banner desktop banner mobile

Urologia: a subespecialidade médica com a área de atuação mais ampla!

Urologia: a subespecialidade médica com a área de atuação mais ampla!

Urologia é uma das opções de especialidades que gostaria de usar?

Você sabia que a residência médica em Urologia trata as doenças clínicas ou cirúrgicas de todo o trato urinário?

Continue, portanto, lendo este artigo e tire toda as suas dúvidas sobre a especialidade que tem uma ampla área de atuação.

Leia também: Conheça as especialidades médicas que você pode atuar!

1) O que é a Urologia?

urologia

A Urologia é uma subespecialidade cirúrgica, na qual o médico atua no trato das doenças clínicas ou cirúrgicas de todo o trato urinário. Assim, além disso, a especialidade também faz parte, portanto, de toda a parte de Andrologia (saúde do homem), disfunções eréteis, síndrome de falência hormonal, etc.

Portanto, essa é uma especialidade bastante eclética e o profissional tem diversos caminhos para escolher.

Um exemplo é se o médico não tiver interesse na área cirúrgica, ele pode, então, atuar apenas em consultório. Já como cirurgião, o profissional, portanto, deve ser bastante treinado, perseverante, detalhista e com bastante foco. Paciência também é muito importante na Urologia.

Leia também: O que você precisa saber antes de decidir a especialidade médica

2) Como é o dia a dia do urologista?

urologia

No entanto, o dia a dia do urologista é muito corrido, a começar pela residência, que tem uma rotina bastante puxada com plantões, ambulatório, urodinâmica, afazeres na enfermaria, emergências, etc.

Assim, o dia a dia do urologista normalmente é o consultório, onde ele consegue seus pacientes cirúrgicos. Eventualmente, o profissional também pode, então, dar plantões, seja presencial (normalmente em hospitais públicos onde as equipes são completas) ou, então, de sobreaviso (normalmente na rede particular).

Leia também: Os tipos de especialidades médicas

3) Oportunidades de trabalho em Urologia:

urologia

As oportunidades de trabalho no universo do urologista, dessa forma, são, então, inúmeras. No entanto, dentro desse cenário, o profissional, dessa forma, pode atuar em diversos segmentos como:

  • Andrologia: com questões de disfunções eréteis, colocações de próteses, etc;
  • Uroginecologia: relacionado às incontinências urinárias na mulher, os prolapsos, distopias uterinas, etc;
  • Urologia pediátrica;
  • Endourologia.

Enfim, a atuação é, portanto, bastante ampla, mas todas vão focar mesmo em consultório, e dentro do consultório, o profissional, portanto, pode trabalhar com o que acha melhor e mais pertinente para ele.

Veja também o vídeo: 6 dicas para definição da especialidade médica

4) Número de especialistas urologistas:

Contudo, no momento, são aproximadamente 4.800 urologistas registrados pela Sociedade Brasileira de Urologia.

5) Especialidades correlacionadas:

urologia

Assim, são inúmeras as especialidades correlacionadas, mas temos, portanto, principalmente a Ginecologia, Endocrinologia, Psicologia (principalmente para quem trabalha com Andrologia) e a Proctologia.

Em suma, a Urologia é, portanto, uma área bastante diversificada. Nela, você tem cirurgias de todos os tipos como cirurgias abertas, laparoscópicas, robóticas (que está cada vez mais difundida). E, dessa forma, para quem se interessa mais pela parte de consultório, a Urologia também é uma boa opção. Essa é uma especialidade, portanto, bastante completa, que supre todas as demandas de quem a está cursando.

Aproveite e veja o vídeo sobre qual especialidade médica escolher:
Contudo, se precisar de ajuda, pode entrar em contato com a nossa equipe de especialistas, eles estão prontos para te ajudar.
Por fim, um forte abraço, até a próxima. 
Conheça, então, os nossos programas!
Portanto, siga-nos nas redes sociais e receba sempre novidades e dicas super importantes: Facebook, Instagram, Youtube, TwitterLinkedin.

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL