banner desktop banner mobile

Prestar ou não a residência médica?

Prestar ou não a residência médica?

Prestar ou não a residência médica? Eis a questão.

Essa é uma dúvida que persegue muitos médicos. Tanto recém formados quanto aqueles que já estão atuando a um tempo como generalistas. 

Pensando nisso, reunimos aqui as principais vantagens e desvantagens de fazer residência médica. Continue lendo e confira. 

Vantagens

► Melhor atendimento: tendo uma especialização, o médico consegue ter uma visão mais aprofundada do caso. Realizando, assim, um atendimento mais eficiente.

► Aprendizado supervisionado: o profissional é capaz de se exercitar sob supervisão. Além de experimentar as mesmas condições de trabalho que deverá vivenciar após o fim deste período.

► Humanização do profissional: o recém-formado sai da sala de aula direto para os corredores de um hospital. O que proporciona ao médico um contato mais próximo com os pacientes. Consequentemente, fará com que ele os enxergue como pessoas e não apenas mais uma ficha. 

► Remuneração durante a especialização: diferente da pós-graduação, o programa de residência médica traz a vantagem que o estudante não paga pelo curso. Além disso, recebe uma bolsa-auxílio para custear parte do tempo em que se dedica aos atendimentos.

► Bons Salários: médicos especialistas podem chegar a ganhar mais do que generalistas. Podendo variar da especialidade e local de atuação escolhidos. 

► Formação Rica: durante a residência o médico tem um contato maior com a parte prática do que teve na graduação de medicina. Contudo, esse contato com casos reais enriquece muito as habilidades do profissional.

Desvantagens 

► Alta concorrência: a concorrência nos vestibulares de residência médica superam a concorrência do próprio vestibular de medicina. Podendo chegar a ser até 10x mais concorrido. 

► Duração: a residência médica normalmente dura dois anos, mas pode se estender até a quatro.

► Formato da avaliação: a avaliação é feita em três etapas. Prova teórica, prova prática e ao final uma análise curricular com uma entrevista pessoal. 

Enfim, quando paramos para analisar as vantagens e desvantagens de fazer residência médica, percebemos que ela traz muito mais vantagens do que desvantagens. 

Basta se preparar corretamente para cada etapa do exame e ter um bom planejamento de carreira.

E se precisar de ajuda pode entrar em contato com a nossa equipe de especialistas, eles estão prontos para te ajudar.

Um forte abraço, até a próxima. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre novidades e dicas super importantes: Facebook, Instagram, Youtube

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL