O vídeo a seguir fala um pouco sobre como é o processo seletivo de residência médica, confira:

Se ainda estiver ansioso sobre ela, temos aqui um post falando sobre como manter a calma durante a prova prática de residência médica, não deixe de conferir. 

E se precisar de ajuda pode entrar em contato com a nossa equipe de especialistas, eles estão prontos para te ajudar.

Um forte abraço, até a próxima. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre novidades e dicas super importantes: Facebook, Instagram, Youtube

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL