banner desktop banner mobile

Medicina do Trabalho, saiba tudo sobre essa especialidade!

Medicina do Trabalho, saiba tudo sobre essa especialidade!

A medicina do trabalho é, portanto, uma área que vem crescendo nos últimos anos. O avanço do diagnóstico diferencial permite identificar doenças relacionadas à atividade ocupacional.

No entanto, outro grande avanço relacionado à medicina do trabalho está na tecnologia: sistemas e plataformas que possibilitam recolher e analisar uma grande quantidade de informações, gerando relatórios e perfis de análise bastante sofisticados e de forma relativamente rápida e simples.

Logo, isso facilita não apenas a gestão da saúde, mas também o acompanhamento minucioso e mesmo preditivo das condições do ambiente de trabalho.

Quer saber mais sobre a especialidade? Logo, continue lendo!

Leia também: Conheça as especialidades médicas que você pode atuar!

Como se destacar no mercado

A Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) elaborou, dessa forma, a publicação “Competências essenciais requeridas para o exercício da Medicina do Trabalho”.

Logo, dentre elas, destacam-se possuir competências gerenciais e analíticas, como análise e gerenciamento de informações e análise de processos de trabalho.

Desse modo, a medicina do trabalho, desse modo, possui muitas interfaces com normas trabalhistas e previdenciárias.

Portanto, é fundamental ter conhecimento e facilidade de interpretação da legislação e de suas constantes atualizações.

Por fim, além destas, naturalmente, está a competência de medicina clínica para promover a saúde, identificar patologias e acompanhar o tratamento adequado aos trabalhadores

Principais desafios

Medicina do Trabalho

No entanto, uma das particularidades do médico do trabalho é, então, que ele não atua em hospital ou em um consultório tradicional, mas sim dentro de empresas.

Entretanto, além de ser um bom médico, é preciso ser um bom gestor.

Assim, por exemplo: na construção de programas de intervenção, o médico do trabalho deve, dessa maneira, ter domínio de todas as etapas, desde o levantamento de custos até a análise de resultados.

Dessa forma, além, é claro, do conhecimento científico que vai embasar os programas de saúde.

No entanto, naturalmente, a relação médico-paciente é fundamental, mas também é importante saber se comunicar com os seus superiores hierárquicos na empresa.

Isso, portanto, é essencial para apresentar, defender os programas de saúde e propor mudanças do ambiente de trabalho em prol da saúde dos trabalhadores, mesmo que isso influencie os modelos de produção.

Potencial de crescimento

Medicina do Trabalho

O crescimento da medicina do trabalho depende, portanto, de alguns fatores.

Um deles, logo, é o nível de empregabilidade da população, uma vez que quando há mais trabalhadores atuando é preciso de mais médicos do trabalho.

Entretanto, a economia, dessa forma, também tem grande influência, pois quanto mais empresas no país, maior será a demanda por essa categoria.

Em suma, o aumento da conscientização sobre a importância de preservar a saúde do trabalhador também traz mais perspectivas para a área.

Principais oportunidades

Nos últimos anos, o Brasil passou por grandes mudanças trabalhistas, que abriram, portanto, a possibilidade do médico do trabalho desenvolver consultorias voltadas para a saúde do trabalhador para diferentes empresas, aplicando o seu conhecimento em saúde ocupacional em empreendimentos próprios.

Média salarial

Consequentemente, a remuneração média, portanto, varia de R$ 6 mil a R$ 25 mil.

Conquistas da ANAMT

Medicina do Trabalho

Segundo a entidade, existem de 10 a 15 mil profissionais, dessa forma, atuando profissionalmente como médicos do trabalho no país.

Portanto, a ANAMT é referência de conhecimento técnico-científico na área de saúde ocupacional e representa, desse modo, a classe dos especialistas na relação com outras entidades, como órgãos legislativos, previdenciário e de justiça trabalhista, além de outras associações de classe que têm interface com a atuação da medicina do trabalho.

Veja também um vídeo sobre as dificuldades da residência médica:

Contudo, se precisar de ajuda, pode entrar em contato com a nossa equipe de especialistas, eles estão prontos para te ajudar.
Por fim, um forte abraço, até a próxima. 

Conheça os nossos programas!

Portanto, siga-nos nas redes sociais e receba sempre novidades e dicas super importantes: Facebook, Instagram, Youtube Twitter Linkedin

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL