banner desktop banner mobile

Quais as dificuldades da residência médica

Quais as dificuldades da residência médica

Você, futuro residente, muito provavelmente irá passar por dificuldades da residência médica.

A diferença que a residência médica faz para o profissional de medicina é indiscutível, mas a trajetória para se tornar um médico especialista é longa. 

Como toda profissão, a trajetória em busca do sucesso profissional tem seus obstáculos. E hoje vamos falar um pouco sobre as dificuldades da residência médica. 

Quais são as principais dificuldades?

Quem deseja ingressar na residência médica tem que estar preparado para enfrentar algumas dificuldades, confira algumas delas: 

► Alta concorrência 

Essa é a primeira dificuldade que o candidato enfrenta. Existe um grande déficit dos programas de residência médica, em contraste com o grande número de médicos se formando todos os anos. O que resulta na grande concorrência. 

► Gastos com a inscrição 

O custo da inscrição para as provas é alto. Principalmente se pensarmos que os candidatos muitas vezes acabaram de sair da faculdade de medicina. Os valores giram em torno de R$500. Mas os candidatos têm também os gastos com hospedagem, alimentação e locomoção dependendo do local da prova. 

► Rotina de estudos

Os candidatos já sabem que se desejam uma vaga em residência médica, precisam se dedicar aos estudos. E muitos precisam conciliar os estudos com plantões extensos, entre outras atividades. E justamente por isso, alguns nem saíram da faculdade mas já estão estudando. 

► A prova 

A prova objetiva por si só já tem um nível alto de dificuldade. E não para apenas do exame teórico, é realizada também uma prova prática, além de uma entrevista profissional. 


Como se preparar para a prova de residência médica?

Quando vemos essa pergunta, sempre à associamos ao conteúdo da prova. Mas a preparação para a prova vai muito além do conteúdo. Já falamos sobre as dificuldades, então agora vamos ver as soluções para elas. 

A preparação para a residência médica envolve:

► Definição da especialidade médica

Definir sua especialidade médica deve ser o primeiro passo. Isso irá te ajudar no decorrer do processo, e poderá definir suas prioridades em relação a hospitais.

► Definição do hospital

Faça um top 3 de hospitais que deseja prestar a prova de residência médica. Isso fará com que seu estudo seja focado e impedirá que você gaste dinheiro com a inscrição para provas que nem quer prestar.

► Cronograma de estudos

Ter um cronograma de estudos será fundamental para que você tenha um bom rendimento de estudos. Além de conseguir estudar o que precisa no tempo necessário, sem desespero. Você pode fazer uso de um planner para organizar melhor sua rotina de estudos

dificuldades da residência médica

Como em qualquer outra profissão, existem dificuldades a serem enfrentadas. Acredite, você não é o primeiro e nem será o último a encarar pedras no meio do caminho.

Precisamos nos dedicar e acreditar em nossas conquistas. Assim será mais fácil superar os obstáculos e alcançar o seu objetivo.

E se precisar de ajuda pode entrar em contato com a nossa equipe de especialistas, eles estão prontos para te ajudar.

Um forte abraço, até a próxima. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre novidades e dicas super importantes: Facebook, Instagram, Youtube

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL