banner desktop banner mobile

Saiba como ter um planejamento assertivo de estudos para Residência!

Saiba como ter um planejamento assertivo de estudos para Residência!

Planejamento assertivo de estudos é essencial se você está se preparando para a Residência Médica!

E acredite esse é um dos pilares fundamentais para se preparar para as provas de residência médica!

Com um planejamento assertivo de estudos para a Residência médica você terá o controle das tarefas que irá se dedicar no dia, bem como os conteúdos que precisará estudar.

Ter um planejamento de estudos, direcionado, individualizado e assertivo, só aumentará as suas chances de ser aprovado na Residência Médica!

Se você quer saber como ter um planejamento de estudos assertivo de estudos pode te ajudar a ser aprovado na Residência Médica, continue lendo este artigo!


O que é um planejamento assertivo de estudos para Residência?

Um planejamento assertivo de estudos nada mais é do que uma organização de rotina e de estudos que atenda as suas necessidades e te garanta alcançar o seu objetivo.

Sem ele, você:

– Estuda sem estratégia e não aprende; 

– Perde tempo fazendo atividades desnecessárias; 

– Fica estressado e desmotivado por não ter feito o que deveria; 

– Não sabe o que priorizar nos estudos e estuda o que vier pela frente; 

– Não consegue equilibrar a rotina de trabalho/faculdade com a preparação para as provas; 

– Fica dando desculpa de que não tem tempo para estudar.

Por isso, que antes de qualquer planejamento de estudos é muito importante que você tenha muito claro para onde quer chegar.

Pois, se tornar um médico residente é o seu grande objetivo, tenha em mente a partir de agora que você vai precisar se dedicar para isso e fazer o que estiver ao seu alcance para conseguir o que tanto busca. Então, você vai precisar ter um planejamento assertivo de estudos!

Tenha em mente, que quanto mais você cumprir com o seu planejamento de estudos e metas, mais próximo você estará de alcançar o seu desejo e mais perto você estará de ser um especialista na área.


Leia também: Como criar um cronograma de estudos para a Residência Médica


Por quê devo ter um plano de estudos?

planejamento assertivo de estudos

planejamento de estudos é sempre a melhor opção para todos os que vão passar pelo provas de Residência Médica!

Esse plano tem o objetivo  organizar a sua rotina de estudos, igualmente como o planejamento horário de estudo, isso pode fazer toda a diferença no seu preparo para a prova de residência médica.

Com o planejamento horário de estudo, você consegue ter mais conhecimento sobre os seus horários e poderá se organizar melhor para cumprir o conteúdo.

Dessa forma poderá se dedicar, as matérias que precisam ser estudadas e até saber se realmente está pronto.

Não há muito segredo, você precisa listar suas tarefas, listar suas prioridades e organizar no seu dia, na sua semana, no seu mês…até a data das prova que vai prestar!

Afinal, se você quer passar na Residência Médica, você vai precisar estudar, testar seu conhecimento, se dedicar.


4 Dicas para construir um planejamento de estudos para Residência

planejamento assertivo de estudos

1) Tenha bem definido a especialidade médica que quer prestar provas!

Não ter bem definido a especialidade médica que quer prestar prova, pode gerar dúvidas e perder a motivação que você precisa para estudar para as provas de Residência Médica, te fazendo desistir no meio do caminho.

É importante ter muito claro a sua afinidade com a área, já que você irá atuar na especialidade escolhida no seu futuro.


Leia também: O que é o DEM – Definição de Especialidade Médica? e O que é o Medcoach Acelerado + DEM?


2) Defina os hospitais e as provas que quer prestar Residência Médica!

Prestar provas em cidades que não gostaria de morar ou em um hospital que não vai de acordo com os seus valores de vida, certamente não vai te dar energia para cumprir com seu planejamento e estudar o que precisa para as provas.

Por isso, é muito importante investigar e estudar com detalhes a instituição que quer prestar provas.

Isso é um dos itens fundamentais para um bom planejamento, afinal com base nessa escolha você poderá dividir seus compromissos, estudos e tarefas combinados com os dias das provas dos hospitais que quer prestar.


Leia também: Quais são os melhores hospitais para prestar provas de residêcncia?


3) Organize os conteúdos que precisa estudar!

Depois de saber exatamente as provas que vai prestar Residência Médica, é hora de organizar os conteúdos que você precisa estudar!

Portanto, defina os assuntos que precisam ser revisados e estudados, e para facilitar esse trabalho pode contar com uma planilha.

Monte um cronograma de acordo com a sua rotina, dedicando, por exemplo, um dia para cada assunto, outros para revisão e reforço, e até mesmo um especifico para que faça a prova de edições anteriores, como teste.

Essa é uma forma de manter os estudos organizados, assim como não perder o foco no meio do caminho.

A planilha ainda auxilia para que você saiba o que está estudando, onde precisa pegar mais firme e o que está apresentando maior dificuldade, uma vez que haverá tempo para revisões e reforço do conteúdo.


Leia também: Estudar para Residência Médica: Como ter disciplina e organização


4) Defina seus horários de estudos

Como a rotina de médico é corrida, passe a definir horários e dias que tem disponibilidade para estudar.

Lembra da planilha? Você vai utilizar ela aqui também, colocando seus horários para cada assunto.

Tente encontrar brechas entre a sua rotina de trabalho e destine esse tempo aos estudos.

O ideal é separar, ao menos, uma hora por dia para se dedicar, mesmo que fique muito apertado.

Nessa fase pode ocorrer de você precisar abdicar de algumas atividades de sua vida social, por isso é tão importante a organização.

Mesmo que seja uma dedicação muito intensa, também é preciso ter um tempo para o descanso, e isso inclui fazer algo com a sua família, por exemplo.

Ter tudo planejado ajuda a conseguir essa folga na rotina.

Isso pode ter uma diferença enorme no seu aproveitamento em relação aos estudos para o concurso de residência médica.

Como ter a certeza que o meu planejamento de estudos vai me ajudar a ser aprovado na Residência Médica?

A resposta está em estudar com metodologia, estratégia, inteligência emocional e um planejamento assertivo de estudos. E isso nós do Medcoach entendemos.

Isso mesmo, há mais de 7 anos, o Medcoach ajuda médicos e estudantes de medicina a terem organização, planejamento, estratégia, técnica, autoconfiança, segurança para enfrentar os desafios de sua trajetória, como terem seus objetivos de claros de sucesso!

Aqui são aplicadas técnicas que tem base em estudos na Psicologia e Neurociência que preparam médicos e estudantes de medicina para uma trajetória leve, sem estresse e com qualidade de vida!

Com uma metodologia inovadora e treinadores especialistas em treinos para as provas médicas, você aprende técnicas de estudos, constrói um planejamento de estudos assertivo.

Além de desenvolver tantas outras habilidades e comportamentos que vão te dar ajudar não só nas provas de residência, como na vida.

Com certeza o a falta de um planejamento assertivo de estudos não acontecerá durante a sua preparação para as provas de Residência Médica!

O Medcoach pode te ajudar, pois possui programas que auxiliam e potencializam sua alta performance nos estudos para ter sucesso na residência médica, além de programas para provas de Título e provas para revalidação de diplomas estrangeiros.

Dessa forma, é importante ressaltarmos que o foco dos nossos programas não é fornecer o conteúdo, mas sim te ajudar a organizar o conteúdo que você já tem e te ajudar a ter sucesso na carreira, sem que o medo de ser aprovado na residência te impeça de evoluir.


Conclusão

É comum termos medo dos desafios ou julgarmos que não estamos prontos para realizarmos os nossos sonhos, porém se você se preparar e tiver segurança do que quer, a jornada, portanto, pode ser mais tranquila.

Dessa forma, você não precisa ter medo de ser aprovado na residência. Você precisa se dedicar para ser merecedor de suas conquistas e sim, o Medcoach pode te ajudar nisso!

O nosso objetivo é, portanto, ajudar você a realizar o seu sonho de conquistar uma vaga na residência médica, e vamos fazer isso, como aconteceu com a Jayse:

Quer conhecer mais sobre o nosso trabalho? Confira, então, nossos outros programas de preparação para residência médica, clicando aqui!

Contudo, se quiser saber mais sobre nossos programas, assim como tirar alguma dúvida, pode entrar em contato com nossa equipe de especialistas.

Nós estamos prontos para te ajudar em qualquer dúvida que tiver, clique aqui e fale com eles.

Por fim, um forte abraço, e até a próxima.

Quer ter acesso aos nossos conteúdos exclusivos?

Siga-nos nas redes sociais e receba, portanto, sempre novidades e dicas sobre residência médica e preparação para as provas:

Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Linkedin, Pinterest, Telegram

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL