banner desktop banner mobile

Reumatologia: uma área que depende de um bom embasamento!

Reumatologia: uma área que depende de um bom embasamento!

Você sabe tudo sobre reumatologia?

Essa uma especialidade que te interessa?

Dessa forma, continue lendo esse artigo e saiba tudo, então, sobre a especialidade que cuida, portanto, das doenças musculoesqueléticas e das doenças autoimunes.

Leia também: Conheça as especialidades médicas que você pode atuar!

1) O que é a especialidade médica em Reumatologia?

Reumatologia

Assim, a Reumatologia é, portanto, uma especialidade clínica que cuida basicamente de dois grupos de doença: as doenças musculoesqueléticas, que são, dessa forma, as que envolvem cuidados com as articulações, ossos e músculos; e também as doenças autoimunes, como lúpus eritematoso sistêmico, esclerose sistêmica e miopatias inflamatórias.

Leia também: Desenvolvimento de habilidades sociais na residência médica, saiba mais sobre!

2) Como é o dia a dia?

Reumatologia

No entanto, a Reumatologia é, então, uma especialidade iminentemente ambulatorial, a maior parte das nossas atividades é feita, portanto, em consultório ou ambulatório.

Dessa forma, quando o paciente complica, o especialista acaba, então, tendo algum contato com o ambiente hospitalar, mas essa relação difere de outras especialidades nas quais o foco é, então, primariamente hospitalar, como as especialidades cirúrgicas, cardiologia intervencionista e outras , portanto, especialidades clínicas com foco, então, no hospital.

Leia também: Entenda a diferença entre Medcel e Medcurso

3) Oportunidades de trabalho em Reumatologia:

Reumatologia

Consequentemente, o reumatologista pode, então, atuar tanto em consultórios quanto em ambulatórios.

5) Especialidades correlacionadas:

No entanto, como as doenças reumatológicas geralmente têm acometimento sistêmico, principalmente, portanto, as autoimunes, o especialista, portanto, tem interface com várias outras especialidades como: Oftalmologia, Dermatologia, Otorrinolaringologia, Nefrologia e também Pneumologia.

Assim, leia também: Vocabulário Médico – Guia Completo

6) Área de atuação em Reumatologia:

Reumatologia

Contudo, a maior parte das nossas atividades é no consultório, mas existem outras possibilidades, portanto, de atuação, seja com ultrassonografia, que tem crescido cada vez mais na especialidade como uma ferramenta de auxílio no diagnóstico e manejo clínico do paciente; ou com procedimentos, como infiltrações articulares, biópsias musculares, ósseas, labiais, etc.

Em resumo, todas essas fazem parte, portanto, da formação do reumatologista.

Portanto, leia também: Como conquistar seus objetivos na carreira médica?

Dessa forma, aproveite e veja um vídeo da série Fatos e Verdades sobre como ter foco nos estudos para a residência médica:

Contudo, se precisar de ajuda, pode, portanto, entrar em contato com a nossa equipe de especialistas, eles estão, portanto, prontos para te ajudar.
Por fim, um forte abraço, até a próxima. 
Conheça, então, os nossos programas!
Portanto, siga-nos nas redes sociais e receba, então, novidades e dicas super importantes: Facebook, Instagram, Youtube, TwitterLinkedin.

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL