banner desktop banner mobile

Conheça os 4 passos para lidar com a família nos estudos para residência

Conheça os 4 passos para lidar com a família nos estudos para residência

Lidar com a família nos estudos para residência, ás vezes pode ser um problema!

Em tempos de COVID-19 que colocou muitas pessoas em estudos e trabalho remoto, conseguir se concentrar nos estudos, pode parecer uma tarefa impossível.

Pai convida para assistir um filme, mãe pede ajuda naquela receita, irmão quer que você o ajude na tarefa, companheiro quer um pouco mais de atenção e por ai vai…

Nesse caso, muitas vezes uma conversa, utilizando a Comunicação Não Violenta pode ser a melhor saída para lidar com a família nos estudos para residência.

Pois vai te ajudar no seu processo de preparação para as provas de residência médica!

Se você quer saber mais sobre como a Comunicação Não Violenta pode te ajudar a ter foco nos estudos para a residência médica continue lendo este artigo!

Como a Comunicação Não Violenta pode ajudar a lidar com a família nos estudos para residência?

Primeiro, para você saber como a Comunicação Não Violenta pode te ajudar a lidar com as interrupções nas horas que você se planejou para estudar para a residência médica, você precisa entender melhor o que é esta comunicação.

A Comunicação Não Violenta é uma forma de comunicação desenvolvida pelo psicólogo Marshall B. Rosenberg que se baseia em estarmos conscientes das nossas necessidades e dos outros.

A sua finalidade é falar sem machucar e ouvir sem se ofender.

Vou exemplificar: Você consegue se lembrar de alguma conversa em que prestou totalmente atenção ao que a pessoa estava falando sem ficar pensando no que iria responder ou comentar? Quando foi a última vez que você ouviu de verdade?

Ouvir de verdade é uma das premissas da Comunicação Não Violenta.

A Comunicação Não Violenta, ou CNV é um processo de pesquisa que defende que em qualquer tipo de relação predomine a comunicação eficaz e empática.

Você sabendo realizar uma conversa com seus familiares utilizando a Comunicação Não Violenta você, provavelmente, vai conseguir deixar claro seus sentimentos.

Assim como, seus objetivos de carreira, fazendo com que eles se tornem seus aliados na conquista da tão sonhada vaga na residência médica e sim, você consiga lidar com a família nos estudos para residência.


Leia também: Como ter mais foco, energia e motivação para estudar para a Residência Médica.


Como tornar seus familiares aliados nos estudos para a residência médica?

como convencer a familia sobre os estudos para residencia

Para que seus familiares entendam a importância de você focar nos seus estudos para residência médica.

Como já dito você precisa começar com uma boa conversa e se ela seguir as premissas da Comunicação Não Violenta, criada por Rosenberg, a chance de sucesso é muito grande.

Provavelmente, a utilizando, você deixa de ter “sabotadores” de estudos e passa a ter aliados no seu processo de preparação.

A CNV acaba sendo uma prática de reflexão sobre nossas necessidades e do outro, identificamos o que está por trás de cada mensagem e forma de falar para ver a situação com mais empatia e assim evitar conflitos.

A Comunicação Não Violenta também nos faz prestar atenção no feedback que recebemos de nossos sentimentos quando alguém nos repassa determinada mensagem, seja ela por fala, e-mail ou telefonema.

Quando identificamos o sentimento que foi estimulado por aquela mensagem, podemos nos responsabilizar por ele e então escolher a honestidade e falar o que realmente está acontecendo e o que se espera do outro.

A Comunicação Não Violenta também se refere ao fato de praticar a empatia quando recebemos alguma crítica equivocada.

Por exemplo, quando alguém diz que você está estudando demais, qual é a sua reação? Retrucar, aceitar ou ignorar? Nenhuma dessas alternativas é uma reação de Comunicação Não Violenta!

Quando você acusa alguém, significa que há uma necessidade sua que não foi atendida e você se sente frustrado com isso.

Da mesma forma quando alguém te acusa de algo, significa que a necessidade da pessoa não foi atendida e não necessariamente que você fez algo errado.

A prática da CNV está relacionada tanto à quem emite a mensagem quanto a quem a recebe.

Se quem a ouve pode buscar refletir sobre a necessidade que está por trás daquela crítica, quem a emite também deve fazer uma auto reflexão e identificar sua própria necessidade para então se expressar de forma honesta.

Isso quer dizer que, muito além de uma forma de comunicar, essa comunicação é uma forma de pensar, observar os sentimentos e realizar uma conexão com os gatilhos que nos fazem agir de determinada forma, dificultando ainda mais você saber como lidar com a família nos estudos para residência.

Qual a importância de saber lidar com a família nos estudos para a residência médica?

É simples! E isso começa quando você consegue estabelecer um relacionamento saudável com os seus familiares.

Já se sabe que a concorrência para a vaga de residência é muito grande, que as provas exigem um grau alto de dedicação e esforço, mas se sabe também que pressão, estresse, excesso de cobrança não vão te fazer chegar lá.

Estudos revelam que relacionamentos são responsáveis pelo nosso bem-estar e que pessoas com relacionamentos saudáveis vivem mais e melhor.

O importante, portanto, é a busca pelo equilíbrio, entre relacionamento com a família e os estudos para as provas de residência médica, com a construção de relacionamentos saudáveis em ambas esferas.

Entretanto, a falta de reconhecimento, necessidades ignoradas, a falta de comunicação aberta e o pouco diálogo entre você e seus familiares pode prejudicar e muito a sua evolução nos estudos para a residência!

Estamos inseridos em uma cultura que pune quando se erra e recompensa quando se acerta e, essa forma de viver nos impede de sentir empatia pelos outros e por nós mesmos, pois a culpa nos faz pensar que não merecemos a recompensa.

Todos esses pontos citados podem ser melhorados com a aplicação da Comunicação Não Violenta no dia a dia.

Ao perceber que podemos tirar a máscara e mostrar nossa vulnerabilidade, nos identificamos com nossos colegas e líderes, aceitamos que todos somos humanos e cometemos erros, mas que não é necessário culpar, criticar ou se ofender.


Leia também: Hábitos de sucesso no processo de preparação para as provas de residência!


como lidar com a família nos estudos para residência

4 passos de como conseguir lidar com a família nos estudos para residência

Já deu para perceber que é fundamental que você faça com que os seus familiares entendam o quanto passar na residência médica é importante para você.

Para isso eu vou te explicar como aplicar a Comunicação Não Violenta e alcançar o sucesso de ter sua família te apoiando nos estudos para a residência médica.

Passo 1 – Observação

O primeiro passo é a observação. Nesta etapa você deve parar de avaliar e julgar as ações do outro e mudar o foco. Observar o que realmente o outro está fazendo sem considerar sua visão ou opinião sobre o acontecimento ou fala.

Passo 2 – Sentimento

Na segunda etapa é preciso identificar como se sente com aquela situação, de por exemplo ser sempre interrompido durante os seus estudos, qual é o sentimento desencadeado.

Aqui é preciso prestar muita atenção para não continuar julgando ou então colocar a culpa do sentimento no outro. É necessário honestidade para assumir a responsabilidade pelo sentimento.

Passo 3 – Necessidade

Na terceira etapa você vai identificar quais necessidades não foram atendidas e que estão ligadas ao sentimento que identificamos na etapa anterior. Por exemplo, você não ter conseguido estudar a quantidade de conteúdo que estava planejado e acabou ficando com conteúdo atrasado.

Para ter consciência dela, deve-se perguntar porquê se sente daquela maneira. Ao entender qual é a sua necessidade, será mais fácil realizar a etapa seguinte praticando a Comunicação Não Violenta.

Passo 4 – Pedido

Após observar a situação sem julgamentos e identificar seus sentimentos e necessidades você pode partir para o pedido!

De maneira empatia, com cuidado e educação é hora de falar com seus familiares e expor o que sente quando não consegue estudar ou quando é interrompido.

Peça, com carinho e cuidado, realçando o quanto conquistar a vaga na residência médica te deixará feliz!


Leia também: Como lidar com a ansiedade para as provas de residência médica


Conclusão

A Comunicação Não Violenta pode ser uma aliada não só no seu processo de preparação para as provas de residência médica ao estabelecer uma conversa com seus familiares sobre a sua necessidade de foco e concentração nos estudos.

A Comunicação Não Violenta pode ser usada em qualquer tipo de relacionamento, evitando estresse, intrigas e sentimentos negativos.

Aqui no Medcoach, contamos com uma equipe de treinadores psicólogos que de maneira personalizada entende seus valores, conhece a sua história e pode te ajudar, de maneira assertiva, a lidar com este tipo de desafio durante a sua preparação para as provas de residência médica.

Além de técnicas e estratégias que vão fazer com que você chegue preparado para as provas de residência médica, você ainda vai aprender a ter inteligência emocional diante dos problemas que surgirem em sua jornada.

Enfim…

Portanto, o Medcoach pode te ajudar, pois possui programas que auxiliam e potencializam sua alta performance nos estudos para ter sucesso na residência médica, além de programas para provas de Título e provas para revalidação de diplomas estrangeiros.

Dessa forma, é importante ressaltarmos que o foco dos nossos programas não é fornecer o conteúdo.

Mas sim te ajudar a organizar o conteúdo que você já tem e te ajudar a ter sucesso na carreira, com inteligência emocional e vencendo os desafios de evoluir nos seus estudos.

Aqui você aprenderá a organizar os seus estudos, cumprir um planejamento de acordo com as suas necessidades e rotina, a ter autoconfiança e segurança, a ter controle emocional e muito mais.

Confira o que a Maria Clara falou sobre o Medcoach:

O nosso objetivo é, portanto, ajudar você a realizar o seu sonho de conquistar uma vaga na residência médica, e vamos fazer isso!

Quer conhecer mais sobre o nosso trabalho? Confira, então, nossos outros programas de preparação para residência médica, clicando aqui!

Contudo, se quiser saber mais sobre nossos programas, assim como tirar alguma dúvida, pode entrar em contato com nossa equipe de especialistas.

Nós estão prontos para te ajudar em qualquer dúvida que tiver, clique aqui e fale com a gente!

Por fim, um forte abraço, e até a próxima.

Quer ter acesso aos nossos conteúdos exclusivos?

Siga-nos nas redes sociais e receba, portanto, sempre novidades e dicas sobre residência médica e preparação para as provas:

Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Linkedin, Pinterest, Telegram

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL