banner desktop banner mobile

4 Dicas infalíveis para aprender a reter conteúdo nos estudos para residência

4 Dicas infalíveis para aprender a reter conteúdo nos estudos para residência

Reter o conteúdo estudado é um problema muito comum entre os estudantes, e certamente é o seu também, mas, apesar de ser uma dificuldade que se faz muito presente, não é impossível resolvê-la. 

Uma forma de vencer o esquecimento é por meio de técnicas de estudos, elas te ajudarão na otimização dos seus estudos para residência médica, fazendo com que você retenha todo conteúdo estudado.

Assim, elas são uma das soluções para estudar melhor e finalmente ser aprovado na residência médica.

Mas claro, isso se você usar a técnica que mais se encaixa no seu perfil de aprendizagem, caso contrário, as longas horas que você dedica para seus estudos, continuarão não tendo resultado algum. 

Continue lendo para entender melhor o assunto e dizer adeus para as longas horas de estudos perdidas devido a falta de retenção do conteúdo. 


como reter conteúdo

Afinal, o que impede você de reter o conteúdo?

Problemas relacionados à dificuldade na retenção do conteúdo, muitas vezes são atribuídos à falta de atenção ou algum problema de memória, e esses dois fatores realmente podem contribuir para isso.

Afinal, o esquecimento é algo muito presente em todo ser humano, por exemplo, você lembra o nome de todos os seus colegas de turma? Dificilmente, não é mesmo?!

Entretanto existe um fator que influencia na dificuldade de reter o conteúdo estudado, e ele é muito mais comum do que problemas de memória, e se chama: Não fazer uso de técnicas de estudos adequadas. 

Isso mesmo, não basta apenas estudar por estudar, você precisa de uma técnica de estudos que se encaixe no seu método de aprendizagem, pois só assim conseguirá tirar pleno proveito do conteúdo, ao invés de apenas perder seu tempo devorando livros e apostilas desesperadamente.


→ Leia também: Como ser aprovado na residência médica, sem estresse e com qualidade de vida?


Problemas causados pelo uso de técnicas de estudos inadequadas 

Já teve a sensação de que estudou várias horas e não aprendeu nada?

Percebi no decorrer desses 10 anos ajudando médicos a serem aprovados na residência, que muitos alunos não seguem um método de aprendizado e não criam experiências de aprendizagem e isso é um dos grandes problemas de aprendizagem e fixação.

Quando você não faz uso de técnicas de estudos para otimizar seu aprendizado, acaba desencadeando vários problemas, como por exemplo, o tão temido conteúdo atrasado, afinal, você dificilmente conseguirá andar com o conteúdo se não absorver os temas que vem antes dele. 

Além disso, seus estudos não terão ritmo, já que perderá muito tempo no mesmo conteúdo, e isso irá acabar com a sua motivação, causando uma onda de desespero e ansiedade por não conseguir estudar. 

Percebeu como a falta de uma técnica de estudos pode custar a sua tão sonhada vaga na residência médica? 

Mas agora você pode estar pensando “Mas eu uso as técnicas de estudos que aprendi na internet e mesmo assim não tenho tenho ritmo nos estudos e enfrento problemas para reter o conteúdo”, certo?!

Realmente a internet está cheia de técnicas de estudos que parecem ser muito eficazes, e acabam dando certo para algumas pessoas que testam.

Mas preciso te alertar que apesar delas terem funcionado para algumas pessoas, isso não garante que ela funcionará para você.

É muito comum que estudantes compartilhem suas técnicas de estudos uns com os outros, mas você já ouviu aquele ditado popular onde diz “Cada caso é um caso”, ou até mesmo a clássica frase que as mães dizem “Você não é todo mundo”? 

Essas frases tão conhecidas são ótimas para te fazer entender que apesar de uma técnica de estudos ter dado certo para alguém, isso não significa que dará certo para você, e isso acontece porque cada pessoa tem seu próprio perfil de aprendizagem. 

E o que é um perfil de aprendizagem? 

De acordo com algumas teorias, cada pessoa responde melhor a um determinado tipo de estímulo, ou seja, cada pessoa aprende de uma forma.

Isso significa que a forma como uma informação é mostrada ou transmitida pode fazer toda diferença na assimilação ou não do conteúdo.

Ou seja, a aprendizagem é um processo único e individual, de maneira que cada pessoa tem o sua própria forma de aprender.

Isso pode variar de acordo com vários fatores, como personalidade, faixa etária e até mesmo contexto em que a pessoa está inserida.

Por esse motivo, trabalhamos tanto com nossos alunos para identificarmos seu perfil de aprendizagem, para que assim eles consigam definir quais técnicas de estudos é melhor para eles.

Além disso, acompanhado por um psicólogo especialista no assunto, durante o programa o aluno conquista disciplina, planejamento, organização, autoconfiança

Assim como adquire métodos de estudos e aprende técnicas avançadas de resolução de questões, além de ganhar ritmo e manter a energia para os estudos. 

Sem sombra de dúvida, isso também fará total diferença nos seus resultados de estudo, assim como fez para os nossos alunos que já foram aprovados.


Leia também: Conheça o programa Med 360 e como ele ajuda vários médicos a reter o conteúdo para as provas de residência médica

4 dicas para reter conteúdo:


#1 – Dica: TÉCNICAS DE ESTUDOS, O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM?

Como bem sabemos, a aprendizagem é um processo de aquisição tanto de habilidades quanto de conhecimentos, e uma técnica é um meio que tem como objetivo obter um determinado resultado.

Dessa forma, uma técnica de estudo é uma ferramenta que tem a função de facilitar a absorção do conteúdo e melhorar o rendimento do aluno e faz com ele passe a ter mais ritmo e motivação para estudar.

Trouxemos aqui algumas técnicas, que inclusive, você já pode até ter testado: 

TÉCNICA DE ESTUDO #1: RESUMOS

Resumo é o ato de ler e sintetizar as ideias principais do texto em tópicos, assim você consegue ficar atento as ideias principais e lembrar dos pontos chaves do conteúdo. 

Os resumos podem ser feitos por meio de fichas, áudios ou textos corridos. 

TÉCNICA DE ESTUDO #2: MAPA MENTAL

Os mapas mentais são uma forma visual de apresentar as ideias, construídos na forma de conexões mentais e que auxiliam no processo de aprendizagem, já que estimula a criatividade e permite estruturar livremente uma imagem com a informação.

TÉCNICA DE ESTUDO #3: FLASHCARDS

Os Flash Cards são cartões em que você pode anotar os pontos mais importantes de um assunto.

Um exemplo dos Flash Cards são os cartões que os apresentadores de televisão utilização para conduzir o programa

TÉCNICA DE ESTUDO #4: POMODORO

Essa técnica consiste em dividir suas tarefas em blocos de concentração intensa, ela promete melhorar a agilidade do cérebro e estimular seu foco, e faz isso por meio de pausas programadas.

Essas são as 4 técnicas de estudos mais conhecidas na internet, e até funcionam para algumas pessoas que testaram, mas aqui no Medcoach, nós preferimos trabalhar com um método personalizado que realmente seja pensado exclusivamente para o aluno.

Afinal, como vimos, o aprendizado é individual, então, porque as técnicas de estudos também não seriam individuais e personalizadas?  

Contudo, aqui vai uma dica bônus: 

#2 – Dica: COMO ORGANIZAR SUAS ANOTAÇÕES E RESUMOS 

Não adianta utilizar qualquer técnica se você não tiver um método de organização eficaz para resgatar a informação.

A dica aqui é que você utilize um fichário, ou pasta com divisória, e catalogue por disciplina os seus mapas mentais, resumos e flashcards, colocando separadores coloridos com nomes.

Agora da só uma olhada em como a Luana, que estava tendo as mesmas dificuldades que você, conseguiu acabar com seu problema de retenção para reter o conteúdo estudado:

#3 – Dica: COMO AUMENTAR A RETENÇÃO COM AS TÉCNICAS DE ESTUDOS

A solução está na repetição!

Imagine que você está com um paciente e precisa fazer um atendimento e tem que ficar lembrando onde está o conteúdo que você estudou para passar o diagnóstico. 

A mesma situação também não pode acontecer com um jogador de futebol, porque não dará tempo de parar e pensar para chutar ao gol.

 O segredo é estar tão bem treinado que seu cérebro responderá por você rapidamente, sem pensar.

O nosso cérebro é como um músculo que precisa ser treinado. 

Você precisa aprender, não precisa gravar tudo o que você lê. A repetição gera um aprendizado, a decoreba não.

É claro que tem assuntos que são decorebas, que são os rodapés de livros que caem em provas, mas os outros assuntos você precisa aprender.

Se você estiver estudando somente pelo livro, estará explorando muito pouco a sua capacidade de repetição. 

Você precisa estudar o livro, fazer questões, assistir os vídeos, usar as técnicas de resumo e revisão para conseguir o máximo de repetição do conteúdo, porque repetição é a chave da assimilação.

E aí entra outro ponto muito importante que abordamos com nossos alunos, a importância da revisão focada e a prática, que eles realizam através da nossa plataforma do aluno.

Sabe qual é a melhor parte?

Você não precisa de muito tempo para conseguir fazer como nossos alunos e conquistar a aprovação na residência médica, você pode ingressar ainda hoje na nossa Master Jornada para conquistar a aprovação em um tempo recorde de preparo.

#4 Dica: A Master Jornada pode te ajudar a conquistar sua aprovação em tempo recorde!

A Master Jornada é um método revolucionário que vai te ensinar o passo a passo, do que você precisa fazer para ser aprovado na prova de Residência Médica em tempo recorde!

Você vai aprender a estudar o que realmente é necessário para passar nas provas de Residência Médica com técnicas de aceleração de aprendizagem, tecnologia exclusiva de direcionamento de estudos e acesso direto ao nosso time de treinadores especialistas em aprovação nas provas de Residência Médica.

Independente da especialidade ou da prova que você deseja prestar, a Master Jornada Foco na Residência te deixará pronto para ingressar no hospital que sempre quis!

Como ela funciona? 

Ela é uma master jornada 100% digital que foi pensada milimetricamente para médicos e estudantes de medicina que estão se preparando para as provas ou desejam descobrir qual a maneira mais assertiva de fazer isso no menor tempo possível.

Você terá acesso ao nosso Ambiente Virtual de Aprendizado com videoaulas e atividades práticas que você farão você desenvolver habilidades e comportamentos que farão você estudar o que realmente precisa, aumentar sua produtividade e chegar pronto para as provas de Residência Médica.

Bem como, acesso a nossa ferramenta Medrevisa, com mais de 30 mil questões de provas de hospitais do Brasil, onde você poderá testar seu conhecimento e identificar os seus GAPS de conhecimento, conseguindo direcionar os seus estudos e montar um planejamento assertivo a sua rotina.

Na Master Jornada, serão lançados desafios de provas para que você teste seu conhecimento e aprenda a lidar com as suas emoções.

Durante a Master Jornada Foco na Residência, você terá acesso exclusivo a uma comunidade que te dará todo suporte necessário durante a jornada.

Nela, você terá acesso aos conteúdos dos nossos treinadores psicólogos, especialistas da área e ao criador da metodologia Medcoach Marcio Sumay.

Sem contar, que poderá interagir a qualquer momento com os alunos da Jornada e os especialistas.

Quer saber mais sobre ela? Clique aqui e esteja um passo mais perto de conquistar sua aprovação na residência médica!

Para concluirmos 

No artigo de hoje, você pode ver a importância de ter um método personalizado de aprendizado aliado a técnicas de estudos exclusivas.

Além disso, vimos como eles são fundamentais para que você consiga sua tão sonhada aprovação na residência médica.

O nosso sonho é ajudar você a realizar o seu, conquistar uma vaga na residência médica, e estamos aqui para te ajudar a alcançá-lo. 

Quer conhecer mais sobre o nosso trabalho? Confira nossos outros programas de preparação para residência médica, clicando aqui!

Contudo, se quiser saber mais sobre nossos programas, assim como tirar alguma dúvida, pode entrar em contato com nossa equipe de especialistas.

Eles estão prontos para te ajudar em qualquer dúvida que tiver, clique aqui e fale com eles.

Por fim, um forte abraço, e até a próxima.

Quer ter acesso aos nossos conteúdos exclusivos?

Siga-nos na sua redes social favorita e receba sempre novidades e dicas sobre residência médica e preparação para as provas:

Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Linkedin, Pinterest, Telegram

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL