banner desktop banner mobile

O que você precisa saber antes de decidir a especialidade médica

O que você precisa saber antes de decidir a especialidade médica

Decidir a especialidade médica é necessário e é uma grande dificuldade para muitos médicos, tanto recém formados quanto os que já estão no mercado.

Muitos médicos escolhem suas especialidades com base nas áreas que gostavam na faculdade. E apesar da afinidade com a área ser um fator muito importante na hora da escolha, ela não é tudo.

É preciso conhecer tudo que está envolvido na especialidade que está cogitando atuar.

Continue lendo e descubra o que você precisa levar em consideração na hora de decidir a especialidade médica.

 

Conheça o paciente 

Você irá lidar com os pacientes durante toda sua carreira. Então é importante saber qual o perfil do paciente que você quer atender. 

Uma pessoa que busca um profissional da medicina voltado para estética, terá um comportamento diferente de quem procura um profissional de oftalmo, por exemplo.

Outro situação é a pediatria. Se você não leva muito jeito com criança, dificilmente se sairá bem na pediatria. Mesmo essa sendo uma das áreas mais bem remuneradas da medicina. 

Procurar conhecer o perfil do paciente, suas necessidades e entender seu comportamento ajudará você a ser mais resolutivo no atendimento. Além de te ajudar a entender se você está preparado ou não para atender esse tipo de paciente. 

Quanto mais informações sobre o paciente você conseguir, mais fácil será identificar se essa área é ou não recomendada para você.

 

Conheça a rotina

A rotina da especialidade é outro fator que não pode ser deixado de lado. Algumas especialidades exigem que o profissional vire noites em plantões, outras dependem de horários fixos. Algumas permitem uma agenda mais flexível, e tem aquelas que estão sempre sujeitas ao imprevisto.

Uma pessoa que precisa de uma rotina regrada por horários fixos, não pode fazer ginecologia e obstetrícia por exemplo. Por essa ser uma área repleta de imprevistos, principalmente se o foco for a obstetrícia. 

Por isso, você precisa conhecer bem e ter certeza sobre a rotina da especialidade que tem em mente, e ver se ela se adéqua ao seu modelo ideal de rotina.

Para isso, é interessante que converse com os médicos da área que escolheu. Eles irão relatar de forma realista a rotina dentro dessa área.

Na nossa série Universo Médico, tivemos duas entrevistas com profissionais. Confira no vídeo a seguir a parte 1 da entrevista com a Drª Flávia Maciel, ginecologista e obstetra. 

 


Assista o vídeo 2 da entrevista com a Drª. Flavia.

 

Conheça os tratamentos e procedimentos 

Conhecer o tipo de tratamento e procedimento que é realizado na especialidade médica, é fundamental. Afinal, esse é o básico que você precisa conhecer.

Por exemplo, se você não quer lidar com procedimentos em que o menor erro cometido possa resultar rapidamente em alguma sequela, ou até mesmo a morte de um paciente, então  cirurgia, anestesiologia, cardiologia intervencionista, por exemplo, podem não funcionar para você.

Por isso é preciso ter ciência de cada mínimo detalhe que possa estar envolvido, para decidir a especialidade médica.

 

Conheça os melhores lugares de atuação 

Conhecer quais são os melhores lugares de atuação é importante. Como já falamos, existe uma má distribuição dos profissionais de medicina no Brasil.

Muitas pessoas não levam isso em consideração na hora de decidir a especialidade médica. Mas esse ponto faz toda diferença na sua decisão.

Se você cursar pediatria e viver em uma região onde a taxa de natalidade é baixa, você não será tão requisitado. Ou então, se escolher atuar em grandes cidades, a concorrência será enorme. 

Igualmente se você escolher cursar cirurgia plástica e ir atuar em uma cidade do interior, você continuará não sendo tão requisitado. Entendeu como esse ponto faz a diferença?

Por isso, o local de atuação é tão importante para tomar essa decisão.

 

Conheça a concorrência 

Conhecer a concorrência é tão importante quanto saber onde atuar. E esses dois fatores se completam, visto que grandes cidades tem uma concorrência maior.

Por isso, separamos aqui um TOP 10 das especialidades médicas mais concorridas. Conhecendo elas, você pode ter uma melhor visão do mercado que entrará.


Decidir a especialidade médica


Conheça a remuneração 

Quanto você deseja ou espera ganhar? Pense nisso a curto, médio e longo prazo. 

Responder essa pergunta é muito importante para que você possa identificar qual especialidade se encaixa melhor nas suas expectativas financeiras, além do local de atuação.

Trouxemos aqui um pouco sobre a realidade do médica no Brasil, e abordamos vários fatores importantes que devem ser levados em consideração na hora da escolha da especialidade médica.

 

Conheça os gastos

Além da remuneração que essa especialidade irá te trazer, é preciso pensar nos gastos que você terá com ela. 

Por exemplo, se você escolher cirurgia plástica, precisará de um consultório, e isso gera gastos. 

E quanto aos aparelhos necessários? Eles são outra fonte de gastos. Cardiologia, por exemplo, necessita de equipamentos caros. 

Esses custos precisam ser medidos antes da escolha da especialidade médica, para que depois não tenha nenhuma surpresa desagradável. 

 

E as suas preferências? 

As áreas que mais se identificou durante a graduação de medicina devem ser levadas em consideração sim. Afinal, são áreas que você gosta.

O erro de muitos médicos é acreditarem que só devem estudar o que gostam. E por isso muitos se frustram durante a residência médica, ou até mesmo depois de já formados.

Então, analise suas preferências seguindo as dicas acima. Assim dificilmente irá se frustrar com sua escolha, e chegará na residência médica muito mais preparado.

Sendo assim, independentemente de qual especialidade decida seguir, não deixe de considerar todos esses aspectos vistos aqui. 

Essa é uma escolha que impactará toda a sua carreira, por isso, deve ser feita com cuidado e preparo.

E se precisar de ajuda pode entrar em contato com a nossa equipe de especialistas, eles estão prontos para te ajudar.

Um forte abraço, até a próxima.


Siga-nos nas redes sociais e receba sempre novidades e dicas super importantes: Facebook, Instagram, Youtube

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL